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Honda PCX 2019: evoluir é preciso

Coloque-se no lugar do principal executivo da Honda e analise o posicionamento do seu scooter PCX 150, que lidera o segmento com larga folga desde o seu lançamento, em abril de 2013. Apesar dos esforços dos concorrentes para alcançar a liderança, o que não aconteceu, você sugeriria uma mudança completa no produto? Talvez fosse melhor e menos custoso continuar fazendo pequenos ajustes para manter a moto atualizada, afinal, são mais de 135 mil motos vendidas no Brasil, uma média superior a 20 mil motos por ano. Mas como se trata de um produto global, a Honda preferiu não esperar a concorrência evoluir mais e ameaçar sua liderança. E então surge o novo (não parece novo, mas é, acredite) Honda PCX 2019, agora em três versões: STD, DLX e Sport.

A principal diferença entre as três novas versões do Honda PCX 2019 está nos freios. Na versão básica (STD), está mantido o mesmo sistema de freios do modelo 2018, com disco na dianteira e tambor na traseira com o sistema CBS (Combined Brake System), aquele que, ao acionar o manete do freio traseiro, uma parte da força aciona também o freio da roda dianteira. Já as versões DLX e Sport ganharam disco também na roda traseira e o ABS, mas de uma via, ou seja, atua apenas na roda dianteira, ao contrário de sua principal concorrente – Yamaha NMax, que tem ABS nas duas rodas. A Honda fica devendo o ABS na roda traseira, o que talvez fosse o caso de colocar na versão Sport. O PCX 2019 DLX e Sport ganharam também o Smart Key System (chave presencial), que permite utilizar o botão da trava do guidão, a ignição, a abertura do assento e a tampa do bocal de combustível.

PCX 2019: tudo novo

Pode até não parecer, mas mudou tudo. A começar do chassi, que sofreu um mudança fundamental para melhorar o que é a grande reclamação dos consumidores: a suspensão dura na traseira. Aliás, esta é a reclamação de todos os consumidores que compram scooter no Brasil, face ao péssimo estado de conservação de nossas ruas, avenidas e estrada. A mudança no chassi serviu para mudar a posição de ancoragem dos amortecedores traseiros, que agora estão em posição menos inclinada – era 25º e agora está com 10º de inclinação. A mudança também reposicionou o motor no berço duplo e as duas modificações melhoraram o equilíbrio do scooter e tornaram a suspensão traseira mais macia e com mais curso – 85 mm contra 100 mm, alem de aumentar o espaço sob o banco.

Essa diferença foi percebida no test-ride que a Honda proporcionou nas ruas (ruins e muito esburacadas) de Manaus (AM) e é de fato uma enorme evolução e aquelas pancadas secas na coluna vertebral já não são tão sensíveis. Ponto para o PCX 2019. As rodas tem novo desenho e os pneus são mais largos (passaram a ser 100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira – antes 90/90-14 e 100/90-14), há um novo e maior porta-luvas do lado esquerdo do painel, onde está a tomada 12V e um bom espaço para um smartphone e mais alguma coisa, a iluminação é  full LED e o painel é e totalmente digital e com informações completas, inclusive com o computador de bordo. Tecnicamente, além da mudança na suspensão, o mapeamento de injeção foi ajustado ao novo catalisador no escapamento, já preparando a moto para as normas de emissões mais rígidas que virão no futuro.

Detalhes da principal mudança e suas conseqüências

Detalhes da principal mudança e suas conseqüências

Claro que estas mudanças todas implicaram em um design também modificado, mas quase imperceptível aos olhos dos consumidores. A Iluminação em LED é o que mais chama a atenção e deixa o PCX 2019 mais bonito. “Nossas pesquisas sobre o produto mostram que 40% de quem compra o PCX é o público feminino e que 85% possuem automóvel”, falou Alexandre Cury, diretor comercial da Honda, justificando essa evolução e enfatizando que trata-se de um consumidor muito exigente e que deseja produtos evoluídos tecnologicamente.

PCX 2019 agora full LED; abaixo, note a diferença da posição dos amortecedores traseiros

PCX 2019 agora full LED; abaixo, note a diferença da posição dos amortecedores traseiros

O PCX 150 STD vem em duas opções de cores (prata metálico e azul perolizado) e seu preço público sugerido é R$11.620. Os outros dois – DLX e Sport – estão disponíveis em cor única para cada versão: branco perolizado com detalhes em marrom no DLX e Prata metálico com detalhes em vermelho no Sport. Estes dois tem também o Smart key (partida sem chave) e o preço é maior: R$12.990.

Ficha Técnica Honda PCX 2019

ITEM STD DLX / Sport
Tipo OHC, um cilindro, 4 tempos, arrefecimento a líquido
Cilindrada 149,3 cm³
Diâmetro x curso 57,3 x 57,9 mm
Potência máxima 13,2 cv a 8.500 rpm
Torque máximo 1,38 kgf.m a 5.000 rpm
Alimentação Injeção Eletrônica, PGM-FI
Taxa de compressão 10,6:1
Lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Transmissão CVT – Tipo V-Matic
Embreagem Automática centrífuga (tipo seco)
Sistema de partida Elétrica
Combustível Gasolina
Ignição Eletrônica
Bateria 12 V – 5 Ah
Farol LED
Tipo Berço duplo
Suspensão dianteira Garfo telescópico / 100 mm
Suspensão traseira Dois amortecedores / 100 mm
Freio dianteiro Disco simples / 220 mm Disco simples / 220 mm C/ ABS
Freio traseiro Tambor / 130 mm C/ CBS Disco simples / 220 mm
Pneu dianteiro 100/80 14 M/C 48P
Pneu traseiro 120/70 14 M/C 61P
Comp x Larg x Alt 1.923 mm x 745 mm x 1.107 mm
Distância entre eixos 1.313 mm
Distância mínima do solo 137 mm
Altura do assento 764 mm
Capacidade do tanque 0,9 litro (0,8 para troca)
Peso seco 124 kg 126 kg
Preço Público Sugerido R$ 11.620,00 R$ 12.990,00

Para saber mais sobre o Honda PCX 150:

 



Sidney Levy

Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.