O nicho dos scooter tem apresentado o maior crescimento do setor de motos nos últimos anos. Assim, vem nadando contra as marés da recessão e posterior lenta recuperação do segmento, pela qual estamos passando agora, e conquistando uma parcela cada vez maior do mercado.
Lead e PCX: scooter Honda puxando a fila
Mas nem sempre foi assim. Há apenas dez anos não havia nenhum scooter na lista das 10 motos mais emplacadas do Brasil. Em 2013 e 2014, por exemplo, o líder Lead 110 figurava apenas no 13º lugar no ranking geral de emplacamentos. Pouco tempo depois, em 2018, um scooter já era o quinto veículo de duas rodas mais vendido do país.
Veja também:
- Dá para viajar de scooter? Veja as dicas e pegue a estrada
- Scooter Yamaha: 4 modelos que marcaram época por aqui
- Kymco RKS 150: um novo scooter que queremos no Brasil
O que não mudou neste período, porém, foi o domínio da Honda no segmento. Nos primeiros anos ela puxava a fila com o Lead 110 e desde 2014 o faz com o PCX, que segue na liderança em 2021. Entretanto, a concorrência mudou.
Em 2011, por exemplo, o segundo posto era ocupado pelo Burgman 125. Naquele ano o pequeno Suzuki emplacou apenas um quarto das unidades do líder, com 5.702 ante as 20.945 do Lead. Depois, sem concorrentes diretos, a Honda ocupava tranquilamente os dois primeiros lugares em 2015, com PCX e as últimas unidades do Lead.
Scooter mais emplacado do Brasil |
|||
ANO | Modelo | Nº de unidades | Posição geral |
2020 | Honda PCX | 26.659 | 6º |
2019 | Honda PCX | 32.582 | 6º |
2018 | Honda PCX | 30.479 | 5º |
2017 | Honda PCX | 28.049 | 6º |
2016 | Honda PCX | 22.539 | 9º |
2015 | Honda PCX | 22.896 | 12º |
2014 | Honda PCX | 19.560 | 13º |
2013 | Honda Lead 110 | 11.432 | 13º |
2012 | Honda Lead 110 | 17.128 | 11º |
2011 | Honda Lead 110 | 20.945 | 11º |
A chegada da Yamaha
Aos poucos o mercado cresceu e a Yamaha chegou ao páreo, sobretudo com o NMax. Lançado em 2016, assim que desembarcou nas lojas conquistou o segundo lugar. Antes, a marca tinha representantes menos expressivos no segmento, como o Neo 115. Em 2017 chegou o Neo 125, que tomou a vice-liderança naquele ano. No calendário seguinte, nova medalha de prata ao NMax.
De olho no borbulhante segmento dos scooter, a Honda fez novos investimentos no nicho. Em 2019 começaram as vendas do seu modelo de entrada, o Elite 125. Foi o segundo scooter mais emplacado naquele e no ano seguinte, no dois seguido pela dupla da Yamaha. Em 2020, foi a vez do Honda ADV ser apresentado ao mercado como opção aos PCX e NMax. E em 2021, quem irá concluir o ano como primeiro na fila?