Publicidade

A Honda guarda no Japão a atual linha CB 400, uma gama de motos que recebeu recentemente atualizações e mais componentes premium. Trata-se de uma esportiva e uma trail.

As novas CBR 400 R e a CB 400 X são semelhantes às CB 500, disponível na Europa e na América. No entanto, os modelos estão apenas disponíveis na casa da fabricante. Então vamos dar uma espiada no que os japoneses têm à disposição.

CBR 400 R

CBR 400 R é exclusividade da terra do sol nascente

Novas CB 400 e CBR 400 ficam só no Japão!

Semelhante ao que é visto na Europa, as restrições de licenciamento japonesas colocam um limite para o tipo de moto que alguns novatos podem usar. Com isso, as motocicletas com deslocamentos superiores a 400 cc são, em sua maioria, para pilotos intermediários.

Publicidade

Além disso, mesmo no Japão, obter uma licença para veículos de duas rodas de maior capacidade é um processo mais trabalhoso e mais caro. É por isso que motos como a Honda CBR 400 R e CB 400 X existem. Por lá elas são bem populares e claro, ficam bem no limite do deslocamento permitido aos recém licenciados, com 399 cc.

Modelos motorizados com 400 cc não são disponibilizados na Europa e na América

Ambas as motos são movidas pelo motor de duplo cilindro paralelo, de 180 graus, com injeção de combustível e refrigeração líquida. O propulsor rende cerca de 45 cavalos de potência disponíveis aos 9.000 rpm. O torque máximo é de 3,9 kgf.m aos 7.500 rpm. Motos com pacote suficiente para o trabalho e diversão, sem resultar em problemas quanto a potência.

Veja também:

Publicidade

Honda CB 400 X

Os jovens pilotos com pretensões mais aventureiras, que procuram um modelo versátil e acessível, podem optar pela nova e aprimorada CB 400 X. Assim como a conhecida CB 500 X lançada recentemente no mercado global, a 400X tem o mesmo estilo de moto de aventura. A trail tem para-brisa alto, luzes LED, suspensão de longo curso e transmissão de 6 velocidades.

CB 400 X

CB 400 X é uma das opções da linha disponível no Japão

Semelhante ao pacote da CBR 400 R, a CB400X tem agora garfo invertido e freios a disco dianteiros duplos. A rodas dianteiras da aventureira são de 19 polegadas e as traseiras de 17 polegadas, calçadas com pneus de uso misto. No entanto, assim como o CB 500 X, o modelo se sai melhor mesmo é no uso em estrada.

 

Publicidade

Honda CBR 400R

Enquanto isso, a CBR 400 R tem como alvo o público mais esportivo no Japão. Na mais recente atualização, a motocicleta ganhou componentes mais premium, como os garfos Showa SFF-BP. Semelhante ao que vemos na CB 650 R, os garfos de pistão grandes oferecem maior flexibilidade e rigidez lateral.

Uma esportiva menor, com vocês a CBR 400 R!

Segundo a fabricante, a mudança se traduz em um passeio mais esportivo e envolvente, mesmo na esportiva menor. Melhorando ainda mais as coisas, a nova CBR 400 R agora vem equipada com os referidos freios a disco duplo dianteiros. Trata-se de um grande passo à frente em comparação ao item de calibre único, montado do modelo anterior.

 

Preços da linha Honda no Japão

A nova CB 400 X é vendida no Japão por 858.000 ienes (mais de R$ 42 mil em conversão direta) e está disponível nas cores Pearl Glare White (branco) e Matte Ballistic Black Metallic (preto).

Enquanto a CBR 400 R é comercializada na casa da Honda por 841.500 ienes (mais de R$ 41 mil) e vem em três cores: Grand Prix Red (vermelho), Matte Ballistic Black Metallic (preto) e Matte Jeans Blue Metallic (azul). Gostariam de ver essas duas exclusividades do Japão aqui no Brasil?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]