Publicidade

A Honda mantém sua longa tradição de mais de 40 anos de apoio aos esportes motociclísticos no Brasil (e no mundo), ao apresentar hoje (26/2) em São Paulo (SP) suas equipes oficiais Honda Racing para disputar as principais competições do calendário brasileiro em 2019. São cinco modalidades: Motovelocidade, Motocross, Rally Cross Country, Enduro FIM e Enduro de Regularidade.

Além disso, a Honda também informou a quais eventos a empresa oferecerá seu patrocínio este ano: Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, Campeonato Brasileiro de Motocross, Arena Cross, Rally dos Sertões, Enduro da Independência, Superbike Brasil e o incentivo às categoria monomarca Junior Cup e a classe CBR 500R. A grande novidade é a presença de uma mulher no time oficial Honda Racing de Enduro FIM. A goiana Bárbara Neves vai pilotar a nova Honda CRF 250F de fabricação nacional nas provas de Enduro FIM.

Todos os pilotos, em todas as modalidades: 40 anos de incentivo ao motociclismo

Todos os pilotos, em todas as modalidades: 40 anos de incentivo ao motociclismo

A presença de Bárbara Neves foi recebida com entusiasmo. “A mulher ocupa seu espaço e no esporte não é diferente”, comemorou Marcos Monteiro, Gerente da Moto Honda da Amazônia. A jovem piloto mostra personalidade num esporte predominantemente masculino. “É uma grande honra integrar a equipe Honda Racing e ser a primeira mulher a vestir essa camisa, com a qual certamente vou conquistar muitas vitórias”, afirmou Bárbara Neves. O time oficial de Enduro FIM tem ainda outro reforço de peso, o atual campeão brasileiro das classes E1 e Enduro GP, o capixaba Bruno Crivilin, que deixa a KTM e vai pilotar a nova versão da Honda CRF 250RX. Completam a equipe na modalidade Gabriel Soares, na classe E2, e Nicolás Rodrigues, na E3.

Publicidade
Bárbara Neves em ação: promessa

Bárbara Neves em ação: promessa

Honda Racing Motocross

Cm razão, a Honda faz questão de frisar que não se trata apenas de patrocinar pilotos para ganhar títulos, mas sim de incentivar jovens talentos para que consigam despontar no cenário nacional e, quem sabe, alcançar espaço internacionalmente. Por isso a Honda manteve 0 Honda Talent Test (HTT), dentro da filosofia de incentivo aos novos talentos do motociclismo nacional. A Honda Racing focou o Motocross e o talento escolhido para compor a nova equipe foi goiano Matheus Klysman, que competirá pela classe MX2 no Campeonato Brasileiro da modalidade, terá como companheiros de MX2 os catarinenses Lucas Dunka e Leonardo Souza, enquanto que para a categoria MX1, a Honda Racing conta com o atual campeão brasileiro da MX Elite, o equatoriano Jetro Salazar, e com o paulista Hector Assunção a bordo das motos Honda CRF 450R.

Honda Racing Motocross

Honda Racing Motocross

Rally Cross Country

A moto de produção nacional, a Honda CRF 250F será usada também nas equipes de outras modalidades. O piloto paulista Júlio “Bissinho” Zavatti vai acelerar a nova moto para tentar manter a hegemonia entre as motocicletas nacionais nas provas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, o que inclui o Rally dos Sertões. Tunico Maciel, mineiro vencedor das motos no Rally dos Sertões 2018, e o gaúcho Gregório Caselani, atual campeão brasileiro da modalidade (na geral e na classe Super Production) seguem na equipe, bem como o multicampeão Jean Azevedo. Todos aceleram as motos Honda CRF 450RX.

Publicidade
Honda Racing Rally Cross Country

Honda Racing Rally Cross Country

Enduro de Regularidade

No Enduro de Regularidade, a Honda Racing começou vencendo com o tricampeonato de Tunico Maciel na categoria Master do Rally Piocerá / Cerapió. Nas mãos de Dário Júlio, que retornou à categoria de elite da modalidade, a Honda CRF 250F estreou em grande estilo nas competições, com o terceiro lugar da Master. A dupla irá defender a Honda Racing nas provas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e no Enduro da Independência.

Honda Racing Enduro

Honda Racing Enduro

Motovelocidade

Com a mesma composição do ano passado, a equipe Honda Racing de motovelocidade vai competir com as novas Honda CBR 1000RR Fireblade no Superbike Brasil, o principal campeonato de Motovelocidade do país. O bicampeão Eric Granado, de São Paulo, e o gaúcho Pedro Sampaio, revelado no HTT 2018, irão representar a equipe oficial na categoria de elite, a Superbike Pro. A Honda aproveitou o evento e mostrou o livro comemorativo Honda Racing – Liderando o Pódio há 40 Anos” – uma edição de luxo para colecionador e para quem gosta do esporte com motos sobre duas rodas.

Publicidade
Honda Racing Motovelocidade

Honda Racing Motovelocidade

A publicação celebra 40 anos (em 2018) de incentivos da Honda às competições brasileiras e tem 160 páginas dedicadas a traçar a linha do tempo da jornada percorrida pela Honda em quatro décadas de esforços em benefício do esporte, desde a criação da Fórmula Honda 125, em 1978. O livro traz os ídolos, fotos antigas e atuais, curiosidades e as competições que marcaram o período. Confira as formações das equipes oficiais da Honda Racing para a temporada 2019:

  • Motovelocidade
    • Eric Granado e Pedro Sampaio
  • Enduro FIM
    • Bárbara Neves, Bruno Crivilin, Gabriel Soares, Nicolás Rodriguez
  • Motocross
    • Jetro Salazar, Hector Assunção, Lucas Dunka, Leonardo Souza, Matheus Klysman
  • Rally Cross Country
    • Tunico Maciel, Gregório Caselani, Jean Azevedo, Júlio “Bissinho” Zavatti
  • Enduro de Regularidade
    • Tunico Maciel e Dário Júlio

 

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.