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A Harley-Davidson está desenvolvendo um supercharger! Novas informações vieram à tona sobre o desenvolvimento do projeto, que surgiu nas discussões por meio de uma patente registrada pela primeira vez em 2019. Entretanto, somente recentemente a informação foi concedida e publicada.

Supercharger pode equipar modelos da família touring, buscando maximizar a potência dos motores Milwaukee-Eight

Harley -Davidson trabalha em motor sobrealimentado

A Harley-Davidson patenteou o supercharger nos Estados Unidos, conforme mostram os desenhos de registro. O item fica situado acima da caixa de câmbio, atrás dos cilindros, e é acionado por uma correia externa de um eixo de tomada de força que é engrenada ao virabrequim. O sistema difere dos sistemas turbo, que utilizam os gases de escape para girar a turbina.

Motor Screamin’ Eagle 131 Milwaukee-Eight, o maior e mais potente da Harley-Davidson

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O sistema pode ser desenvolvido com a ideia de acoplá-lo a uma motocicleta de produção padrão. Entretanto, a dedicação de longa data da Harley às peças de desempenho significa que, talvez, seria mais lucrativo oferecer o supercharger como um acessório.

Além disso, a H-D poderia disponibilizar o item aos motores V-Twin em futuro próximo. Os contemplados seriam os propulsores mais modernos da marca, da linha Milwaukee-Eight, que equipam as linhas Touring e Softail. A fabricante também poderia usar a novidade como uma aliada na missão de atender as cada vez mais exigentes normas de emissões de som e poluentes.

Supercharger em motocicletas 

A primeira onda de sobrealimentação em motos de fábrica aconteceu nos anos 1970, numa iniciativa japonesa, com a turbinada Kawasaki Z1 900, de 1978, como precursora. Anos depois a empresa voltou a oferecer modelos com a tecnologia, agora com comportamento muito mais previsível e igualmente potente. Desta forma, usa supercharger em modelos das famílias Ninja e Z, como a Kawasaki Z H2, que entrega 200 cv a 11.000 rpm e 14 kgf.m de torque, a 8.500 rpm, com seu motor 4 cilindros em linha de 998 cm³.

Equipada com supercharger, a naked Z H2 entrega 200 cv de potência máxima – sem qualquer proteção aerodinâmica ou carenagem ao piloto. A Ninja H2R homolagada apenas para pistas desenvolve absurdos 316 cv

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Em outro nicho de mercado, a Harley-Davidson pode se utilizar da nova patente como parte de um plano estratégico ligado ao recente Rewire. Desta forma, a H-D pode se fortalecer nos nichos em que atua, aliando o tradicional às novidades, buscando continuar desejada entre o público.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza