Responda rápido: qual a moto mais vendida da Colômbia? Nada de Honda, Bajaj ou Yamaha! Confira o inesperado (para nós, brasileiros) modelo que lidera o mercado vizinho, segundo mais importante em toda a América do Sul.
Quem tem a moto mais vendida Colômbia?
Apesar de uma queda de 15% em relação a 2022, a Colômbia segue firme na segunda posição entre os países que mais consomem motos no continente. Com mais de 800 mil motos emplacadas por ano, fica atrás somente do Brasil. O terceiro lugar é da Argentina, com cerca de 450 mil unidades.
E mais uma vez, a marca que vendeu mais motos em 2023 foi a Yamaha, seguida por Bajaj – a Honda foi apenas a quinta colocada. No entanto, ao contrário das três, a única líder que cresceu por lá foi a AKT. Com 109.519 motocicletas vendidas, essa desconhecida dos brasileiros tem também a moto mais vendida da Colômbia!
Não surpresa, o modelo é uma popular street. Aliás, assim como no Brasil, por lá, mais de 90% das motos são de baixa cilindrada. Mais precisamente, o segmento com maior demanda está entre as 100cc e 125cc – seguido de motocicletas entre 150cc e 200cc. Dito isso, confira a moto mais vendida da Colômbia:
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Sucesso colombiano é “nacional”
A empresa AKT é uma marca colombiana, que monta motocicletas com materiais provenientes da China, Japão, Tailândia, Taiwan, Colômbia e inclusive do Brasil. Segundo a marca, tudo isso usando tecnologia suíça, alemã e japonesa, para sua fabricação.
Com NKD 125, a empresa segue defendendo o “título da moto mais vendida” na Colômbia, com mais de 350.000 clientes desde 2005. De acordo com a marca, seu design, potência, qualidade e – agora velocímetro digital – fazem do modelo sucesso na Colômbia.
A NKD 125 é movida por um motor monocilíndrico de com 10 cv e câmbio de 5 velocidades. Entretanto, tem freio a disco dianteiro, partida elétrica, tomada USB e farol de LED. O modelo é vendido, além da padrão, nas versões: Classic, Mastech, Ex-74 e Monomarca – todas com leves detalhes estéticos extras.
E quanto custa? A moto mais vendida do país tem preço sugerido de 5,4 milhões de pesos colombianos (cerca de R$ 7.500 em conversão simples). É uma moto realmente acessível. Para comparação, uma Yamaha YBR-Z (irmã da nossa Factor 125) custa 8,4 milhões de pesos (R$ 11.500).