Publicidade

A Moto Honda da Amazônia bateu em 2012 o recorde histórico de treinamentos realizados nas unidades dos Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETHs) e dos Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias (CETCs). No total, foram 135.299 motociclistas que receberam informações de pilotagem com segurança, um crescimento de 48% em relação ao ano anterior, quando a Honda capacitou cerca de 91 mil pessoas.

135 mil motociclistas foram passaram pelo Centro de Treinamento da Honda em 2012

135 mil motociclistas foram passaram pelo Centro de Treinamento da Honda em 2012

Desde que iniciou as atividades no Brasil, na década de 70, a Honda já realizava atividades com o objetivo de difundir conceitos de pilotagem segura e boas práticas no trânsito. Com a inauguração, em 1998, do primeiro CETH, os treinamentos foram intensificados.  Naquele ano, o CETH treinou pouco mais de 3 mil pessoas, entre bombeiros, policiais, profissionais de outros órgãos públicos, frotistas e cidadãos comuns. Em 2006, a Honda expandiu as atividades de treinamento para a região Nordeste com a criação do CETH de Recife (PE) e, em 2013, uma nova unidade será inaugurada em Manaus (AM).

Em seus 15 anos de existência, o CETH, em conjunto com a rede de concessionárias Honda, já repassaram conceitos de pilotagem com segurança para mais de 460 mil motociclistas.

Publicidade

Atividades desenvolvidas
O CETH Indaiatuba possui área total de 31.700m², entre sede administrativa e espaço para treinamentos práticos. Já a unidade de Recife possui 110.700 m² e estrutura bastante semelhante à de Indaiatuba. Os treinamentos são realizados em sala de aula e em simuladores de pilotagem que possibilitam aos motociclistas vivenciar as mais variadas situações do trânsito e se condicionar a reagir de forma segura.

As equipes do CETH também realizam palestras educativas, test-rides e atividades educativas itinerantes por todo o País, além de capacitarem os instrutores dos Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias.

Os treinamentos englobam conhecimentos teóricos e práticos. Os temas debatidos em sala de aula são relacionados aos comandos da motocicleta, inspeção preventiva, equipamentos de proteção, postura básica, técnicas de pilotagem e estratégias de condução nas mais variadas situações, entre outros temas. No segundo momento, os alunos colocam em prática, nas pistas dos Centros Educacionais de Trânsito, o aprendizado da sala de aula.

Técnicas de pilotagem via internet

Publicidade
Além da teoria, os alunos recebem aulas praticas sobre pilotagem com segurança

Além da teoria, os alunos recebem aulas praticas sobre pilotagem com segurança

Um dos compromissos da Honda é difundir técnicas de pilotagem e harmonia no trânsito para que os clientes possam desfrutar com segurança de seus produtos. Para ampliar ainda mais a disseminação destes conceitos, foi lançado em 2012 o portal Harmonia no Trânsito. Nele, os usuários terão acesso a dicas de pilotagem de motocicletas com segurança, além de informações sobre os cursos, palestras e eventos realizados pela empresa.

No endereço eletrônico também serão compartilhadas matérias veiculadas na mídia sobre pilotagem com segurança, vídeos, exercícios e animações 3D com dicas de trânsito para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Será possível ainda realizar o download de apostilas sobre técnicas fundamentais e avançadas de pilotagem com segurança, pilotagem off-road e de quadriciclos.

Para disseminar os conceitos de segurança no trânsito também ao público infantil, a empresa criou o projeto “Clubinho Honda – Trânsito Amigo”. Lançado pela primeira vez em 1992 no Brasil, o sucesso do “Clubinho Honda – Trânsito Amigo” foi reconhecido com o prêmio Volvo de Segurança. Em 2009, o programa foi relançado em versão digital. No site do clubinho, é possível ler histórias em quadrinhos, fazer o download dos manuais para professores e pais, que possuem dicas de atividades educativas para realizar com as crianças, em casa ou na escola, além de participar de games e assistir aos filmes educativos veiculados na TV.

Publicidade

Além disso, o CETH de Indaiatuba criou em 2012 a Cidade Mirim Clubinho Honda.  No espaço, crianças de Escolas Municipais da região participam de um dia de aprendizado sobre noções de cidadania e trânsito, além de muita diversão com os personagens do programa.