Publicidade

Resultado ‚ alcan‡ado com vit¢ria do norte-americano Nicky Hayden, na Holanda.

Trajet¢ria de conquistas na principal categoria do motociclismo mundial teve in¡cio em 1966, com o inglˆs Jim Redman

A primeira vit¢ria de Nicky Hayden em 2006 no Mundial de MotoGP, conquistada na etapa da Holanda, no dia 24 de junho, rendeu … Honda uma marca hist¢rica. Foi a vit¢ria de n£mero 200 dentro da principal categoria de motovelocidade.

O recorde ‚ mais um fruto do investimento constante da empresa em esportes de competi‡Æo sobre duas rodas. Essa trajet¢ria de sucesso teve in¡cio em 1966. H  exatas quatro d‚cadas, o piloto inglˆs Jim Redman vencia a prova na entÆo Alemanha Ocidental, disputada no tradicional circuito de Hockenheim.

Publicidade

De l  pra c , a Honda se transformou na maior ganhadora de GP`s da categoria, que foi chamada de 500cc entre 1949 e 2001. A partir da¡, ficou conhecida como MotoGP.

Entre os principais nomes que colocaram a marca no lugar mais alto do p¢dio est  o do australiano Mick Doohan. Ele conquistou 54 etapas e se transformou no maior nome na hist¢ria da categoria com motocicletas Honda.

O italiano Valentino Rossi ganhou 33 provas pela Honda e ‚ o segundo maior vencedor pela empresa japonesa. Competidores da d‚cada de 80, o norte-americano Freddie Spencer, com 20 vit¢rias, e o australiano Wayne Gardner, com 18 GP`s, aparecem em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

O Brasil tamb‚m faz parte dessa hist¢ria. Alexandre Barros acumula seis vit¢rias, conquistadas entre as temporadas de 2000 e 2005. Ao todo, 25 pilotos das mais diversas nacionalidades venceram etapas da 500cc e MotoGP com modelos da marca desde a d‚cada de 60.

Publicidade

Lideran‡a
Al‚m de entrar para a hist¢ria como o piloto respons vel por ganhar a 200¦ prova, Nicky Hayden segue como l¡der da temporada. O norte-americano soma 144 pontos, 42 a mais que o espanhol Daniel Pedroza, outro piloto oficial da Repsol Honda, que ocupa a segunda coloca‡Æo no Mundial ap¢s a terceira posi‡Æo alcan‡a na etapa holandesa.

Hayden segue como o piloto mais regular da temporada. Esteve presente no p¢dio em sete das oito etapas disputadas at‚ o momento. Al‚m da vit¢ria na Holanda, alcan‡ou o segundo lugar na Catalunha, China e Qatar, e os terceiros lugares nas provas realizadas na Espanha, na Turquia e na It lia.

A pr¢xima etapa do Mundial, a 9¦ da temporada, est  agendada para o dia 2 de julho, no circuito de Donington Park, na Inglaterra.