Publicidade

Comprometida em promover o desenvolvimento tecnol¢gico em harmonia com a natureza, a Moto Honda da Amaz“nia est  colhendo as primeiras safras do Projeto Agr¡cola.

Criado em 1999, o programa visa o plantio de  rvores e esp‚cies amea‡adas de extin‡Æo como mogno, pau-rosa, copa¡ba e andiroba. Para isso, nos £ltimos cinco anos a empresa investiu R$ 2 milhäes no cultivo de 10.300 mudas, das quais 8.000 frut¡feras, em um terreno de mil hectares localizado junto ao campo de testes da Honda, no munic¡pio de Rio Preto da Eva, pr¢ximo a Manaus/AM. Cerca de 50% da  rea, o equivalente a 5 milhäes de metros quadrados, ‚ formada por mata virgem.

Em 160 hectares foram cultivados 4.000 p‚s de coco, 1.000 de pupunha, 2.000 de acerola, 500 de limÆo, 500 de banana, 350 de maracuj , 400 de a‡a¡, 300 de caju, al‚m de uma  rea de 1,5 hectare destinada ao plantio de mandioca. A previsÆo ‚ que at‚ o final de 2005 todas as culturas tenham dado frutos. Por‚m, s¢ neste ano, 656 quilos de frutas j  supriram em parte o volume utilizado nos refeit¢rios da empresa, como o maracuj , o limÆo e a banana do tipo “prata-zulu”, esp‚cie h¡brida que resiste … praga zigatoca negra, que destr¢i bananais. Outros 276 quilos foram doados para institui‡äes da cidade, como Abrigos Moacir Alves, Casa MamÆe Margarida e Grupo de Apoio … Crian‡a com Cƒncer (GACC), que cuidam de menores carentes.

No segundo semestre serÆo plantados mais 2.000 p‚s de mamÆo e laranja. A primeira fase do projeto tem como meta abastecer completamente os restaurantes da f brica em Manaus. Para preparar a terra para o cultivo, sem desgast -la, a Honda realiza um trabalho constante de aduba‡Æo verde e nitrogeniza‡Æo do solo de forma natural por meio de plantas do tipo leguminosas. Pesquisadores do INPA- Instituto Nacional de Pesquisa da Amaz“nia orientaram sobre como combater alguns tipos de pragas com t‚cnicas simples, que nÆo prejudicam a qualidade das culturas, como a utiliza‡Æo de predadores naturais e armadilhas.

Publicidade

Al‚m do Projeto Agr¡cola, a Honda prevˆ ainda dar in¡cio, at‚ o final do ano, a atividades ligadas … piscicultura, criando esp‚cie nobres da regiÆo como o tambaqui e o matrinxÆ, aproveitando o relevo e as nascentes do terreno.