Como adiantamos aqui, a Honda está desenvolvendo a CRF 190L, uma nova aventureira que tem como referência a big trail Africa Twin 1100. A ‘micro Africa Twin’ carrega fortes traços da big, mas com dimensões compactas. Agora, tem novos detalhes revelados.
Assim, a Honda já deu vários spoilers da CRF 190L através de fotos e teaser divulgados. Além disso, parece que a marca está com pressa, pois o lançamento na Ásia está previsto para ocorrer ainda em 2021 – mas sem qualquer previsão de vir ao Brasil. Porém, a japonesa ainda não revelou a data ou preço sugerido.
CRF 190L, a micro Africa Twin
Ao começar a falar do visual é importante reforçar que está óbvio que a nova trail da Honda possui forte influência estética da Africa Twin 1100. Dessa forma, a parceria da marca japonesa com a chinesa Sundiro deu origem a CRF 190L.
Assim, o modelo consegue unir o sucesso da Africa Twin com um toque vintage ditado pelos retrovisores redondos e farol quadrado. A motocicleta ainda traz números tradicionais das trail, como a altura mínima do solo de 241 mm – curiosamente, a mesma da XRE 190.
Veja também:
- Nova Shineray 125 promete entregar estilo a preço baixo
- Moto híbrida já existe: veja opções Honda e Yamaha
- Maiores rodovias do Brasil: quais são e por onde passam
Motor da aventureira
A Honda da Ásia tem um projeto ambicioso de conquistar diversos perfis de motociclistas no mercado local. Isso porque no continente já existe as Hornet 2.0 (uma street) e a CB 200X (crossover) que terão a companhia da CRF 190L, uma trail por essência.
Assim, para executar o plano de crescimento, esses três segmentos estão equipados com o mesmo propulsor. Ou seja, o modelo vem com um monocilíndrico de 184 cm³, que produz potência máxima de 17 cv a 8.500 rpm e o torque que pode chegar a 1,62 kgfm a 6.000 giros.
Componentes da micro Africa Twin
O modelo é destinado a pilotos que curtem passeios dentro e fora da estrada e querem entrar para o segmento trail. Com isso, nada melhor que uma moto leve (cerca de 127 kg de peso a seco) e de rodas grandes e raiadas, com aro 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira.
As suspensões têm curso elevado, mas a Honda ainda não revelou suas medidas exatas. Mas o que sabemos é que o modelo conta com freio ABS na roda dianteira.
Micro Africa Twin no Brasil
Por enquanto, os projetos de entrada da Honda estão restritos ao mercado asiático, sendo a CRF 190L ‘Africa Twin’ para a China, CB 200X e Hornet 2.0 para a Índia. No entanto, vamos torcer para que essa moda pegue e a marca japonesa veja um grande potencial no Brasil.