A Honda surpreendeu ao lançar sua nova crossover, a pequena CB 200 X. O modelo foi apresentado nesta semana e já está à venda em diferentes regiões, começando pelo mercado asiático. E por lá ela já tem uma rival lhe aguardando.
Estamos falando da Hero Xpulse 200. Apesar de uma ter mais aptidão ao asfalto e da segunda ser uma trail mais ‘raiz’, ambas tem motores, usos e preços muitos próximos. Além disso, outra característica as une. Infelizmente, nenhuma está disponível no Brasil.
Hero Xpulse, rival da Honda CB 200 X
A Hero é uma on off-road tradicional, com rodas raiadas, aro 18 atrás e 21 polegadas na frente, para-lama dianteiro alto. Além disso ela tem visual clássico, com direito a farol redondo e sem qualquer carenagem, ao melhor estilo aventureira dos anos 1980. Aliás, até espelhos redondos fazem parte do pacote.
Já a CB 200 X é uma ‘exploradora urbana’, como informou a Honda. Apesar dos pneus de uso misto, suspensão dianteira invertida e design inspirado em grandes modelos adventure da marca ela é uma crossover e não uma trail legítima. Aqui está a primeira diferença.
Motores têm receitas diferentes
Os motores também divergem, mas têm desempenho similar. Na Xpulse o monocilíndrico é arrefecido a ar e óleo, tem 199 cm³ e produz 17,8 cv a 8.500 rpm e 1,7 kgf.m de torque a 6.500. A Honda possui um conjunto menor, de 184,4 cm³, arrefecido a ar e que entrega 17 cv a 8.500 rpm e 1,6 kgf.m de torque a 6.000 rpm. O câmbio é de cinco velocidades em ambas.
Apesar de não parecer, a esguia Hero também é maior. Ela é 18,7 cm mais longa, 1 cm mais larga e possui 5 cm a mais de entre eixos. Além disso, é mais pesada, pesando 157 kg ante os 147 kg da CB 200 X. Pronta para qualquer aventura, ainda é mais alta. Possui 5 cm a mais de distância mínima em relação ao solo do que a Honda.
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Honda CB 200 X e Xpulse: preços e mercado
Para acirrar a briga entre as CB 200 X e Xpulse ainda há outro critério, o preço. Na Índia, por exemplo, a Honda custa 144.500 rúpias, enquanto a Hero sai por 112.000. Em reais, estamos falando de aproximadamente R$ 10.500 e R$ 8.200.
Apesar de suas diferenças técnicas, ambos os modelos irão disputar a preferência do consumidor que busca uma moto econômica e versátil, com mais ou menos aptidão para uso no fora de estrada ou pequenas viagens.
Por enquanto, não há qualquer previsão de termos a nova CB 200 X no Brasil. Ver a Xpulse por aqui é ainda mais difícil, já que a fabricante sequer tem representação oficial no país atualmente.