A Honda apresentou ao mundo a Hawk 11, no Salão de Osaka, durante o último fim de semana. Nada menos que um CB 1100 ao estilo café racer e movida pelo mesmo motor da Africa Twin 1100. Bora conhecer essa máquina?
Honda Hawk 11, uma nova CB 1100
De olho no futuro, a Honda volta ao passado para compor a Hawk 11. No entanto, a moto é mais que apenas um nome ressuscitado de um popular dos anos 70, a CB 400T Hawk. O novo falcão (Hawk) vem para suceder a CB 1100, pondo fim a era dos motores de alta capacidade, multicilindros e refrigerados a ar.
Tudo isso porque os padrões de emissões futuros cobram unidades com menores níveis de emissões. A solução atual para isso vem dos modernos refrigerados a líquido. Nessa nova era, a Honda aposta alto no motor bicilíndrico paralelo da Africa Twin de 1.084 cc.
Com isso, foi lançada a nova clássica topo de linha da fabricante, com o motor OHC de refrigeração líquida da bigtrail, deixando de lado o 4 cilindros da antiga CB. Já podemos ouvir a Hawk rugir (vídeo). No entanto, os números de potência e torque da novidade ainda não foram divulgados. Além disso, o modelo pode vir com o câmbio automático de dupla embreagem (DCT) e o sistema manual de 6 marchas, assim como a CRF 1100L.
Veja também:
- Moto para viajar da Honda, NT 1100 pode vir ao Brasil
- Africa Twin 1100; veja ficha técnica
- Honda CB 1000 R 2022 ganha versão Black Edition
Como é a Honda Hawk 11
A Honda Hawk 11 tem visual café racer e posição de pilotagem esportiva, com guidão baixo. O para-brisa remete diretamente ao conceito da marca CB4 Interceptor, que originou a família da Honda Neo Sports Cafe. Enquanto isso, a carenagem segue a tendência de modelos como a MV Agusta Superveloce e a Triumph Speed Triple 1200 RR.
Assim como o motor, o chassi também é compartilhado com a Africa Twin. Um quadro do tipo berço semiduplo e subchassi em alumínio. As rodas são em liga-leve de aro 17, calçando pneus nas medidas (120/70) na dianteira e (180/55) na traseira.
Já as suspensões e frios são idênticos aos utilizados na touring NT1100. Vemos os discos dianteiros de 310 mm, com pinças radiais e garfo invertido da Showa. Na traseira está o monoamortecedor. Entretanto, as suspensões devem apresentar novas configurações de cursos de alcance.
Fechando o pacote, a Honda Hawk 11 tem painel de LCD em formato de tela redonda. Foi possível visualizar nele três mapas de pilotagem definidos (Sport, Standard e Rain). Além destes, um modo totalmente ajustável pelo usuário pode também estar presente.
Nova CB 1100 no Brasil
A Honda Hawk 11 deve ser lançada no mercado japonês no segundo semestre de 2022. O preço e demais países de venda ainda não foram divulgados. No entanto, ainda parece pouco provável que chegue ao Brasil, onde a Honda já oferece outra naked perto das mil cilindradas, a CB 1000R. Além disso, as NT 1100 e Rebel 1100, outras motos ‘derivadas’ da Africa Twin, também não vieram ao país.