Publicidade

Terceira edição do relatório traz as ações realizadas na América do Sul em prol da comunidade, nas áreas de meio ambiente, educação e segurança no trânsito

A Honda apresenta o Relatório de Contribuição Social 2009. Impresso em papel produzido a partir de madeira de reflorestamento, e tinta de soja, o documento é um resumo das ações em benefício da sociedade e do meio ambiente praticadas pela empresa.

O conteúdo está dividido em quatro capítulos que contemplam as frentes integrantes do lema mundial para as ações de contribuição social Together for Tomorrow: meio ambiente, educação, comunidade e segurança no trânsito.

A edição atual conta com novidades como o ciclo de desenvolvimento dos produtos Honda. A iniciativa tem por objetivo avaliar o impacto de suas operações e melhorar o desempenho ambiental da empresa, uma vez que o processo é monitorado desde a concepção até o transporte, prezando sempre pelo respeito à natureza.

Publicidade

O relatório 2009 também conta com depoimentos de alguns participantes das atividades. Dessa forma, é possível compreender de maneira mais ampla o alcance e o desempenho das ações nas comunidades onde a Honda mantém suas atividades.

Outra iniciativa a ser destacada é o Green Factory (Fábrica Ecológica), conceito mundial da Honda que contempla gerenciamento de resíduos, eficiência energética, uso racional da água e redução de emissões atmosféricas. Além disso, a Honda conta com a utilização de plásticos biodegradáveis para proteger os bancos dos automóveis dos modelos produzidos no Brasil, e material fabricado a partir de garrafas PET para a proteção dos discos de freio dos automóveis destinados à exportação.

No transporte de motocicletas é utilizado o inovador sistema NPD (Non Packing Delivery), pelo qual estas são enviadas da fábrica para a rede de concessionárias totalmente montadas, sem necessidade de embalagem, sendo acondicionadas em racks metálicos retornáveis, o que representa uma economia estimada de 11.700 toneladas de madeira por ano.

Na área de educação, a Honda conta com programas de capacitação profissional, inclusão digital, além de apoio ao esporte e à cultura e parceria com diversas entidades, inclusive com o Instituto Ayrton Senna, marcada pelo patrocínio do estande no Salão das Duas Rodas e na FENATRAN.

Publicidade

A empresa trabalha em parceria com as comunidades das localidades onde está instalada, buscando contribuir com ações em prol da melhoria da qualidade de vida dos moradores. Entre outras atividades, a Honda contribui com entidades assistenciais, promove campanhas de doação, além de projetos que visam o acesso a alimentação saudável.

A segurança no trânsito também é uma preocupação da empresa, que não poupa esforços para divulgar conceitos de direção segura e implementar medidas de estímulo à harmonia no trânsito.

As atividades socioambientais da Honda são realidade no Brasil e em países da América do Sul que formam o bloco Honda South America, contemplando assim todos os indivíduos que, de alguma forma, participam da história da empresa.

Esta harmonia entre a Honda, as pessoas que a cercam e a natureza fazem parte da filosofia Honda, conceito difundido e praticado no dia a dia da companhia.

Publicidade

Estas e outras informações sobre o tema podem ser encontradas na área Socioambiental do site www.honda.com.br, onde estão também disponíveis para download o Relatório de Contribuição Social de 2009 e anos anteriores.