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A Honda anunciou o preço de seu novo scooter nacional, o SH 300i, novidade que promete agitar o mercado como mais uma opção para deslocamentos urbanos na faixa dos 300 cm³. O modelo estará disponível a partir de abril em toda rede de concessionárias da marca e contará com garantia de três anos, sem limite de quilometragem, com óleo gratuito em sete revisões.

Apresentado pela primeira vez no Brasil durante o Salão Duas Rodas de 2015, o SH 300i marca a estreia da Honda no segmento de scooters de média cilindrada no País. Na Europa, onde a marca mantém o principal mercado do modelo, seu legado é de sucesso e representa um dos mais vendidos da categoria: em 30 anos de história, a família SH já vendeu mais de um milhão de unidades. No Brasil, o SH 300i será produzida na fábrica de Manaus (AM).

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Scooter Honda SH 300i

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Segundo o fabricante, a proposta do SH 300i é privilegiar a pilotagem urbana, tornando-o ideal para quem procura por mais agilidade no deslocamento para o trabalho, lazer ou até mesmo pequenas viagens. Um de seus principais diferenciais é a excelente ciclística, proporcionada pelo chassi (tipo monobloco – underbone), combinado às rodas de 16 polegadas.

O conjunto pesa 162 kg. A suspensão conta com garfo telescópico de 115 mm de curso (dianteira) e 114 mm (traseira), com sistema duplo de amortecimento. A posição de pilotagem é mais ereta, com os principais comandos a mão. Sob o assento há um espaço que permite acomodar um capacete e objetos de pequeno porte, como jaqueta, capa de chuva e luvas. Em versão única, o SH 300i traz ainda: sistema de freios ABS (antitravamento) e para-brisa para proteção adicional ao piloto contra chuva e vento.

O conjunto óptico conta com tecnologia de lâmpadas em LED, muito mais eficientes. O painel de instrumentos oferece informações com leitura digital e analógica para os principais parâmetros de funcionamento do motor e da parte elétrica.

Uma das principais inovações do SH 300i é o emprego da tecnologia Smart Key, atualmente muito comum em automóveis. Sensores instalados dentro da carenagem, ativam a ignição, abertura do banco ou até mesmo o acionamento do motor quando a chave se encontra a dois metros de distância do scooter. O tanque de combustível tem capacidade para 9,1 litros. O câmbio é automático do tipo CVT (Honda V-Matic), com transmissão final feita por correia dentada, sistema que evita lubrificações e manutenções constantes. O modelo já está em total acordo com as normas que restringem a emissão de poluentes estabelecidas pela segunda fase do Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

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Equipado com motor OHC (Over Head Camshaft) monocilíndrico 4 tempos de 279,1cm³ arrefecido a líquido e injeção eletrônica PGM-FI (Injeção Programada de Combustível). A potência é de 24,9 cv a 7.500 rpm com torque de 2,59 kgf.m a 5.000 rpm.

Disponível nas cores Branca pérola e Cinza metálica, o SH 300i tem preço público sugerido de R$ 23.590,00 – com base no Estado de São Paulo, não incluídas as despesas com frete ou seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.

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Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.