Publicidade

Como adiantamos aqui, a Honda está desenvolvendo a CRF 190L, uma nova aventureira que tem como referência a big trail Africa Twin 1100. A ‘micro Africa Twin’ carrega fortes traços da big, mas com dimensões compactas. Agora, tem novos detalhes revelados.

mini africa twin

O modelo apareceu em fotos e teaser prévios da Honda

Assim, a Honda já deu vários spoilers da CRF 190L através de fotos e teaser divulgados. Além disso, parece que a marca está com pressa, pois o lançamento na Ásia está previsto para ocorrer ainda em 2021 – mas sem qualquer previsão de vir ao Brasil. Porém, a japonesa ainda não revelou a data ou preço sugerido.

 

Publicidade

CRF 190L, a micro Africa Twin

micro africa twin

O modelo tem grafismos semelhantes ao da Africa Twin 1100

Ao começar a falar do visual é importante reforçar que está óbvio que a nova trail da Honda possui forte influência estética da Africa Twin 1100. Dessa forma, a parceria da marca japonesa com a chinesa Sundiro deu origem a CRF 190L.

Seu farol é quadrado e os retrovisores redondos

Assim, o modelo consegue unir o sucesso da Africa Twin com um toque vintage ditado pelos retrovisores redondos e farol quadrado. A motocicleta ainda traz números tradicionais das trail, como a altura mínima do solo de 241 mm – curiosamente, a mesma da XRE 190.

Publicidade

Apesar das 190 cilindradas, seu DNA aventureiro traz imponência para o modelo

Veja também:

Motor da aventureira 

Já o motor é o mesmo da Hornert 2.0 e da CB 200X

A Honda da Ásia tem um projeto ambicioso de conquistar diversos perfis de motociclistas no mercado local. Isso porque no continente já existe as Hornet 2.0 (uma street) e a CB 200X (crossover) que terão a companhia da CRF 190L, uma trail por essência.

Publicidade

Assim, para executar o plano de crescimento, esses três segmentos estão equipados com o mesmo propulsor. Ou seja, o modelo vem com um monocilíndrico de 184 cm³, que produz potência máxima de 17 cv a 8.500 rpm e o torque que pode chegar a 1,62 kgfm a 6.000 giros. 

 

Componentes da micro Africa Twin

africa twin mini

Assim, a trail de entrada pesa cerca de 127 kg a seco

O modelo é destinado a pilotos que curtem passeios dentro e fora da estrada e querem entrar para o segmento trail. Com isso, nada melhor que uma moto leve (cerca de 127 kg de peso a seco) e de rodas grandes e raiadas, com aro 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira. 

O tanque de combustível deve ter 13,5 litros, o mesmo da XRE 190

As suspensões têm curso elevado, mas a Honda ainda não revelou suas medidas exatas. Mas o que sabemos é que o modelo conta com freio ABS na roda dianteira.

 

Micro Africa Twin no Brasil

O modelo é destinado a China, mas deve tomar o mercado de outros países asiáticos

Por enquanto, os projetos de entrada da Honda estão restritos ao mercado asiático, sendo a CRF 190L ‘Africa Twin’ para a China, CB 200X e Hornet 2.0 para a Índia. No entanto, vamos torcer para que essa moda pegue e a marca japonesa veja um grande potencial no Brasil.  

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha