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Há algum tempo a mídia internacional fala sobre novas motos derivadas da Africa Twin 1100, como uma clássica (além da Rebel) ou tourer. Mas faltavam indícios mais palpáveis de que a Honda realmente está trabalhando em um projeto do tipo. Não faltam mais.

Em breve, a Africa Twin 1100 ganhará mais uma ‘irmã’. Eis a NT 1100

Cruiser derivada da Africa Twin 1100

Recentemente a marca registrou a patente de um novo produto na Europa, assegurando o direito de utilizar o nome NT 1100 em ‘motocicletas e peças e acessórios para motocicletas”. Aposentada há alguns anos, a família NT é composta por modelos estradeiros compactos, com dimensões menores que as geralmente encontrada nas tourer.

Nova geração da Africa está confirmada ao Brasil. Data de lançamento e preço ainda não foram divulgados

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Portanto, a nova NT irá herdar o motor da Africa Twin 1100 e também outras tecnologias, como o câmbio automatizado de dupla embreagem DCT, sinônimo de mais conforto em viagens. Aliás, é o mesmo sistema que já equipa a principal touring da marca, a Gold Wing.

Desta forma, a Honda passará a empregar o propulsor  da CRF 1100L em motos com diferentes propostas e características, incluindo a bigtrail Africa Twin, a custom Rebel e, agora, a estradeira NT. É uma receita que já deu certo com outros motores, como o de 471 cm³ que equipa CB 500F, CB 500X, CBR 500R e Rebel 500, por exemplo.

Rebel 1100 também é opção no exterior e, infelizmente, não está disponível no Brasil

Como sabemos, o coração da Africa 1100 é um bicilíndrico, arrefecido a líquido, DOHC, de 1.084 cm³. Na aventureira ele desenvolve 110 cv, potência reduzida para 86 cv na Rebel e sua proposta ‘low profile’. Vale lembrar que a Africa Twin 1100 está confirmada ao Brasil e deve desembarcar por aqui em breve.

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Vários projetos compartilham o mesmo motor de dois cilindros e 1.084 cm³. Na Africa Twin ele desenvolve 110 cv, enquanto na Rebel são 86 cv

Por que mais uma tourer?

A NT 1100 irá suprir uma lacuna no mercado, especialmente Europeu. Esta brecha surgiu com a aposentadoria de modelos estradeiros nesta faixa de cilindrada, como o ST1300 e o VFR1200F – que chegamos a ter no Brasil, de 2010 a 2013. Além disso, este espaço deve aumentar com a aposentadoria da VFR 800X, movida pelo motor em V que ainda não foi atualizado para a Euro5.

VRF foi vendida por pouco tempo no nosso mercado. No exterior, NT 1100 irá cobrir lacuna deixada por modelos como VRF 800X, 1200 e ST1300

Nova Africa Twin 1100 e ‘derivadas’ no Brasil

Infelizmente, no Brasil a gama da Honda é bem mais enxuta que no mercado europeu. Por aqui, a proposta de turismo da NT 1100 teria margem entre a naked CB 1000R, a esportiva CBR 1000RR e a Africa Twin, únicos modelos com aproximadamente este tamanho de motor. Abaixo, há a NC 750X e, acima, a Gold Wing.

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Imagem da Honda, ainda sem adotar o nome NT

A nova Africa Twin 1100 ainda não teve seu preço no país revelado pela fabricante, assim como ainda não sabemos a data em que ela desembarca aqui. Atualmente, a antecessora de 999,1 cm³ parte dos R$ 61.214, segundo preço sugerido pela fabricante. A Rebel 1100 não deve vir tão cedo, uma vez que suas irmãs menores também não chegaram em solo verde e amarelo. Já sobre a NT 1100, não custa sonhar, né?

Conceito surgiu em 2019 no EICMA, o Salão de Milão. Entretanto, era equipado com motor de quatro cilindros e se inclinava à esportividade

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza