Quando a Honda apresentou, em 1992, a primeira CBR 900RR, a ideia era mostrar ao mercado uma moto controlável, que contasse com recursos tecnológicos que trouxessem o que a marca chamou à época de “Controle Total”, ou seja, restituía a maneabilidade às superesportivas. Essa receita de um motor potente com chassi leve e as melhores suspensões, freios, pneus e rodas da época compôs esse conceito e agregou ao nome da moto a expressão “Fireblade”, algo como “lâmina de fogo” em tradução simples.
Nos 25 anos que se seguiram ao lançamento a Honda Fireblade, que era referência no segmento das superesportivas, sofreu com a concorrência, que usou da mesma receita, mas agregou tecnologia e eletrônica, um apelo cada vez maior dos consumidores. Até que em 2017 a Fireblade deixou de lado suas raízes puristas para aderir à mesma fórmula e tentar reocupar seu lugar no mercado. O conceito do controle total foi aperfeiçoado (e muito) tornando a moto muito mais amigável e capaz de ser pilotada com total segurança mesmo por pilotos com menos experiência.
Fireblade: aperfeiçoamento das pistas
Agora a Honda buscou mais aperfeiçoamento para sua superesportiva e não poderia ser noutro lugar que não nas pistas da MotoGP, onde a Honda RC 213V de Marc Márquez domina a cena já há 3 temporadas e, portanto, nela deve haver algo que possa ser colocado na Fireblade que os consumidores querem usar (e controlar) nas ruas. Confira a seguir algumas das características e aperfeiçoamentos recebidos nas duas versões – Standard e SP – da Honda CBR 1000RR Fireblade 2019:
- Honda Selectable Torque Control (HSTC) – melhor resposta do acelerador
- Wheelie Control / controle de empinada – separado do HSTC, ajuste mais preciso
- Intervenção do ABS reduzida no uso em alta velocidade
- Ajustes finos nas suspensões Showa e Öhlins semi-ativas da versão SP
- IMU – Inertial Measurement Unit de 5 eixos by Bosch
- HSTC de nove níveis, que atua na potência, freio-motor e torque
- Embreagem assistida e deslizante
- Três modos de pilotagem – Track, Winding e Street – múltiplos ajustes
- Painel TFT colorido e ajustável: Street, Circuit e Mechanic
- Modo USER: todos os parâmetros podem ser combinados e ajustados livremente
- Computador de bordo com múltiplas funções e informações
- Sistema de escape 4x2x1 realizado em titânio
- Chassi dupla trave, arquitetura Diamond
- Tanque de combustível de titânio (versão SP)
- 191,7 cv a 13.000 rpm de potência e 11,82 kgf.m a 11.000 rpm de torque
- 183 kg de peso /182 kg na versão SP por causa do tanque de titânio
- Preços:
- CBR 1000RR Fireblade Standard: R$71.390
- CBR 1000RR Fireblade SP: R$81.590