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A Harley-Davidson do Brasil vem se esforçando para facilitar o sonho dos entusiastas da marca, especialmente através de iniciativas promocionais. Entretanto, fatores como o preço do dólar agora impõem novos desafios às ações da fabricante.

Harley-Davidson Iron 883, modelo de entrada, teve alta próxima dos R$ 10 mil

Harley-Davidson Iron 883, modelo de entrada, teve alta próxima dos R$ 10 mil

Harley-Davidson reajusta preços

Assim, a companhia se viu obrigada a reajustar os preços para o segundo semestre. Atualizações significativas, que giram em torno de R$ 10 mil aos modelos de entrada (como a Iron 883) e chegam aos R$ 22.200 na motocicleta topo de linha da gama, a CVO Limited.

Com desvalorização do real, preço sugerido da CVO Limited subiu de R$ 177.300 para beirar os R$ 200 mil. Assim, o valor foi reajustado para R$ 199.500

Com desvalorização do real, preço sugerido da CVO Limited subiu de R$ 177.300 para beirar os R$ 200 mil. Assim, o valor foi reajustado para R$ 199.500

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Portanto, desde de o dia 1º de julho uma nova tabela foi adotada com a seguinte justificativa. Em nota, a H-D justificou afirmando que “a taxa de câmbio do real foi extremamente volátil nos últimos anos sendo que, em 2020, a moeda brasileira continuou a se depreciar em relação ao dólar americano e atualmente está acima de 5 reais por dólar”.

Harley-Davidson preços 2020

Harley-Davidson preços 2020

Tabela de preços anterior, válida até junho

Harley-Davidson preços julho 2020

Harley-Davidson preços julho 2020

Novos preços sugeridos a partir de julho

Se no ano passado a perspectiva da moeda brasileira em relação a norte americana era positiva, fatores como a pandemia de Covid-19 minaram o cenário. Enfim, no período observado dos últimos 30 dias o dólar foi cotado em R$ 5,40, caiu para R$ 4,82 e voltou para a casa dos R$ 5,35.

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Made in Brazil

A fabricante vem de um crescimento de três anos consecutivos no mercado brasileiro e no ano passado emplacou 6.089 motos no país. Foi um avanço de 5,8% sobre 2018. Além disso, a produção de motos também aumentou, atingindo as 6.249 unidades montadas no Brasil. Aliás, a unidade da Harley-Davidson instalada em Manaus (AM) foi a primeira fábrica fora dos Estados Unidos, operando desde 1998.

Fábrica da Harley-Davidson instalada em Manaus (AM)

Fábrica da Harley-Davidson instalada em Manaus (AM)

Entretanto, a casa fabril nacional da H-D produz suas motocicletas em processo CKD (Complete Knock-Down). O método trata-se da montagem de kits de partes de um produto, neste caso motocicletas. Ainda em 2016, a unidade levava em média duas horas para reunir um motor completo e de 14 a 35 minutos que um modelo saísse rodando.

Linha de montagem da H-D no país

Linha de montagem da H-D no país

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Este sistema CKD visa o ganho de escala dentro da fábrica, podendo por vezes obter benefícios fiscais sobre peças – principalmente na importação -, uma vez que as motos são montados nacionalmente, gerando empregos. Entretanto, mais uma vez, devemos lembrar que o transporte e fabricação vem de nações estrangeiras, cotado em dólar e a venda do produto final será em reais, moeda atualmente em desvalorização.

Harley em promoção com taxa de 0,99% e 30% de entrada

Mas nem tudo são más notícias aos fãs da marca. Durante o mês de julho, a Harley-Davidson vai oferecer condições especiais válidas para a compra de modelos das famílias Sportster, Softail e Touring. Em todas as concessionárias H-D do Brasil os clientes poderão adquirir uma zero quilômetro com taxa de 0,99%, 30% de entrada e saldo em até 48 vezes.

Fat Boy 114 é um dos modelos que pode ser adquirido com taxa de 0,99%, entrada de 30% e saldo em 48 vezes

Além disso, toda linha da H-D conta com oferta de financiamento por meio da Harley-Davidson Financial Services. Ainda, as motocicletas estão disponíveis para Test Ride em toda a rede autorizada, de acordo com a disponibilidade e seguindo as recomendações dos governos estaduais e municipais em relação aos cuidados com a saúde. Em suma, você pode encontrar uma loja da marca mais próxima no endereço oficial.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza