A chegada da Hero MotoCorp ao Brasil promete movimentar o mercado de motos, trazendo opções acessíveis que podem atrair o consumidor. Com previsão inclusive de construção de uma fábrica, a marca indiana se prepara para competir com gigantes que dominam o mercado nacional como Honda e Yamaha. Confira três modelos da Hero que podem chamar a atenção, principalmente pelo preço.
Novas motos: Hero no Brasil
A Hero MotoCorp, conhecida a segunda maior fabricante de motocicletas e scooters do mundo, anunciou oficialmente sua chegada ao mercado brasileiro. A empresa deverá construir uma fábrica no Brasil, com previsão de início das operações no final de 2025 ou início de 2026. Contudo, rumores indicam que essa estreia pode ser antecipada, embora a marca não tenha confirmado essa possibilidade.
Assim, a Hero poderá trazer um impacto no setor. Atualmente, o mercado brasileiro de motos é dominado pela Honda, com cerca de 70% de participação, seguida pela Yamaha, com aproximadamente 17,8%. A entrada da Hero representa uma nova fase de concorrência, especialmente porque a marca é conhecida pelo seu custo-benefício.
Os modelos da Hero, embora variados, têm um foco em motos acessíveis e econômicas. Vamos explorar três opções populares da marca que, caso sejam lançadas no Brasil, podem ser alternativas interessantes para quem busca motos baratas.
1 – Hero Splendor Plus Xtec 2.0
A Hero Splendor Plus Xtec 2.0 é um exemplo claro do foco da marca em economia e funcionalidade. Com um motor de 100 cc que gera 7,09 cavalos de potência e câmbio de 4 marchas, essa moto tem como principal atrativo seu consumo de até 73 km/l, ideal para quem busca economia no dia a dia.
Entre os recursos adicionais, o modelo conta com farol de LED, painel digital e entrada USB para carregar dispositivos móveis. Na Índia, essa motocicleta é vendida por 129.000 rupias, o equivalente a aproximadamente R$ 9.000 em conversão direta atual. Caso chegue ao Brasil, pode ser uma opção interessante para quem procura um modelo econômico e acessível.
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2 – Hero Xtreme 125R
A Hero Xtreme 125R é voltada para quem busca uma moto compacta com um toque esportivo. É um dos modelos mais interessantes da marca, levando em consideração custo e benefício. Equipado com motor de 125 cc e 11,4 cavalos de potência, além de um câmbio de 5 marchas, esse modelo oferece uma experiência de pilotagem mais ágil e robusta. Seu consumo médio é de 66 km/l, o que também é muitíssimo interessante.
No quesito design e desempenho, o modelo se destaca pelo garfo telescópico de 37 mm na suspensão dianteira e monoamortecedor ajustável em sete estágios na traseira, proporcionando maior conforto e estabilidade. Disponível em três cores — vermelha, azul e preta —, a Xtreme 125R é comercializada na Índia por 171.000 rupias, cerca de R$ 11.900 em conversão direta atual (janeiro 2025).
3 – Hero Hunk 150
A Hero Hunk 150 combina desempenho e economia, sendo uma excelente opção para uso urbano. Equipado com motor de 149,2 cc que gera 14,3 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 1,27 kgfm a 6.500 rpm, essa moto oferece um equilíbrio entre potência e eficiência. O modelo inclui um painel digital LCD e tanque de combustível com capacidade para 12,4 litros.
Embora não seja a moto mais barata da linha, a Hunk 150 já possui registro no INPI, indicando que pode ser um dos primeiros modelos a chegar ao Brasil. Na Índia, a versão sem ABS custa 193.500 rupias (cerca de R$ 13.500), enquanto a versão com freios ABS é vendida por 204.500 rupias (cerca de R$ 14.300 em conversão direta atual). Em termos de potência fica pouco atrás da CG 160, que entrega 14,4cv a 8.000 rpm.
Expectativa
A chegada da Hero ao Brasil é aguardada com expectativa, principalmente por oferecer opções econômicas e funcionais que podem atrair uma parcela dos consumidores. Os modelos acima exemplificam a intenção da marca em oferecer motos acessíveis e de qualidade.
Vamos aguardar para conferir se teremos preços realmente competitivos para conquistar espaço no mercado brasileiro, principalmente entre aqueles que procuram alternativas econômicas para mobilidade urbana.