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A Honda está patenteando na Europa novos projetos para um motor V4. A novidade parece vir dedicada a reduzir o consumo e a poluição. No entanto, o destino futuro do novo propulsor ainda é desconhecido. Seria uma nova moto touring ou novidade vinda das pistas de corrida?

Honda trabalha em motor V4

No final de junho, a Honda registrou em seu escritório de departamento de patentes, na Alemanha, uma novidade. Nada menos que rascunhos de uma nova unidade motriz com comandos de admissão variáveis ​​e controlados por um motor elétrico. Tudo isso gerido por um dispositivo de acelerador eletrônico.

Uma RC213V de rua? Bem isso é o que parecia o registro realizado pela Honda…

 

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Essa tecnologia patenteada pela marca é semelhante à utilizada na concorrente Yamaha nas motos quatro em linha R1 e R6. Portanto, não chega a ser revolucionária. Mas o projeto da Honda tem uma peculiaridade interessante! A moto desenhada para a patente do novo dispositivo se parece muito com o protótipo RC213V da marca, na MotoGP.

Com a adição do farol, a primeira vista a patente da Honda parece demonstrar que o icônico motor V4 da marca pode dar vida a um modelo de rua. Será?

Patente registrada compartilhava semelhanças com as maquinas da Honda utilizadas na MotoGP

 

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Veja também:

Touring ou esportiva da MotoGP

A nova patente do motor Honda V4 permite que a usina funcione como um V2 em baixas rotações, mas trabalhe com todos os quatro cilindros em rotações elevadas. Essa possibilidade de desconectar cilindros já é usada por marcas como a Harley-Davidson e Ducati.

 

Isso porque, com menos cilindros sendo usados ​​em paradas ou trânsito trancado das cidades, o motor faz menos esforço e economiza combustível. No entanto, nesse tipo de função existe o desafio de se cortar a injeção e a ignição do motor, sem afetar a capacidade de purificação dos gases no escape.

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Extinta VFR 800 pode ganhar vida nova com um motor que atenda as novas normas de emissões

Ao que tudo indica, a patente da Honda pode ter já solucionado esta questão no misterioso V4. No entanto, curiosamente o propulsor tem semelhanças com o V-Tec utilizado na extinta VFR 800, que deixou o mercado europeu devido às atuais leis mais rigorosas de emissões (Euro5).

Isso nos dá a ideia de que a Honda pode estar preparando um motor para uma futura sucessora da VFR, ou mesmo, outro modelo de Grande Turismo. Por fim, corre ainda o rumor de que poderia ser lançada uma esportiva baseada na já referida máquina da MotoGP. Aguardamos ansiosos a novidade!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]