A moto elétrica vem ganhando cada vez mais espaço no cenário global, e a Honda surpreende com a E-VO, modelo desenvolvido especialmente para a China. A novidade foi exibida em Pequim pela Wuyang Honda, uma das joint ventures da marca no país asiático, que nós conhecemos por aqui pela sua parceria com a Shineray.

Honda lança moto elétrica E-VO
Voltada para o uso urbano, a E-VO adota um visual inspirado nas clássicas cafe racers, combinando linhas retrô com tecnologia moderna. No entanto, a má notícia para os nós e para a maioria dos mercados é que, pelo menos por enquanto, esse lançamento é restrito ao território chinês.
A nova moto elétrica chega equipada com um conjunto de especificações técnicas que atendem bem à proposta de mobilidade urbana. Ela oferece duas opções de bateria, além de uma série de recursos tecnológicos que tornam o modelo bastante competitivo dentro de seu segmento.
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Opções de bateria e autonomia
A Honda E-VO disponibiliza duas configurações de bateria. A versão de entrada conta com um pacote de 4,1 kWh, que oferece uma autonomia estimada em 120 km, segundo o padrão WTMC (World Motorcycle Test Cycle). O tempo de recarga varia entre 90 minutos usando energia doméstica e 60 minutos se conectado a um carregador automotivo.
Já a configuração topo de linha traz uma bateria de 6,3 kWh, composta por três módulos, capaz de entregar uma autonomia de até 170 km. O tempo de carregamento sobe para 150 minutos na rede doméstica e 90 minutos com carregador veicular.
Em ambas as versões, a proposta da moto elétrica é atender deslocamentos urbanos e trajetos de curta a média distância, dentro do que se espera de veículos voltados para mobilidade sustentável.
Desempenho e características técnicas
Independentemente da escolha de bateria, a moto elétrica E-VO utiliza o mesmo motor elétrico de 15,53 kW, que gera o equivalente a 21,5 cavalos de potência máxima e 11 cavalos de potência contínua.
A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 120 km/h, o que atende de forma adequada às necessidades de circulação nas cidades e até em rodovias de menor fluxo. O peso do modelo varia conforme a configuração: são 143 kg na versão com duas baterias e 156 kg na opção equipada com três módulos.
O assento tem altura de 765 mm, tornando a condução acessível para pilotos de diferentes estaturas. Na suspensão dianteira, a moto elétrica conta com garfo telescópico combinado a uma roda de 16 polegadas, enquanto a traseira utiliza um sistema monoamortecedor com roda de 14 polegadas.
Tecnologia e equipamentos
A Honda E-VO traz um painel totalmente digital, com uma tela TFT-LCD de 7 polegadas que reúne informações como navegação, monitoramento da pressão dos pneus, status da bateria e conectividade com câmeras da DJI. Também há integração para reprodução de músicas, oferecendo um pacote tecnológico robusto para a categoria. Não ficou claro se as baterias são removíveis ou fixas.
O modelo conta ainda com sistema de chave presencial, dispensando o uso de chave física. Dependendo da configuração, a moto elétrica pode vir equipada com câmeras de gravação. A versão com bateria de 6,3 kWh inclui câmeras traseiras e nos pedais (?), enquanto a opção de 4,1 kWh traz uma câmera frontal como item de série.
Mercado e disponibilidade
A princípio, a Honda E-VO será comercializada exclusivamente no mercado chinês. Ainda não há informações sobre a possibilidade de exportação para outros países, nem planos de lançamento global. O desenvolvimento do modelo atende diretamente às demandas locais, considerando a alta adoção de veículos elétricos na China, tanto por questões ambientais quanto por incentivos governamentais. O preço também não foi divulgado.
Lembrando que Wuyang Honda é parceira da Shineray em alguns modelos lançados aqui no Brasil, como a Urban 150 e a Free 150. Além do novo modelo SHI 250, lançado recentemente. Porém, isso não garante absolutamente nada, se a moto elétrica pode ou não vir para o nosso mercado.
A evolução constante das opções de mobilidade elétrica indica que, em breve, outras fabricantes poderão lançar modelos semelhantes. A expectativa segue alta para quem aguarda mais opções de moto elétrica acessível e eficiente em todo o mundo.