Publicidade

Com o compromisso de fabricar motores cada vez mais “limpos” e econ“micos, a Honda desenvolve desde a d‚cada de 90 uma ampla pol¡tica de gestÆo ambiental.

Entre as iniciativas, est  o Laborat¢rio de Medi‡Æo e An lise de EmissÆo de Gases, instalado desde 2001 na f brica de motocicletas em Manaus (AM). A unidade contribui para que as motocicletas Honda saiam da linha de produ‡Æo atendendo …s normas previstas na segunda fase do PROMOT (Programa de Controle de Polui‡Æo do Ar por Motociclos e Ve¡culos Similares), em vigor desde 1§ de janeiro de 2006, e que visa a redu‡Æo gradativa da emissÆo de poluentes de motos e ciclomotores.

Considerado o maior da Am‚rica do Sul, soma investimento inicial de US$ 3 milhäes e possui instala‡äes, equipamentos e procedimentos idˆnticos aos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda JapÆo. Entre os aparelhos importados estÆo o analisador de gases e o dinam“metro, respons veis por verificar os gases emitidos pelo escapamento da motocicleta.

No local, equipes especialmente treinadas verificam, por amostragem, se as motocicletas produzidas estÆo dentro dos limites de emissÆo de poluentes estabelecidos pela legisla‡Æo. A metodologia implantada consiste em monitorar as condi‡äes dos equipamentos, realizar testes e avaliar os resultados obtidos. Atualmente, toda a linha 2006 apresenta ¡ndices abaixo do limite estipulado.

Publicidade

Todo esse know-how foi conquistado a partir da troca de conhecimento entre profissionais do Brasil e do JapÆo e se deu em etapas, incluindo o intercƒmbio das equipes para instala‡Æo de equipamentos e treinamento de t‚cnicos em Manaus.