Publicidade

Honda Motor Co anuncia novo presidente e CEO a partir de junho deste ano, Takeo Fukui, que ser  o novo Presidente e CEO (Chief Executive Officer) da Honda Motor Co, assumindo o comando das atividades da companhia no mundo.

Atualmente no cargo de Diretor Sˆnior, Fukui ‚ o sucessor de Hiroyuki Yoshino, que passar  a ser Diretor e Conselheiro da empresa. Com 34 anos de atua‡Æo na Honda, o executivo, que ser  o sexto CEO da hist¢ria da companhia, adquiriu no per¡odo amplo conhecimento em pesquisa e desenvolvimento, engenharia, tecnologia ambiental, competi‡äes e produ‡Æo de autom¢veis, motocicletas e produtos de for‡a.

Fukui de 58 anos, ingressou na Honda no JapÆo em 1969, depois de se formar em Qu¡mica Aplicada pela Waseda University. O in¡cio de sua carreira na empresa coincidiu com o desenvolvimento do motor Honda CVCC (Compound Vortex Controlled Combustion), que equipou o Honda Civic, primeiro autom¢vel a atender …s exigˆncias para emissäes de poluentes determinadas pelo instituto Muskier Act, nos Estados Unidos, as mais rigorosas do mundo naquela ‚poca.

Em 1978, foi transferido para a  rea de competi‡äes de motocicletas, onde se dedicou por quase uma d‚cada, conquistando sucessos como o campeonato World Grand Prix 500cc pela primeira vez em 1983. Depois de 19 anos com a Honda R&D Co. (Research and Development), exercendo cargos como o de Diretor e Presidente da Honda Competi‡äes, Fukui foi nomeado diretor da Honda Motor Co., em 1988. Como Diretor e depois Diretor Sˆnior da Honda R&D Co., Fukui assumiu a inteira responsabilidade pelo desenvolvimento de motociclos de 1987 a 1992. Em 1992, ele se tornou Diretor-geral da f brica de Hamamatsu, uma das unidades Honda com a gama de produtos mais complexa do mundo, incluindo motocicletas, produtos de for‡a e transmissäes.

Publicidade

De 1994 a 1998, Fukui exerceu a fun‡Æo de Vice-presidente Executivo e depois Presidente da American Honda, onde o volume de produ‡Æo foi expandido de forma significativa para atender … crescente demanda pelos produtos Honda no mercado norte-americano. Em 1998, Fukui foi nomeado Presidente da Honda R&D Co. e em 1999, promovido a Diretor Sˆnior da Honda Motor Co., com a adicional responsabilidade de comandar as  reas de motovelocidade e F¢rmula 1.