Honda lança no Japão a sucessora da moto mais vendida do mundo, a Super Cub, agora é 110 cc, marcando o fim do modelo de 50cc.

A Honda apresentou oficialmente no Japão a sucessora da moto mais vendida do mundo, a Super Cub, agora equipada com motor de 110 cc. A nova linha faz parte da adaptação da marca às normas mais rígidas de emissões e inclui quatro modelos “Lite”, entre eles a tradicional Super Cub, a Cross Cub e a scooter Dio 110.

Cross Cub 110 Lite - uma das variações "Super Cub" - Divulgação
Cross Cub 110 Lite – uma das variações “Super Cub” – Divulgação

Fim das cinquentinhas Honda

A mudança marca o fim da produção das versões de 50 cc, que deixaram de ser viáveis diante das exigências de licenciamento e das novas regulamentações ambientais no país. Com um pedido especial, as grandes marcas japonesas solicitaram que as licenças de pilotagem para ciclomotores fosse estendido para até 125cc. Algo que foi aceito, com a condição de que os motores, apesar de maiores, não ultrapassassem os 5 cv de potência. 

Lançamento da nova geração "Super Cub" - Divulgação
Lançamento da nova geração “Super Cub” – Divulgação

De acordo com informações oficiais da Honda Japão, a nova Super Cub 110 manterá a proposta de mobilidade acessível, mas com desempenho atualizado e menor impacto ambiental. O motor tem potência máxima de 5 cv, seguindo as exigências definidas para ciclomotores licenciados no mercado japonês.

Super Cub 110 2026: a sucessora da moto mais vendida do mundo! - Divulgação
Super Cub 110 2026: a sucessora da moto mais vendida do mundo! – Divulgação

Nova geração da Super Cub 110 – A moto mais vendida do mundo

O modelo que sucede a moto mais vendida do mundo terá preço inicial de 341.000 ienes (em torno de R$ 11.900 – em conversão direta do dia) e lançamento previsto para 11 de dezembro. A meta de vendas anual da Honda é de 6.500 unidades para cada versão da Super Cub. O design preserva a identidade clássica da linha, mas incorpora ajustes técnicos e melhorias no consumo e emissões.

Além do design clássico herdado das gerações anteriores, um dos grandes atrativos dos modelos é o consumo. A média de consumo da Super Cub 11o, é de 67,5 km/l – segundo testes (WMTC). Porém o modelo pode chegar até 105 km com um litro, mas isso dependendo das condições de uso. Outros atrativos da nova geração é o ABS na roda da frente (exceto o scooter Dio Lite, sem ABS), pneus sem câmara, painel com indicadores de marcha, alerta de velocidade e até informações de consumo.

A Super Cub 110 Lite standard estará disponível nas cores Bege Virgem, Azul Metálico Brilhante, Branco e Verde Tasmânia Metalizado. Já a versão profissional, Super Cub 110 Pro Lite, será oferecida exclusivamente na cor Azul Noite Seicheles, voltada a entregadores e serviços urbanos.

Super Cub 110 Pro Lite 2026 - Divulgação
Super Cub 110 Pro Lite 2026 – Divulgação

Variações e preços

A nova scooter Dio 110 Lite, também integrante da linha de 110 cc, será lançada em 20 de novembro por 239.800 ienes (aproximadamente R$ 8.300 em conversão direta). A meta anual de vendas é de 9.000 unidades. A Super Cub Pro custará 385.000 ienes (cerca de R$ 13.400 em conversão direta), enquanto a Cross Cub será o modelo mais caro do grupo, com preço de 401.500 ienes – em torno de R$ 14 mil, também em conversão direta. Os preços não consideraram impostos ou variações de mercado.

Com o lançamento, a Honda se torna a única entre as grandes fabricantes japonesas a anunciar oficialmente a transição dos modelos de entrada para motores de 110 cc, alinhando-se às novas normas ambientais e encerrando uma era de 50 cc que marcou gerações.

Scooter Dio 110 Lite - Divulgação
Scooter Dio 110 Lite – Divulgação

Resumo técnico:

Motor: 110 cc / até 5 cv

Lançamentos: entre 20 de novembro e 11 de dezembro

Cores: Bege Virgem, Branco, Azul Metálico Brilhante, Verde Tasmânia, Azul Noite Seicheles

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Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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