Honda divulgou um novo vídeo teaser da aguardada moto com motor V3 turbo, que aumentou a expectativa para sua revelação completa na EICMA. O modelo, que traz um inovador sistema de compressor elétrico (e-blower), havia sido mostrado como conceito bruto na edição anterior do evento e agora parece estar muito próximo da versão de produção.
O que revela o novo teaser da Honda V3 turbo
O vídeo recém-divulgado reafirma algumas características já especuladas desde o conceito apresentado no ano passado, mas também traz novos elementos que apontam para uma motocicleta de alto desempenho. A Honda tem mantido sigilo sobre esse desenvolvimento desde que as primeiras patentes do sistema e-blower foram descobertas.
O compressor elétrico, diferente de um turbocompressor convencional, é acionado eletricamente para forçar mais ar para o motor, aumentando potência e torque de forma mais controlada e com menos atraso de resposta. Esse sistema está acoplado ao inédito motor em configuração V3 (três cilindros em V) que promete combinar compactação com alta performance.
Detalhes técnicos identificados no vídeo
Entre os elementos que se destacam no teaser está o braço oscilante de um lado só, uma peça derivada da CB1000R. Embora muitos considerem a CB1000R menos impressionante que suas concorrentes diretas, seu braço oscilante é notavelmente bem desenhado, e a Honda inteligentemente o manteve para o novo modelo com motor V3.
Outro ponto interessante é que a moto utiliza um chassi treliça abrigando o motor V3 e o compressor elétrico. Essa escolha é incomum para a Honda, que tradicionalmente opta por chassi de vigas duplas ou espinha dorsal em seus modelos de alta performance.
O vídeo mostra apenas fragmentos da motocicleta, uma estratégia deliberada para manter o suspense até a revelação oficial, mas suficiente para confirmar alguns dos elementos mais marcantes de sua construção.
Especulações sobre o modelo final
O teaser mostra o que parece ser uma naked (moto sem carenagem), mas especialistas não descartam que o modelo possa ter versões com carenagem parcial ou completa, similar ao que acontece com a Yamaha XSR900 GP. A estratégia permitiria à Honda atender diferentes segmentos com uma mesma base mecânica.
Quanto ao nome, embora não haja confirmação oficial, a Honda registrou a marca V3R no ano passado, o que sugere fortemente que este será o nome comercial do modelo quando chegar às lojas. A nomenclatura faz referência direta à configuração de seu motor.


