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A Moto Honda da Amazônia Ltda. (HDA). atingiu nesta quinta-feira mais um fato histórico de sua atuação no país: a produção da moto de número 18 milhões em sua fábrica localizada na cidade de Manaus (AM), uma CG 150 Titan, com tecnologia flex. Para celebrar a data, foi realizada uma cerimônia interna com a presença do presidente da Honda South America, Masahiro Takedagawa, do presidente da Moto Honda da Amazônia, Issao Mizoguchi, demais representantes da diretoria e funcionários da fábrica.

CG 125 "Bolinha", a primeira moto Honda produzida no Brasil, em 1976

CG 125 "Bolinha", a primeira moto Honda produzida no Brasil, em 1976

” O volume de 18 milhões é muito significativo. É resultado de nosso compromisso com o Brasil e da parceria de sucesso entre colaboradores, fornecedores, concessionárias e demais parceiros. Mas acima de tudo, representa que conquistamos a confiança de 18 milhões de consumidores brasileiros, o que muito nos honra “, afirmou Issao Mizoguchi.

Sucesso de vendas, a CB 400 foi lançada em 1980

Sucesso de vendas, a CB 400 foi lançada em 1980

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A marca de 18 milhões de unidades produzidas foi atingida 36 anos após o início da operação da planta de Manaus, a maior fábrica de motocicletas Honda em todo o mundo. O dado é bastante representativo da força da empresa no Brasil: em números absolutos, a Honda é a segunda maior fabricante de veículos automotores do país (carros, caminhonetes, ônibus, caminhões, tratores, motocicletas, embarcações e aeronaves).  Atualmente sai da linha de montagem da unidade 1 motocicleta a cada 8 segundos. São produzidos 20 modelos de motocicletas de 100 cc a 1.000 cc, com altos índices de nacionalização. Em 2012, a empresa atingiu outro marco histórico: a produção da motocicleta flex número 2 milhões. O volume foi obtido três anos após o lançamento da primeira motocicleta flex do mundo, a CG Titan Mix, em 2009.

NX 350 Sahara e CBX 750 F, ambas lançadas em 1980

NX 350 Sahara e CBX 750 F, ambas lançadas em 1980

Inovação e tecnologia – Em 2009, a HDA foi pioneira ao lançar a primeira moto flex do mundo. Desde então, a Honda vem ampliando ano a ano a sua linha de motos bicombustíveis. Atualmente já são 4 modelos flex: CG 150 Titan, NXR 150 Bros, CG 150 Fan e a Biz 125, que juntas representam aproximadamente 60% das vendas da empresa. Em 2012, mais de 770 mil motocicletas flex foram comercializadas. E para 2013, a Honda irá ampliar a gama de modelos bicombustíveis com o início das vendas dos modelos CB 300R e XRE 300 movidas a gasolina e/ou etanol. O motor flex para motocicletas foi desenvolvido especialmente para atender a demanda do mercado brasileiro, atualmente 4º maior em vendas dentre aqueles onde a Honda atua.

Foto comemorativa da moto número 18 milhões produzida no Brasil

Foto comemorativa da moto número 18 milhões produzida no Brasil

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O projeto, desenvolvido no Japão com participação de engenheiros brasileiros, teve como objetivo o desenvolvimento de um motor com o menor impacto possível ao meio ambiente. Quando comparado à gasolina, o etanol tem a vantagem de ser uma fonte de energia renovável. Além disso, polui menos que os combustíveis fósseis e não possui enxofre em sua composição – tornando sua combustão mais limpa.

CG 125 Fan, campeã de vendas da Honda

CG 125 Fan, campeã de vendas da Honda

 

Sobre as motocicletas Honda no Brasil

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Presente no Brasil desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus, a Honda é atualmente a maior fabricante de motos do País. A primeira motocicleta Honda produzida foi a  CG 125, em 1976 líder de vendas até os dias de hoje com com seu modelo CG 125 Fan.