Publicidade

As Honda CB 650R e CBR 650R foram as principais novidades da marca no Salão Duas Rodas, realizado em novembro passado, no segmento de alta cilindrada, e agora estão em fase de pré-venda. Os modelos chegam às concessionárias em março com preços sugeridos de R$ 37.900 e R$ 39.500, respectivamente, sem contar despesas com frete ou seguro.

Honda CB 650R chegará em março por R$ 37.900 em três opções de cores Azul perolizado, Vermelho e Prata metálico

Honda CB 650R chegará em março por R$ 37.900 em três opções de cores Azul perolizado, Vermelho e Prata metálico

Atente às siglas. As irmãs ‘R’ substituem as 650 ‘F’, vendidas por aqui de 2015 a 2019, mas vão além de uma simples atualizações das antecessoras. A naked, CB, adota o mesmo conceito New Sports Café empregado na nova geração da CB 1000R, de quem herda o design, enquanto a esportiva CBR tem linhas inspiradas diretamente na CBR 1000RR Fireblade.

Novas CBR e CB 650R com outras suspensões e chassi

As mudanças não se limitam ao visual. O chassi tubular de aço com arquitetura tipo Diamond é novo e contribuiu para a redução de 4 kg em relação à sua antecessora. Os freios ABS são assinados pela Nissin e a posição de pilotagem está mais esportiva, com as pedaleiras levemente recuadas.

Publicidade

Já as suspensões dianteiras são Showa, up-side down e com a tecnologia SFF – Separated Function Fork, que separa as funções entre as bengalas, na qual uma age como amortecedor de dupla ação e outra como mola. Assim, dependendo do movimento do garfo, automaticamente o percurso do óleo pode ser pela válvula de maior ou menor diâmetro ou menor, favorecendo conforto em piso liso e esportividade em curvas de alta velocidade.

O motor, por sua vez, segue o mesmo de quatro cilindros em linha, DOHC, de 649 cm³ e arrefecimento líquido. Porém, teve ganho um pequeno ganho potência, gerando agora 88,4 cv a 11.500 rpm e 6,13 kgf.m de torque, a 8.000 rpm. Em alguns países do exterior ele produz 95 cv e 6,5 kfg.m de torque, mas as limitações impostas pelo Promot4 acabaram reduzindo os números do modelo nacional.

Adotando o mesmo conceito Neo Sports Café da CB 1000R, a versão de 649 cm³ também se destaca pelo bom conjunto de suspensões

Adotando o mesmo conceito Neo Sports Café da CB 1000R, a versão de 649 cm³ também se destaca pelo bom conjunto de suspensões

Por sua vez, o câmbio de 6 marchas trabalha em conjunto com a embreagem deslizante. Todo a configuração preza pela segurança e controle, seguindo o conceito que a marca tem adotado em outros modelos de alta cilindrada (como a Fireblade) chamado de ‘Total Control’. Na eletrônica, os modelos adotam o controle de tração Honda Selectable Torque Control – HSTC, que pode ser desligado numa pilotagem esportiva.

Publicidade

Visual inspirado nas irmãs maiores

Na CB, a iluminação Full-LED destaca o novo grupo ótico dianteiro, circular. O painel de instrumentos é do tipo Black out LCD e inclui indicador de marchas engatadas e luz-alerta “shift-up”, que avisa o momento ideal para troca de marchas.

A CBR 650R tem seu visual inspirado na CBR 1000RR Fireblade e compartilha da mesma base (e dados de potência) da naked CB 650R

A CBR 650R tem seu visual inspirado na CBR 1000RR Fireblade e compartilha da mesma base (e dados de potência) da naked CB 650R

A CBR possui dois faróis com extremidades voltadas para o alto, remetendo à Fireblade. O tanque se apresenta com formas estudadas para o necessário contato físico que requer a pilotagem esportiva, enquanto o conjunto formado pelo assento em dois níveis e rabeta compacta complementa a silhueta, que valoriza a centralização de massas.

Cores e garantia

As CB 650R e CBR 650R possuem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (Assistência 24 horas) durante todo este período. A CB estará disponível em Azul perolizado, Vermelho e Prata metálico, enquanto a CBR poderá ser encontrada nas lojas nas cores Vermelho e Cinza metálico. Os preços, para lembrar, são R$ 37.900 e R$ 39.500.

Publicidade

vinheta-instagram_10

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza