Publicidade

História dos corredores do MotoGP no Estoril

 Com cinco vit¢rias, a Honda tem sido at‚ … data o mais bem sucedido construtor da primeira classe no Estoril, deixando apenas duas vit¢rias para a Yamaha.

 A Vit¢ria em 2005 no Estoril de Casey Stoner na categoria de 250cc, foi a sua primeira neste segmento. Este foi o £nico ponto alcan‡ado por Stoner, no Estoril. Em 2002 retirou-se da corrida pertencente … classe 250cc, num dia chuvoso. Em 2003 outro azar nÆo permitiu que come‡asse a corrida na categoria de 125cc, devido a um acidente durante os treinos, e em 2004 foi desclassificado da corrida 125cc devido a danos na mota, causados por uma colisÆo com Simone Corsi, e tamb‚m no £ltimo ano, no MotoGP, quando sofreu uma queda na 2a volta.

 Se Casey Stoner ganhar a corrida no circuito portuguˆs, ser  o piloto mais novo a ganhar quatro corridas sucessivas desta classe em 59 anos de campeonatos da prova..

Publicidade

 Valentino Rossi detˆm um record fant stico no Estoril, tendo acabado no p¢dio nas sete vezes que a prova se realizou em Portugal, incluindo uma seqˆncia de quatro vit¢rias sucesivas de 2001 a 2004. Este ano, pela primeira vez desde que come‡ou a competir no primeiro escalÆo, Rossi fez quarto corridas e em nenhuma terminou no p¢dio.

 O Estoril ‚ um dos dois circuitos onde Dani Pedrosa nÆo tem nenhum lugar no p¢dio, em nenhuma das classes do MotoGP, sendo o outro percurso o de Misano, onde competiu pela primeira vez este ano.

 Chris Vermeulen fez 72 pontos nas £ltimas seis corridas, sendo somente ultrapassado pelo l¡der Casey Stoner.

 Os melhores resultados de John Hopkins no Estoril foram um sexto lugar, em 2004 e 2006. Neste £ltimo, foi o £nico piloto a correr em casa com pneus Bridgestone.

Publicidade

 O £nico p¢dio alcan‡ado por um piloto da Suzuki, no Estoril, foi um segundo lugar conseguido por Kenny Roberts na sua primeira passagem pelo circuito em 2000.

 A melhor posi‡Æo alcan‡ada por Marco Melandriïs na classe MotoGP, no Estoril, foi a 4a em 2005.

 Colin Edwards teve um dos seus melhores fins de semana de 2006 no Estoril, acabando na quarta posi‡Æo, com menos de um segundo de diferen‡a do vencedor, ap¢s qualifica‡Æo no segundo lugar.

 Loris Capirossi conseguiu terminar duas vezes no p¢dio neste circuito, incluindo uma terceira posi‡Æo em 2003, sendo este o melhor resultado de um corredor da Ducati no circuito.

Publicidade

 O Estoril ‚ um dos locais em que Nicky Haydenïs obteve menos sucesso, tendo acabado em s‚timo, em 2005 e em nono em 2003. Hayden nÆo correu no Estoril em 2004, por ter sofrido ferimentos enquanto andava numa Supermoto e no ano passado foi albarroado pelo seu colega de equipa durante a quinta volta.

 Alex Barros teve o seu melhor fim de semana do Grande Pr‚mio, na pista do Estoril, em 2005 – ganhou a corrida na pole position, ap¢s ter ganho todos os treinos e sessäes de treino.

 Toni Elias conseguiu um recorde fant stico no Estoril, tendo ganho trˆs vezes nos £ltimos quarto anos; a categoria de 250cc em 2003 e 2004 e o MotoGP no £ltimo ano. A sua vit¢ria por uns escassos 0.002 segundos no £ltimo ano, aconteceu ap¢s Elias se ter qualificado em 11ø na grelha.

 Randy de Puniet teve um sucesso consider vel ao competir na categoria de 250cc no Estoril, com lugares no p¢dio durante trˆs anos sucessivos. O d‚cimo lugar conquistado o ano passado no Estoril foi o seu melhor resultado na sua sessÆo de estreia na classe.

 O oitavo lugar de Shinya Nakano, conquistado em 2005 foi o melhor conseguido por um corredor da Kawasaki no circuito do Estoril.

 Makoto Tamada obteve o seu melhor resultado em 2006. no MotoGP em Portugal, acabando em quinto.