A Honda CB 500X mudou mais uma vez. E, novamente, a crossover se afasta da versão naked em busca de uma identidade própria, ligada à sua vocação aventureira. Mas será que a versão 2023 convence no off road?
A 500X 2023 foi anunciada em abril e pudemos rodar com ela logo depois, sentido na prática todas as mudanças que rolaram na ficha técnica. Aqui vai um spoiler: ela está melhor do que nunca.
Novidades da CB 500X 2023
Vamos começar pelas apresentações. A CB 500X ganhou 6 novidades no modelo atual: nova suspensão dianteira, banco com novo desenho, freio dianteiro duplo, farol, rodas e balança traseira. O visual segue praticamente inalterado, mas o comportamento mudou bastante graças aos novos recursos na ciclística.
No restante, a 500X guardou o pacote que já conhecemos bem. O chassi tipo diamont (onde o motor faz parte da estrutura), a embreagem deslizante e assistida, o ‘visual adventure’ e o propulsor de dois cilindros seguem lá. O motor mantem os mesmos 471 cm³, capazes de entregar 50,2 cv de potência e 4,54 kgf.m de torque a 8.500 rpm e 7.000 rpm.
Como a 500x anda na terra
As mudanças no modelo 2023 focam na ciclística, mantendo o visual e o conjunto mecânico já conhecidos. A ideia era deixar ‘a 500F mais esportiva e a 500X mais aventureira‘ e foi isso que colocamos à prova no test ride.
Foram cerca de 150 km com os modelos e a crossover mostrou que está de fato mais apta a encarar aventuras longe do asfalto. A suspensão Showa SFF-BP garante uma melhora significativa no desempenho na terra: copia melhor o terreno e está mais macia, garantindo mais segurança e conforto.
Mesmo com os mesmos 150 mm de curso da antecessora, a nova CB 500X ficou nitidamente mais a vontade ao rodar na terra. Inclusive, no teste fomos brindados com um trecho de lama (que era apenas terra, mas virou lama com a chuva que caía) e a crossover exibiu agilidade e estabilidade.
Só lembre-se de trocar os pneus, pois os originais têm visual aventureiro, mas desempenho voltado ao uso no asfalto. Seus sulcos são estreitos e podem ficar cobertos por terra ou lama facilmente, tornando a pilotagem insegura. De fábrica, a CB 500X sai com pneus Dunlop 110/80R 19M/C (59H) na frente e 160/60 ZR17M/C (69H) na traseira.
Onde a CB 500X poderia ser melhor
A 500X está evoluindo. Surgiu em 2013, teve atualizações importantes em 2018 e ganhou uma nova geração em 2020 – quando recebeu roda de 19″ na dianteira. Agora, mais mudanças.
E há detalhes que podem ser considerados na próxima evolução. Um guidão mais alto iria favorecer a pilotagem de pé – encorajada pelo novo desempenho na terra. Também poderia receber tomada 12V, item que já tem até um espaço dedicado ao lado do painel. Outro avanço seria um grande pacote de acessórios originais, como as Africa Twin e NC 750X já receberam.
A CB 500X é uma big trail?
Como dissemos, a CB 500X vem num processo de aprimoramento, ficando ‘um passo mais off road‘ a cada atualização. Mas ainda não é uma legítima trail, como as Honda XR (250 Tornado ou XRE 300, por exemplo), muito menos um modelo voltado às competições no fora de estrada, como a família CRF. É uma CB (Citizens Band, faixa do cidadão; ou City Bike, moto da cidade).
Ou seja, se quando ela chegou ao mercado (em 2013) era tão urbana quanto a NC 750X, hoje ela permite aventuras quase inimagináveis para sua primeira geração. Mas ainda tem limitações.
Coisas como a baixa altura do solo, por exemplo. São 196 mm, enquanto opções como a XRE 300 tem 259 mm (6 cm a mais). Também, o curso das suspensões: há 150 mm em ambas as rodas, enquanto a Africa Twin dispõe de 230 mm na frente e 220 mm atrás. Ou seja, a CB 500X ainda pode raspar em obstáculos maiores ou dar fim de cursos em saltos. Além disso, há a própria posição de pilotagem e ângulos do chassi, já que sua ciclística deriva de uma naked.
Vale a pena comprar a CB 500X para rodar na terra?
Em tese, ninguém compra uma 500X para retirar as carenagens plásticas e colocar na trilha, tampouco para fazer enduro ou saltar em provas de motocross. Portanto, a resposta é sim.
O modelo enfim faz jus à sua proposta aventureira, encarando com conforto e segurança estradas de terra. Agora, roda sem (gerar) medo num off road leve, passando por estradas do interior, cascalho ou areia. Ainda não é uma big trail, mas caminha pacientemente para este fim.
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Preço e consumo
Via de regra, as novas CB 500 são econômicas. No test ride, tanto a naked F quanto a crossover X tiveram consumo na casa dos 25 km por litro. Porém, para um veredito ainda precisamos de um teste completo. No último que fizemos, a 500X chegou a passar dos 35 km/litro na rodovia.
E os preços? A CB 500X 2023 está disponível em três opções de cores: vermelho (Victory Red), prata (Iron Nail Silver) e o tradicional verde (Matt Green). O preço sugerido é o mesmo para todas: R$ 41.600. Segundo a FIPE, nas concessionárias o modelo acaba custando um pouco mais, em média R$ 46.107.