A Honda NX 200 esteve à venda de 1993 a 2001, junto da Strada 200. Logo se tornou popular em trilhas e cidades. Veja sua ficha técnica e mais

A Honda NX 200 chegou no Brasil como uma evolução da então já conhecida NX 150. O modelo tinha design inspirado na NX 350 Sahara e oferecia posição de pilotagem que favorecia mudanças rápidas de posição. Relembre a sua história, pontos fortes e fracos, ficha técnica e se ainda vale a pena comprar uma – se encontrar uma unidade que não tenha caído nas trilhas, claro.

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NX 200 chegou em 1993 como evolução da NX 150, de quem herdou boa parte do projeto

Honda NX 200

As Honda NX surgiram no país em um momento em que a matriz da fabricante expandia com rapidez essa nova família. A série era composta por modelos de 125, 250 (chamada de AX-1 em alguns mercados) e 650, a Dominator (vista em locais como Argentina). Modernas e volumosas, eram inspiradas na XL 600 V Transalp.

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NX 200 adotava o mesmo motor da Strada 200, outra novidade da época, e assim entregava 18 cv de potência máxima

 

 

No Brasil a linha NX aterrissou em janeiro de 1989, com o lançamento da NX 150, substituindo a XL 125 S. No mesmo ano chegou às lojas  aNX 350 Sahara, tomando o lugar da obsoleta XLX 350R.

Motor, potência e consumo

Em setembro de 1993 a Honda lançaria a NX 200, junto da estreia da CBX 200 Strada, equipada com motor de 196,9 cm³. Agora, a nova NX 200 entregava 18 cv a 8.000 rpm e tinha torque de 1,8 m.kgf a 6.500 rpm – ante 15 cv a 9.000 rpm e 1,28 kgf.m a 7.500 rpm da antecessora. Com câmbio de cinco velocidades, o consumo médio ficava entre 25 a 30 km/litro.

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NX 150, antecessora da NX 200

Com a chegada dos novos modelos a Honda descontinuou a XLX 250 R, que também já tinha substituta, a XR 200 R. Com motor e até relação final idênticos, as motos se diferenciavam em pontos específicos, como o curso das suspensões. Mais voltada ao off road, a XR tinha 245 mm na frente e 217 mm atrás, contra 190 e 181 mm, na ordem, da NX.

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Irmã da NX, a XR 200R era mais voltada ao uso off road. Contava com farol pequeno, carenagem apenas no tanque, paralama dianteiro alto e plásticos flexíveis

Naturalmente, as diferenças se extendiam ao visual. A XR não contava com a semicarenagem dianteira e adotava farol compacto, plásticos leves e flexíveis e, ainda, luzes de direção que podiam ser removidas com facilidade. O peso a seco dela, porém, era apenas 2 kg mais leve em relação à NX 200.

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Com o passar dos anos a NX 200 facilmente se tornou uma ‘moto de trilha’, herdando componentes da irmã XR. Aliás, há até quem adapte ‘roupa de CRF’ na veterana

Em 2001 a Honda trouxe novos “ventos” ao segmento com a chegada das CBX 250 Twister e XR 250 Tornado, sua versão de uso misto. Com projeto mais moderno, suspensão traseira com ajuste de altura e motor mais potente, em pouco tempo a Tornado substituiu as XR 200R e NX 200, após 12 anos no mercado.

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Com projeto moderno, em pouco tempo a XR 250 Tornado substituiria as XR 200R e NX 200

A família NX seguiria com a NX-4 Falcon, lançada em 1999 e à venda até 2008. Ano mais tarde o modelo ressurgiria com injeção eletrônica e mudanças sutis, em 2013, perdurando apenas até 2015. Era a NX 400i Falcon.

... e a NX 400i Falcon Special Edition por R$ 16.990,00
Família NX no Brasil começou com a Sahara 350, passou por modelos como NX 200 e encerrou em 2015, com o último suspiro da Falcon

Pontos positivos

Os pontos fortes da NX 200 são a robustez, facilidade de manutenção e disponibilidade de peças encontradas no mercado, bem como a possibilidade de receber componentes de modelos similares da marca. Além disso, ganha pontos pela posição de pilotagem e desempenho do motor, que pode até encarar viagens de final de semana.

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Uma estradeira confiável e robusta, essa era a NX 200

Pontos negativos

A NX 200 não sofre de problemas crônicos, mas também traz consigo os pontos negativos característicos da categoria e época. Entre eles, o banco desconfortável (especialmente ao garupa), alimentação por carburador (que eleva o consumo) e tanque pequeno, com apenas 8 litros de capacidade. Por fim, tinha freio a disco apenas na dianteira.

Honda NX 200 vale a pena?

Resistente e fácil de manutenção, a NX 200 é uma moto que merece ser considerada para quem busca uma companheira para rodar na buraqueira urbana ou quer chamar a atenção em passeios de final de semana. Porém, como a maioria migrou para as trilhas com o passar dos anos encontrar uma unidade em bom estado de conservação é tarefa de gincana – e ela pode ter preço de moto de coleção.

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NX 200 pode ser uma boa companheira para o dia a dia ou passeios de final de semana. A dificuldade é encontrar uma fora das trilhas e em bom estado

 

Por isso, os preços apontados pela FIPE podem se distanciar do praticado pelos proprietários. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas o modelo 1993 tem preço médio de R$ 2.335, valor que sobe para R$ 4.023 no caso de uma 2001. Uma XRE 300 zero quilômetro, atual representante da Honda no segmento, custa cerca de R$ 22.751.

Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda NX 200, acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica Honda NX 200

Motor
Tipo 4 tempos, 1 cilindro
Cilindrada 223 cc
Arrefecimento Ar
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 18 cv a 9000 rpm
Torque Máximo: 1.8 kgf.m a 6500 rpm
Alimentação: Carburada
Partida: Elétrica
Transmissão: 5 velocidades
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico / Curso 190 mm
Suspensão traseira: Monoamortecedor / Curso 181 mm
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 2.75-21 MT40
Pneu Traseiro: 4.1-18 MT40
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 125 kg
Comprimento: 2055 mm
Largura: 810 mm
Altura do Banco: 845 mm
Distância entre Eixos: 1330 mm
Capacidade do tanque: 8 litros
Preço (FIPE, março de 2021)
1993 R$ 2.335,00
2001 R$ 4.023,00

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Postado por
@guilhermeaugusto.moto | Apaixonado por motos, criador de conteúdo, estabanado, profissional de comunicação.
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