Publicidade
Foto: Marcos Moretti/VIPCOMM

Foto: Marcos Moretti/VIPCOMM

Uma das motocicletas mais vistas nas ruas do país terá, a partir deste final de semana, uma categoria própria. Trata-se da 600 Hornet, que dará largada no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A modalidade fará parte do Racing Festival, que terá também corridas de carros com o Trofeo Linea (turismo) e Fórmula Future (monoposto). Todos os pilotos usarão o mesmo equipamento, o que propicia aos competidores igualdade de condições e alta performance. Os pneus da categoria serão os Diablo Corsa III, da Pirelli.

A Honda 600 Hornet das pistas será praticamente idêntica à usada nas ruas. “São mesmo poucas modificações, nenhuma delas técnica”, afirma Wilson Yasuda, Gerente de competições Honda. “Fizemos isso porque o objetivo é ter em competição um modelo praticamente igual ao comprado na concessionária.”

Yasuda explica as alterações: “Colocamos uma carenagem inferior para favorecer a visibilidade, propiciar espaço para publicidade e evitar que o óleo caia na pista em caso de vazamento. Também mudamos o escapamento, para melhorar o conjunto”, segue. “A bolha na área frontal também foi alterada, para beneficiar a aerodinâmica”.

Publicidade

A opção técnica tem se mostrado atraente aos pilotos inscritos, das mais diferentes idades. Dos que já garantiram vaga no grid de Jacarepaguá, há competidores de 50 (o paulista Luiz Carlos Cerciari) a 19 anos (o paranaense Victor de Moura), dando à 600 Hornet, antes mesmo da largada, a condição de uma das categorias mais plurais da motovelocidade. O vínculo da Honda com a 600 Hornet vai além do uso do equipamento – a empresa é também uma das patrocinadoras da competição.

Ficha técnica da Honda CB 600 F Hornet:
Motor 600cc 4t – 4 cilindros – DOHC (quatro cilindros em linha, garantindo alto desempenho em pilotagem esportiva)
Potência: 102 cv a 12.000 RPM
Chassi Diamond em alumínio (resistente e rígido, oferecendo pilotagem precisa)
Câmbio de seis marchas
Pneus dianteiros: 120/70 ZR17
Pneus traseiros: 180/55 ZR17

Programação – 1ª etapa – Rio de Janeiro (RJ):

28.05 – Sexta-feira
11h00 – briefing
13h30 – treinos livres

Publicidade

29.05 – Sábado
09h – treinos livres
14h – treino classificatório

30.05 – Domingo
11h30 – 1ª bateria
15h30 – 2ª bateria

A categoria 600 Hornet do Racing Festival 2010 tem patrocínio da Honda, Banco Santander, Advance (Shell); co-patrocínio da Pirelli, Aymoré Financiamentos e apoio da Revista da Moto!