Publicidade

Técnicas de pilotagem com segurança são passadas aos profissionais que trabalham com moto-patrulhamento

A Honda iniciou em setembro, no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) de Recife, o treinamento de 450 policiais militares da ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas). O curso faz parte do projeto de formação de novos recrutas do grupo, em Pernambuco.

O treinamento é dividido em uma parte teórica e outra prática. Na primeira, são abordados temas como características e comandos da motocicleta; inspeção preventiva; equipamentos de proteção; postura básica; técnicas em curvas; técnicas de frenagem; posicionamento da motocicleta; visibilidade; estratégias de condução e pilotagem no trânsito.

Já na aula prática são aplicados exercícios na pista do CETH, utilizando as técnicas de alameda grande e pequena (o motociclista percorre uma seqüência de cones, formando um zig zag); slalon duplo (que simula a aproximação de curvas e retomada de velocidade); slalon simples (com desvio rápido de direção), além de exercícios de frenagem. O grande diferencial do treinamento específico a policiais militares são as orientações relacionadas ao patrulhamento em áreas de risco.

Publicidade

–A moto-patrulha é fundamental para o trabalho desempenhado no dia a dia destes profissionais. Devido à mobilidade e à rapidez oferecida pelo veículo, é possível atuar em diversos locais em tempo reduzido, superando os congestionamentos–, afirma o Comandante da Companhia Independente de Policiamento com Motocicletas, Idelfonso Elias de Queiroga.

A frota de motocicletas atuante em Recife conta com 300 modelos XRE 300 e 200 XR 250 Tornado. O programa visa à repressão ao crime, oferecendo mais segurança à comunidade, principalmente na grande movimentação que ocorrerá no estado durante a Copa do Mundo a ser realizada no País em 2014.