O dia na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), foi movimentado nesta sexta-feira (27) quando mais de 1.200 pessoas, entre crianças, turistas e população local, que passaram pelo complexo Crocobeach, puderam conhecer de perto dois projetos socioambientais desenvolvidos pela Honda, durante o evento “Juntos pelo amanhã – Educação no trânsito e respeito ao meio ambiente por um mundo melhor”, realizado em parceria com as concessionárias locais da marca.
Sempre em busca de convívio harmonioso com as comunidades onde está inserida, a Honda realizou o “Beach Clean”, que consiste na limpeza de um trecho de praia com a utilização de um dispositivo acoplado a um quadriciclo. Mais do que a limpeza em si, o objetivo principal da ação é conscientizar a população sobre a importância de não deixar lixo na areia, contribuindo assim com preservação das praias para que as futuras gerações possam usufruí-las. Também pensando nas próximas gerações, a Honda levou para o local a estrutura itinerante do Clubinho Honda, onde monitores especializados ensinaram, brincando, os futuros condutores como se comportarem e garantirem a segurança no trânsito.
O público ainda pode conferir as novidades da Honda em motocicletas, automóveis e produtos de força e as ações em gestão ambiental realizadas pela empresa desde que se instalou no Brasil, em 1976. O investimento constante em ações que reduzam os impactos ambientais das suas atividades e produtos é premissa da Honda. A empresa tem como meta global a redução de 30% das emissões de CO2 geradas em suas atividades até 2020. Para atingir esse objetivo, somente no ano passado, quando inaugurou o primeiro parque eólico da marca no mundo, foram investidos R$ 118 milhões.
Em todas as unidades da Honda no mundo, o nível de CO² emitido é constantemente monitorado, com planos de melhoria contínua. Os conceitos de Green Factory, Green Logistic, Green Dealer e Green Office adotados pela empresa consolidam ações de redução dos impactos ambientais em toda a cadeia produtiva, desde seus fornecedores, passando pelas fábricas e transporte de seus produtos até a rede de concessionárias.
Honda Beach Clean
O Honda Beach Clean teve início em maio de 2006 e já foi realizado mais de 300 vezes em 4 países: Japão, Estados Unidos, Portugal e Brasil, onde a atividade aconteceu pela primeira vez na Praia Grande – litoral Sul de São Paulo, há quatro anos.
A limpeza da areia da praia é realizada com um equipamento tracionado por um quadriciclo que recolhe lixos menores enterrados na areia dificilmente resgatados na coleta manual. Além de reduzir o tempo do trabalho, o procedimento é feito de maneira eficiente e com pouco impacto ambiental.
O Clubinho Honda
Educação no trânsito desde os primeiros anos de vida. Ciente da importância da educação para a construção de um mundo melhor, a Honda criou, em 1992, o projeto “Clubinho Honda – Trânsito Amigo”. A iniciativa tem o objetivo de ensinar a importância da boa convivência no trânsito, entre pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas, de forma leve e divertida.
Em 2009, foi a vez da versão digital do projeto ser apresentada ao público infantil. No site do projeto. pais, professores e crianças têm à disposição histórias em quadrinhos, filmes e games. Nos materiais, personagens adultos e um super herói simulam situações reais do trânsito ensinando lições importantes sobre segurança de forma criativa.
Em 2012, o Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) de Indaiatuba (SP) inaugurou a Cidade Mirim do Clubinho Honda em suas dependências. O espaço, aberto a crianças de escolas públicas e privadas do município, reproduz uma cidade com a intenção de transmitir conceitos de educação no trânsito. No local, os pequenos estudantes têm aulas práticas usando triciclos e motos elétricas.
A iniciativa também é compartilhada com as comunidades de outras regiões do Brasil através das concessionárias Honda, que promovem periodicamente atividades educativas, distribuindo gibis e livrinhos de brincadeiras para a criançada de todo o País.
Juntos pelos amanhã
Do modo de ser, pensar e agir da Honda, nasceu o lema Together for Tomorrow. Adotado mundialmente pela empresa, o lema transmite a filosofia que permeia suas atividades ao demonstrar que a união com as comunidades que abrigam suas operações é o caminho para ajudar na construção de um mundo melhor e mais justo para as gerações futuras.
Desde sua fundação, em 1948, a Honda procura contribuir para o desenvolvimento da sociedade criando tecnologias e produtos de qualidade, ao mesmo tempo em que busca o convívio harmonioso com as comunidades onde está inserida. A empresa visa contribuir de maneira cada vez mais proativa para o desenvolvimento de indivíduos e sociedades, e compartilhar da alegria com pessoas no mundo todo.