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No CETH, Centro Educacional de Trânsito Honda de Indaiatuba as mulheres agora têm treinamento específico para elas.

De mulher para mulher, as instruções são bem mais simples - Jaqueline Poltronieri

De mulher para mulher, as instruções são mais bem recebidas – Jaqueline Poltronieri

Lidar com a altura da moto, o peso e suas particularidades na aceleração, frenagem, como inclinar em curvas e até saber a melhor opção na hora de escolher o melhor tipo de moto para você. Tudo isso é abordado de forma planejada e apropriada para as meninas que fazem da moto a sua modalidade de transporte. Elas a usam para ir às compras, levar e buscar os filhos na escola, ir e vir do trabalho. Cada vez mais, a opção da moto como a solução para uma vida mais prática e econômica faz a cabeça das mulheres também.

Desde os seis anos de idade ela anda de moto, sempre aprendendo alguma coisa para ensinar

Desde os seis anos de idade ela anda de moto, sempre aprendendo alguma coisa para ensinar

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Jaqueline Poltronieri anda de moto desde os seis anos de idade, tem na veia o sangue de motociclista, herdado de seu pai e é ela que está no CETH fazendo da sua vocação a maior motivação para passar as técnicas e treinamento teórico e prático de como fazer melhor uso desse veículo.

Helena França teve a sua primeira moto, ou melhor ciclomotor no começo dos anos 80. Percebeu a praticidade e economia do veículo desde seus 28 anos e nunca mais abandonou as motos. Teve várias CGs, três NX 150, XR200, Virago 250 e agora anda na sua Harley-Davidson 883. As quedas foram inevitáveis e serviram para aprender e até poderia dizer que esses anos lhe serviram de base e aprendizado especializando as habilidades que obteve para tirar sua CNH de motociclista. Afinal, ela estava habilitada. Pois sim, ela sabe que não é desse jeito que funciona.

A Honda oferece as motos para as alunas colocarem em prática o que aprendem na teoria

A Honda oferece as motos para as alunas colocarem em prática o que aprendem na teoria

“Fiz inúmeras viagens, na grande maioria das vezes sozinha e sempre me saí muito bem, tenho verdadeira paixão por motocicletas, é meu veículo preferido há mais de trinta anos. Sofri um grave acidente em 2011, com direito a traumatismo craniano mas isso não me abalou, na época eu dizia que enquanto não estivesse pilotando novamente não me consideraria totalmente curada. Pilotar é minha maior diversão e o faço sempre que possível. Andar na estrada é o que mais gosto, sentir o vento, apreciar a paisagem, isso sim é a maior terapia que existe. Só quem já experimentou sabe o quanto faz bem para o corpo e para a alma” (Helena França).

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Helena França dá seu depoimento, era mais uma a reciclar os conhecimentos

Helena França dá seu depoimento, era mais uma a reciclar os conhecimentos

As pessoas tiram sua carta de motociclista (CNH) e saem pelas ruas, se deparam com dificuldades e por um ou outro motivo conseguem se sair bem, ou sobreviver. Na verdade os motociclistas de modo geral criam as suas próprias soluções para os problemas: “não uso o freio dianteiro que causa quedas” “não inclino muito nas curvas para não cair” “coloco sempre os dois pés no chão para ter mais segurança com a moto em pé”…. são mitos que no treinamento acabam por ser derrubados mas que na vida prática, para muitos, se mantém como verdades.

Como na brincadeira de seguir o chefe, as alunas seguem a orientadora, tentando repetir as manobras e ver surtir os efeitos

Como na brincadeira de seguir o chefe, as alunas seguem a orientadora, tentando repetir as manobras e ver surtir os efeitos

O curso teve excelente aula de teoria e os exercícios práticos ocuparam a maior parte do tempo, o que possibilitou às alunas a chance de minimizarem suas dificuldades no manejo da moto. Com certeza o que foi ensinado deve ser lembrado em todos os momentos  para que se possa aperfeiçoar cada vez mais a pilotagem. Todas as alunas ficaram muito satisfeitas com o que aprenderam e acham que esse curso deve ser repetido periodicamente para que  se reafirme cada vez mais a correta técnica na direção. Se todos os motociclistas tivessem a oportunidade de fazer um curso assim teríamos menos acidentes no trânsito.

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Em sala de aula elas verificam os conhecimentos que vão aplicar na prática

Em sala de aula elas verificam os conhecimentos que vão aplicar na prática

Em geral as pessoas têm dificuldades nas curvas e isso foi bastante treinado. Jaqueline pilota muito bem e fez magistral demonstração nesse quesito, suas alunas precisam treinar muito para repetirem seus feitos. O importante é perseverar e lembrar de cada conselho dado por ela no curso. O caminho para conseguir esse feito ela deixou bastante claro.

Contornando os cones em baixa velocidade elas treinam olhar e seguir para onde querem ir com a moto

Contornando os cones em baixa velocidade, elas treinam o olhar para seguir para onde querem ir com a moto

As técnicas ensinadas são simples, mas em geral não costumam ser usadas por uma boa parte dos motociclistas. Diversos vícios devem ser corrigidos para melhorar a performance, um deles, que foi mencionado é o de  segurar na embreagem antes da hora. Para frear há necessidade de usar ambos freios, traseiro e dianteiro, colocar o pé inteiro no chão, do lado esquerdo e só no final manusear a embreagem.  Para fazer as curvas abrir bem, olhar à frente e acelerar o suficiente, o freio pode ser usado apenas antes de começar a curva, depois apenas acelerar. Essas e outras técnicas foram ensinadas e praticadas por bastante tempo pelas alunas.  A Honda está de parabéns por ministrar um curso dessa qualidade.

Sensação de conquista para todas elas, o certificado terá lugar de honra em casa

Sensação de conquista para todas elas, o certificado terá lugar de honra em casa

Foi uma tarde bastante proveitosa, alegre, animada e divertida. A professora Jaqueline fez muito bem seu trabalho e também está de parabéns.