Uma Honda RC45 1995 está sendo anunciada em Sheffield, no Reino Unido, por uma pequena fortuna. O modelo é decorado com uma extravagante pintura em vermelho e amarelo. Mas a máquina tem como destaque ser uma das muitas raras e cobiçadas criações da marca japonesa. Confira mais detalhes dessa moto lendária de corrida.
Honda: moto lendária e campeã está à venda
A Honda RC45 é sem dúvidas uma das mais famosas motos de corridas já feitas em todos os tempos. Em específico, a RVF750R RC45, sucessora da VFR750R RC30, foi uma motocicleta de corrida totalmente criada para homologação no Campeonato Mundial de Superbike, pela Honda Racing Corporation.
Porém, a unidade à venda no exterior é ainda mais única, em virtude do fato de ser uma verdadeira motocicleta da V&M Race – pertenceu a equipe de propriedade de Jack Valentine & Steve Mellor – que competiu entre 1995 e 1997.
Em mais detalhes, o modelo foi guiado por Steve Ward, durante a temporada de 1995 e terminou em terceiro no TT naquele mesmo ano. Terry Rymer levou a RC ao primeiro lugar em Brands Hatch, também em 1995, antes de Ian Duffus ter um 4º lugar no TT e no NW200, em 1996.
Porém, não para por aí. Michael Rutter então levou a moto para um segundo lugar no TT Senior em 1997, bem como 1º e 2º no Northwest 200. Depois disso, a moto Honda disputou mais GPs nas cores de corrida da V&M, durante as temporadas de 1996/97, onde teve sua última vitória em Brands Hatch, em 1997.
Veja também:
- As 12 motocicletas mais velozes do mundo
- Honda RC 213V-S: a moto mais cara já leiloada no Japão
- 5 motocicletas da MotoGP estão em leilão na Europa
Modelo está à venda por pequena fortuna
Enfim, como visto a moto Honda de corrida é um um exemplo típico das motocicletas emblemáticas, construídas quando os engenheiros estavam no comando da marca japonesa.
Essa máquina é movida por um motor V4 a 90 graus, 4T, com refrigeração líquida e 4 válvulas por cilindro. Com deslocamento de 749.2 cm³, entrega uma potência máxima de cerca de 120 cv a 12.000 rpm. Tudo isso em um conjunto com peso seco de menos de 190 kg.
Ou seja, a moto vista aqui é sem dúvidas um clássico que só deve aumentar de valor com o passar do tempo. Porém, o seu atual proprietário, nos últimos 15 anos, resolveu deixar a moto de corridas se despedir de sua coleção. Entretanto, o preço pedido é de 64,999 libras – ou R$ 480 mil em conversão direta.