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O nicho dos scooter tem apresentado o maior crescimento do setor de motos nos últimos anos. Assim, vem nadando contra as marés da recessão e posterior lenta recuperação do segmento, pela qual estamos passando agora, e conquistando uma parcela cada vez maior do mercado.

Scooter Honda, o PCX lidera o segmento desde sua chegada ao mercado, em 2014

Lead e PCX: scooter Honda puxando a fila

Mas nem sempre foi assim. Há apenas dez anos não havia nenhum scooter na lista das 10 motos mais emplacadas do Brasil. Em 2013 e 2014, por exemplo, o líder Lead 110 figurava apenas no 13º lugar no ranking geral de emplacamentos. Pouco tempo depois, em 2018, um scooter já era o quinto veículo de duas rodas mais vendido do país.

Simpático e econômico, o Lead 110 fazia sucesso nas grandes cidades brasileiras

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O que não mudou neste período, porém, foi o domínio da Honda no segmento. Nos primeiros anos ela puxava a fila com o Lead 110 e desde 2014 o faz com o PCX, que segue na liderança em 2021. Entretanto, a concorrência mudou.

Nova PCX DLX 2015 combina carenagens preto fosco com rodas douradas

Primeira geração do PCX. Scooter assumiu a liderança logo em seu ano de estreia no mercado

Em 2011, por exemplo, o segundo posto era ocupado pelo Burgman 125. Naquele ano o pequeno Suzuki emplacou apenas um quarto das unidades do líder, com 5.702 ante as 20.945 do Lead.  Depois, sem concorrentes diretos, a Honda ocupava tranquilamente os dois primeiros lugares em 2015, com PCX e as últimas unidades do Lead.

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Scooter mais emplacado do Brasil

ANO Modelo Nº de unidades Posição geral
2020 Honda PCX 26.659
2019 Honda PCX 32.582
2018 Honda PCX 30.479
2017 Honda PCX 28.049
2016 Honda PCX 22.539
2015 Honda PCX 22.896 12º
2014 Honda PCX 19.560 13º
2013 Honda Lead 110 11.432 13º
2012 Honda Lead 110 17.128 11º
2011 Honda Lead 110 20.945 11º

A chegada da Yamaha

Aos poucos o mercado cresceu e a Yamaha chegou ao páreo, sobretudo com o NMax. Lançado em 2016, assim que desembarcou nas lojas conquistou o segundo lugar. Antes, a marca tinha representantes menos expressivos no segmento, como o Neo 115. Em 2017 chegou o Neo 125, que tomou a vice-liderança naquele ano. No calendário seguinte, nova medalha de prata ao NMax.

Yamaha reagiu com bons projetos, como Nmax e NEO 125. Recentemente, atualizou o NMax na tentativa de assumir a liderança

De olho no borbulhante segmento dos scooter, a Honda fez novos investimentos no nicho. Em 2019 começaram as vendas do seu modelo de entrada, o Elite 125. Foi o segundo scooter mais emplacado naquele e no ano seguinte, no dois seguido pela dupla da Yamaha. Em 2020, foi a vez do Honda ADV ser apresentado ao mercado como opção aos PCX e NMax. E em 2021, quem irá concluir o ano como primeiro na fila?

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Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza