A grosso modo, as primeiras Harley-Davidson eram bicicletas com motores simples. Isto porque William Harley queria livrar o amigo Arthur Davidson do trabalho de pedalar, reduzindo seu esforço para ir e vir. E, recentemente, a gigante americana se voltou às bikes mais uma vez.
Atualmente, a empresa oferece poucas – mas interessantes – bicicletas. Há uma pequena linha de ‘Balance Bikes‘, ou bikes de equilíbrio, voltadas para crianças que ainda não pedalam. E também os modelos da Serial 1, sua marca específica para as e-bikes.
Bicicleta elétrica Harley-Davidson
Assim como as balance, as Serial 1 contam com auxílio de um pequeno motor elétrico. Atualmente há quatro modelos disponíveis, com diferenças de estilo, quadro, itens de série e potência entre si. O de entrada é a Mosh/Cty, à venda por 3.799 dólares – cerca de R$ 20.400, em conversão direta.
Ela é equipada com o propulsor Brose S Mag, um motor elétrico que possui seis configurações de desempenho, oferecendo até 250W de potência e 0,9 kgf.m de torque máximos. Como a bike pesa apenas 22 kg, o conjunto lhe confere top speed de 20 milhas por hora – ou 32 km/h.
Identidade H-D
É claro que a Harley imprimiria sua identidade nas suas bicicletas. Assim, o DNA H-D está lá, mesmo não se tratando de uma grande motocicleta com dois cilindros em V e mais de 300 kg.
Desta forma, a Mosh/Cty possui transmissão final por correia, tal qual nas motocicletas da marca. O bom nível de acabamento também marca presença. Além disso, claro, as cores e logos remetem aos seus produtos mais tradicionais.
Esta e-bike ainda possui luzes dianteiras e traseiras embutidas no guidão e no quadro, respectivamente. Há farol, luzes de freio e indicadores de posição, tudo em LED.
Já sua bateria removível possui 529Wh, prometendo autonomia entre 56 e 170 km, variando de acordo com as condições do terreno e uso. Numa tomada convencional leva cerca de 5 horas para recarga completa.
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Outras versões
Além da Mosh/Cty há as Rush/Cty Step-Thru e Rush/Cty Step-Over. São equipadas pelo mesmo motor, mas possuem pequenos compartimentos para levar objetos, câmbio CVT e, no caso da Over, bateria de 706Wh.
A topo de linha é a Rush/Cty Speed, que possui motor Brose TF Mag, bateria de 706Wh, portaobjetos e atinge 45 km/h de top speed. Seus preços variam de 4.999 a 5.599 dólares – R$ 26.800 e R$ 30.100, respectivamente.
Bicicletas e outros lançamentos Harley-Davidson no Brasil
Por enquanto, a Harley-Davidson ainda não confirmou a vinda de suas e-bike ao nosso país, estando elas restritas aos Estados Unidos e poucos mercados fora da América, como alguns países da Europa.
Enquanto isso, esperamos a chegada de diferentes produtos da marca por aqui. A mais aguardada é a Pan America, primeira big trail da norteamericana, mas ainda sem data para estar nas lojas. Outro modelo há anos aguardado e que ainda não temos é a elética LiveWire, que recentemente ganhou novo nome.
Por fim, há a Sportster S. A cruiser com motor da Pan America e desempenho bestial foi apresentada no mês passado e está à venda nos Estados Unidos por 14.999 dólares, algo na casa dos R$ 80 mil. Entretanto, o modelo ainda não está confirmado para vir ao Brasil.