Publicidade

Honda desenvolve proteção para disco de freio com material reciclável

Proteção dos discos de freio dos automóveis Honda fabricados no Brasil com destino à exportação é produzida de garrafas PET

Como mais uma iniciativa para reduzir impactos ambientais, a Honda Automóveis substituiu a proteção do disco de freio dos automóveis destinados à exportação por um material fabricado a partir de garrafas tipo PET.

Feita anteriormente de material adesivo, a proteção é colocada nas rodas dos veículos produzidos na fábrica de Sumaré (SP) e destinados aos demais países da América do Sul e México para evitar a oxidação dos discos de freio durante o transporte marítimo.

Publicidade

A nova proteção, feita de plástico reciclado de garrafas PET, foi projetada para encaixar nas rodas sem que haja a necessidade de utilizar cola, o que torna o material totalmente reciclável e reduz os impactos ambientais causados pelo descarte.

Desenvolvido em parceria com a empresa RM2, a proteção será aplicada em todos os modelos exportados pela Honda Automóveis do Brasil: Honda City, New Fit, New Civic e Civic Si.

Nos testes realizados antes da substituição do material, a proteção feita de garrafa PET resistiu satisfatoriamente a diferentes temperaturas. Além disso, o novo material não retém sujeira, não acumula água e demonstrou ser bastante resistente, garantindo a integridade dos discos de freio dos veículos.

Ecologicamente correta – O respeito ao meio ambiente está inserido em todas as atividades da Honda desde a sua fundação. A fábrica de Sumaré, assim como todas as outras Unidades da marca no mundo, pratica o programa Green Factory (Fábrica Ecológica), que atua em diversas frentes, como redução da geração de resíduos no processo produtivo e melhoria da eficiência no uso da energia.

Publicidade

Além de introduzir constantes inovações na fábrica, o Green Factory tem a função de promover uma convivência harmoniosa com a sociedade local. Para isso, a Honda Automóveis participa de convênios com escolas, universidades e outras instituições para a realização de atividades educativas.

É o caso da “Oficina da Solidariedade Honda”, projeto de iniciativa dos colaboradores que visa promover melhores condições para a população por meio de ações voltadas ao público infantil, como oficina de artes, peças teatrais e concurso de desenhos. Outra ação é o programa “Educação Ambiental É Dever, É Legal!”, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Sumaré e com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Elus Gestão Socio-Ambiental, promovendo a cultura de respeito ao meio ambiente entre mais de 40 mil alunos das 36 escolas da rede pública de ensino do município paulista.

Saiba mais sobre o compromisso da Honda com a preservação ambiental no endereço: http://www.hondasocioambiental.com.br.