Publicidade

Honda apresenta avanços em nova versão do Robô Asimo

Tecnologias permitem que uma equipe de rob“s trabalhe coordenadamente; human¢ide tamb‚m ganhou mais autonomia

A Honda acaba de apresentar uma nova versÆo do human¢ide ASIMO (Advanced Step in Innovative Mobility), capaz de agir de forma mais aut“noma e executar tarefas ininterruptamente, atendendo principalmente visitantes que vÆo … sede da Honda no JapÆo.

As novas tecnologias inteligentes permitem que v rios ASIMO trabalhem em conjunto e de maneira coordenada e se movimentem de modo ainda mais suave. Outra novidade ‚ que o rob“, ao perceber o movimento de uma pessoa, pode escolher entre recuar, dando um passo atr s, e gentilmente ceder passagem ou seguir seu caminho se tiver espa‡o suficiente.

Publicidade

Com os avan‡os, a Honda d  mais um passo importante para o desenvolvimento de rob“s human¢ides que possam ser inclu¡dos em um ambiente real, interajam e coexistam com as pessoas.

Detalhes das novas tecnologias:
 Trabalho de equipe: o novo sistema permite que v rios ASIMO dividam tarefas e trabalhem juntos na presta‡Æo de servi‡os …s pessoas. Por exemplo, se um ASIMO est  recarregando sua bateria, outro human¢ide pode, sozinho, determinar que deva substitu¡-lo e assumir as tarefas estabelecidas. Para isso sÆo realizados c lculos simultƒneos de distƒncia e posicionamento de cada rob“, que tamb‚m sÆo capazes de trocar informa‡äes constantemente. Tudo isso para realizar as tarefas de maneira mais eficiente;

 Reconhecendo e ultrapassando obst culos: Uma nova tecnologia inteligente permite ao ASIMO ultrapassar obst culos escolhendo entre recuar e dar passagem (quando nÆo h  espa‡o suficiente) ou desviar e continuar a caminhar, baseando-se nos movimentos de aproxima‡Æo das pessoas. O objetivo ‚, al‚m de evitar a colisÆo com pessoas ou objetos, nÆo bloquear o movimento dos outros;

 Bateria: outra novidade ‚ que a partir de agora o ASIMO pode recarregar sua bateria sozinho, quando necess rio. Ao identificar que sua bateria est  ficando sem energia, ele automaticamente identifica onde est  a nova central de recarga e se dirige at‚ a mais pr¢xima.

Publicidade

 Presta‡Æo de servi‡os: O ASIMO tamb‚m pode desenvolver tarefas como carregar uma bandeja e empurrar um carrinho;

Performance na pr tica – Para testar todas essas tecnologias, o ASIMO ser  colocado … prova em um dos escrit¢rios da Honda, no JapÆo, at‚ o dia 31 de janeiro de 2008, prestando servi‡os aos convidados entre 15h e 17h. Durante esse per¡odo, a empresa estudar  as novas habilidades do human¢ide, como guiar os visitantes e servir refrescos, e tamb‚m como o rob“ lidar  com os desafios de trabalhar num ambiente real.

Ultrapassando os limites da mobilidade – O desenvolvimento dos primeiros modelos de human¢ides (E1, E2 e E3), iniciado pela Honda em 1986, teve o foco voltado para a cria‡Æo de pernas que simulassem movimentos humanos, enquanto na gera‡Æo seguinte (E4, E5 e E6) a meta era manter a estabilidade ao caminhar e subir escadas. Na seqˆncia, cabe‡a, corpo e bra‡os foram adicionados para garantir o equil¡brio e mais funcionalidade.

O primeiro rob“ da Honda, o P1, tinha 1,80 m de altura e pesava 175 kg. O modelo P2 teve o design e o caminhar aprimorados e ganhou movimentos autom ticos via rede sem fio (wireless) e o P3 teve seu “corpo” reduzido para 1,50 m de altura e o peso para 130 kg.

Publicidade

A £ltima gera‡Æo do human¢ide recebeu o nome de ASIMO (Advanced Step in Innovative Mobility). Hoje ele possui 1,20 m e pesa 52 kg, pode caminhar sobre pisos irregulares, com inclina‡Æo ou declive, virar suavemente, subir e descer escadas, alcan‡ar e segurar objetos, acender e apagar um interruptor de luz e abrir e fechar portas.

Al‚m disso, o rob“ compreende e responde a comandos de voz, reconhece fei‡äes de um grupo selecionado de indiv¡duos, pode auxiliar pedestres a atravessar a rua e, utilizando cƒmeras instaladas em seus olhos, mapeia o ambiente, registra a presen‡a de objetos e desvia de obst culos.

Hoje, o ASIMO j  atua como guia tur¡stico em museus e como recepcionista em algumas empresas de tecnologia do JapÆo. Mas, no futuro, o human¢ide poder  ser utilizado em outras tarefas, como no aux¡lio a pessoas com necessidades especiais, fazendo o papel de olhos, ouvidos, mÆos e pernas para esses indiv¡duos.

Algum dia, ainda, ele poder  desempenhar outras importantes tarefas e ajudar na realiza‡Æo de atividades perigosas, como num incˆndio ou no contato com produtos t¢xicos.