A Hero MotoCorp, maior fabricante de motos da Índia, apresentou a patente de uma nova motocicleta off-road e ao que tudo indica pela imagem divulgada, se trata de uma moto elétrica!
A participação da Hero no mercado de elétrico não seria uma grande surpresa, pois ela detém participação acionária na Zero Motorcycles, fabricante dos Estados Unidos especializada em motos elétricas.
Design da Hero elétrica
A imagem vazada revela um design focado em desempenho e versatilidade. A moto apresenta uma carroceria fina, com assento estreito e parece bem alta, características típicas da motos off-road.
Além disso, o para-lama dianteiro é mais elevado e o guidão tubular largo reforça a estética trilheira da nova indiana. Um dos poucos acessórios que aparece na imagem são os proteções de mão.
O conjunto da Hero conta com garfos dianteiros de longo curso, um amortecedor traseiro do tipo monoshock e freios a disco nas rodas dianteira e traseira. A transmissão final é por corrente.
Veja também:
Autopropelido: regras da única ‘moto elétrica’ que não precisa CNH
Mais caras do que você pensava: motos elétricas vs motos à combustão
Suzuki tem moto trail que pode fazer sucesso no Brasil
As rodas raiadas são equipadas com pneus cravados, ideais para aderência em trilhas e terrenos irregulares. Um conjunto ideal para off road, mesmo sem ter dados técnicos mais detalhados.
Hero MotoCorp e o mercado de elétricas
O mercado de motos elétricas off-road não é tão avançado na Índia por enquanto, mas a crescente demanda por veículos sustentáveis e a expertise da Zero Motorcycles, junto com a gigante indiana, podem acelerar esse processo.
Por enquanto a moto não será homologada para uso em vias públicas, já que não tem os itens obrigatórios para a circulação urbana, como espelhos retrovisores, farol, lanterna ou piscas. Isso sugere que o foco da indiana é atender exclusivamente ao mercado de aventura e competições off-road.
Hero no Brasil
A Hero MotorCorp anunciou oficialmente que abrirá uma fábrica de motos no Brasil no último trimestre desse ano. Porém, até o momento não há detalhes sobre a operação, exceto que a empresa garantiu que construirá sua planta em Manaus (AM).