Uma Honda RC213V-S ano 2016 é a mais recente motocicleta mais valiosa já leiloada da história do Japão! O modelo foi negociado no final do último mês na casa de leilões hospedada no site do Yahoo!, pela bagatela de 27.100 ienes, cerca de mais de 1 milhão e 300 mil reais.
A Honda RC 213V-S de mais de R$ 1.300.000,00
É incrível pensar como o valor e apelo ao modelo RC213V-S aumentou rapidamente desde seu lançamento. Há apenas cinco anos atrás a moto que foi a leilão era vendida por 184 mil dólares (pouco mais de R$ 650 mil na cotação da época).
O que a ela tinha de especial? Para começar um um kit de corrida opcional adicionando robustos 12 mil dólares, e que ainda está em suas caixas de peças originais Honda, esperando para ser montado!
Agora some isso ao fato de que o modelo tem apenas 161 quilômetros rodados. Não é suficiente? Então saiba que somente 213 dessas motos foram fabricadas. É sem dúvida um produto reservado para a elite dos colecionadores.
Para se ter uma ideia, essa RC213V-S ultrapassou a antiga detentora do recorde de valores negociados em uma motocicleta no Japão. O título pertencia a outro modelo Honda, trata-se do protótipo da CB750 1968, que rendeu o equivalente a 221.600 dólares em 2018 (mais de R$ 808 mil em cotação da época).
Veja também:
- As 12 motocicletas mais velozes do mundo
- Moto mais cara do Brasil custa R$ 1,1 milhão; veja top10
- 5 motocicletas da MotoGP estão em leilão na Europa
O que tem de mais especial na RC 213V-S?
O grau de raridade e cuidado da RC213V-S leiloada impressionam. No entanto, o valor negociado também, uma vez que rivaliza com a moto mais cara do Brasil. Aí fica a pergunta: o que mais de especial essa Honda tem?
Bem, para quem ainda não conhece a RC 213V-S trata-se em resumo de uma máquina da MotoGP homologada para o uso nas ruas. É uma moto definitivamente desenvolvida na categoria principal do motociclismo mundial.
O modelo conta com motor V4 DOHC de 999 cm³, com arrefecimento a líquido e que segue o mesmo conceito das motos de corrida. Porém com potência adequada para a utilização fora da pista. São 161 cv a 11.000 rpm e torque de 10,4kgf.m a 10.500 rpm. O câmbio tem seis velocidades, com transmissão final feita por correntes, o peso total do conjunto é de 170 kg.
Mas a impressionante ficha técnica da motocicleta não fica apenas no papel. A RC213V-S está mesmo muito perto de uma máquina da MotoGP de verdade. Fato é que o piloto oficial do time da Honda, o hexacampeão Marc Márquez, treinou a bordo de uma dessas motos para se preparar para as corridas, pós-lesão em 2020. Vale ou não vale mais de R$ 1 milhão?