A Honda está patenteando na Europa novos projetos para um motor V4. A novidade parece vir dedicada a reduzir o consumo e a poluição. No entanto, o destino futuro do novo propulsor ainda é desconhecido. Seria uma nova moto touring ou novidade vinda das pistas de corrida?

Honda trabalha em motor V4

No final de junho, a Honda registrou em seu escritório de departamento de patentes, na Alemanha, uma novidade. Nada menos que rascunhos de uma nova unidade motriz com comandos de admissão variáveis ​​e controlados por um motor elétrico. Tudo isso gerido por um dispositivo de acelerador eletrônico.

Honda V4 patente 1
Uma RC213V de rua? Bem isso é o que parecia o registro realizado pela Honda…

 

Essa tecnologia patenteada pela marca é semelhante à utilizada na concorrente Yamaha nas motos quatro em linha R1 e R6. Portanto, não chega a ser revolucionária. Mas o projeto da Honda tem uma peculiaridade interessante! A moto desenhada para a patente do novo dispositivo se parece muito com o protótipo RC213V da marca, na MotoGP.

Com a adição do farol, a primeira vista a patente da Honda parece demonstrar que o icônico motor V4 da marca pode dar vida a um modelo de rua. Será?

2022 honda motogp bikes 2
Patente registrada compartilhava semelhanças com as maquinas da Honda utilizadas na MotoGP

 

Veja também:

Touring ou esportiva da MotoGP

A nova patente do motor Honda V4 permite que a usina funcione como um V2 em baixas rotações, mas trabalhe com todos os quatro cilindros em rotações elevadas. Essa possibilidade de desconectar cilindros já é usada por marcas como a Harley-Davidson e Ducati.

 

Isso porque, com menos cilindros sendo usados ​​em paradas ou trânsito trancado das cidades, o motor faz menos esforço e economiza combustível. No entanto, nesse tipo de função existe o desafio de se cortar a injeção e a ignição do motor, sem afetar a capacidade de purificação dos gases no escape.

Honda V4 patente
Extinta VFR 800 pode ganhar vida nova com um motor que atenda as novas normas de emissões

Ao que tudo indica, a patente da Honda pode ter já solucionado esta questão no misterioso V4. No entanto, curiosamente o propulsor tem semelhanças com o V-Tec utilizado na extinta VFR 800, que deixou o mercado europeu devido às atuais leis mais rigorosas de emissões (Euro5).

Isso nos dá a ideia de que a Honda pode estar preparando um motor para uma futura sucessora da VFR, ou mesmo, outro modelo de Grande Turismo. Por fim, corre ainda o rumor de que poderia ser lançada uma esportiva baseada na já referida máquina da MotoGP. Aguardamos ansiosos a novidade!

Vinheta Instagram 7

Postado por
Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio