Publicidade

A Royal Enfield parece surfar sozinha em uma onda de motos de estilo neo-retrô aqui no Brasil. Isso porque, modelos de ‘média-baixa cilindrada’ como a Meteor 350 não têm concorrentes diretas – tanto que a única rival que deve pintar deve ser da própria fabricante, a Classic 350. Porém, no exterior a maior fabricante de motos do mundo tem uma rival bem interessante, a Honda CB 350.

Nova Honda CB 350 

O segmento das motos clássicas está em alta mundialmente. Marcas como a Triumph e a Royal Enfield apostam muito com uma grande gama de modelos para o nicho. A Honda também acompanha junto este crescimento e desenvolve modelos justamente para concorrer nesse mercado.

Honda CB 350 chega em mercados como a Índia apostando no seu visual retrô

Bem, a Honda CB 350 faz parte dos produtos que apostam nos clientes ávidos por uma uma neo-retrô. Não por acaso a moto é vendida em mercados concorridos neste segmento, como o asiático. No entanto, até agora a marca japonesa não desembarcou essa moto em alguns de seus principais consumidores, incluindo o Brasil.

Publicidade

Mas a CB 350 tem potencial de sobra para rivalizar no mercado de clássicas de baixa cilindrada. O modelo possui duas versões em países como a índia – a moto de entrada H’ness e a RS. Curiosamente, no Japão o modelo se chama GB 350 e também tem versão destacada, a S.

Não por acaso, na Índia uma das rivais da moto da Honda é a nossa conhecida Meteor 350

A motocicleta de entrada tem cara mais tradicional, com direito a muitos cromados. Enquanto os modelos RS e S recebem notas de esportividade com tons em fosco e grafismos exclusivos. As destacadas também ganham assento próprio, nova traseira e pneus mais largos. De resto são iguais!

Veja também:

Publicidade

CB 350 aposta no visual retrô, mas também na esportividade com a versão RS

A rival que a Royal não teve…

A Honda CB 350 alia tecnologia com um estilo retrô com suas linhas fazendo aceno ao passado. Mas apesar do design nostálgico, a moto tem iluminação full-LED, controle de tração, embreagem assistida e deslizante, ABS de dois canais e painel com conectividade com smartphone via bluetooth.

No Japão o modelo se chama GB 350 e também conta com versão mais descolada, a S

Além disso, assim como sua rival Meteor 350 da Royal Enfield, ela é movida por um motor monocilíndrico arrefecido a ar. O propulsor da Honda de 348 cm³ gera 21 cv a 5.500 e 3,05 kgf.m de torque a 3.000 rpm – prioriza a entrega de força desde as baixas rotações.

Publicidade

 

E a Meteor 350, é boa?

O modelo é um dos principais sucessos recentes da marca, tanto que tem inspirado concorrentes (como a Yezdi e a prória Honda, com a CB) a entrar no nicho das pequenas clássicas. No Brasil, desempenha o papel de produto de entrada para a família Royal Enfield.

meteor-350-9

Na prática, a Meteor é um pouco mais simples que a CB. Com luzes halógenas e painel analógico auxiliado por um pequeno visor LCD, não há controle de tração ou conectividade bluetooth. A tecnologia é simples, mas ainda dá direito a um discreto DLR de LED no farol e sistema de navegação curva a curva Tripper.

meteor-350-teste-royal-enfield-8-768x614

O seu forte é mesmo o visual. Tem linhas clássicas e arredondadas, com uma forte pegada nostálgica. A posição de pilotagem é confortável e natural. O motor de 349cc gera apenas 20,4 cv de potência e 2,75 kgf.m de torque, forçando a reduzir a velocidade na estrada. Como comprovamos no teste completo, é uma boa moto.

 

Quanto custa a nova CB 350 da Honda

Como dito, a nova Honda CB 350 encara modelos como a Meteor 350 de frente e está disponível em muitos mercados, sobretudo asiáticos. Na Índia, por exemplo, custa 198 mil rúpias na versão básica e 205 mil na topo de linha – cerca de R$ 13,1 mil e R$ 13,8 mil em conversão direta, respectivamente.

Honda-CB-350-H´Ness

No exterior, a Honda CB 350 custa praticamente o mesmo que uma Meteor 350. Porém, infelizmente, modelo não tem previsão de vir ao Brasil

Ou seja, a CB 350 custa praticamente o mesmo que uma Meteor. Isso porque no mesmo país a Royal Enfield tem preços variando entre 202 mil e 217 mil rúpias (R$ 13,6 mil e R$ 14,6 mil). Já no Brasil a RE tem preços sugeridos de R$ 19.990 a R$ 21.490 e, infelizmente, a Honda não tem previsão de vir ao país.

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]