Publicidade
Foto: Honda XL 1000V Varadero

Foto: Honda XL 1000V Varadero

Com nova motocicleta importada da Espanha, empresa preenche lacuna no segmento e amplia sua linha de modelos de alta cilindrada em territ¢rio brasileiro

Imagine todo o conforto existente num modelo da categoria Touring e a versatilidade caracter¡stica do segmento on/off road. Some a isso, um design moderno, tecnologia de ponta representada pelo avan‡ado sistema de freios ABS (Anti-lock Brake System) com DCBS (Dual Combined Brake System), inje‡Æo eletr“nica PGM-FI (Programmed Fuel Injection) e um potente motor. O resultado dessas e de outras caracter¡sticas est  materializado numa motocicleta consagrada no mercado europeu e que passa a ser importada a partir de agosto. Trata-se da Honda XL 1000V Varadero. Uma autˆntica representante “Big Touring” e que amplia as op‡äes de motos de alta cilindrada da marca em territ¢rio nacional.

Qualidades nÆo faltam a essa motocicleta.  confort vel. Seja pelo p ra-brisa com regulagem de altura, que oferece maior prote‡Æo contra o vento, ou pelo formato do assento, proporcionando melhor encaixe das pernas. Foi projetada para oferecer comodidade tanto ao piloto quanto ao garupa para percorrer longas viagens.  forte. Basta verificar seu elevado torque (9,9 kgf.m a 6.000 rpm).

Publicidade

E mais: sua acelera‡Æo ‚ r pida, mesmo com passageiro e capacidade m xima de bagagem. NÆo bastassem esses detalhes, as suspensäes proporcionam ¢tima dirigibilidade e o sistema de freios oferece extrema seguran‡a em qualquer tipo de piso. De vias pavimentadas a estradas de terra.

Tudo isso explica sua aceita‡Æo pelo p£blico europeu, que transformou a categoria “Big Touring” numa das que mais crescem atualmente. A motocicleta Varadero est  presente em in£meros pa¡ses da Europa, como Portugal, It lia, Fran‡a e Inglaterra. Lan‡ado no final da d‚cada de 90, o modelo tornou-se referˆncia para aficionados por longas viagens e tamb‚m para quem prefere utiliz -lo diariamente.

A aprova‡Æo pela categoria nÆo se limita ao exterior. O segmento de Big Touring vive um momento de expansÆo no Brasil. Para se ter id‚ia, registrou 1.096 unidades emplacadas no ano passado ante 888 em 2005, de acordo com pesquisas da Honda. Ou seja, um acr‚scimo de quase 25%. A expectativa inicial da Honda ‚ comercializar 400 unidades dessa motocicleta at‚ o final deste ano.

A chegada da XL 1000V Varadero preenche uma lacuna no mercado brasileiro de duas rodas. Trata-se do primeiro modelo da categoria Big Touring da Honda no pa¡s. E mais: amplia o n£mero de novos modelos importados. Foram outros trˆs, todos para p£blicos diferentes, somente neste primeiro semestre.

Publicidade

A Honda apresentou quase simultaneamente a GL 1800 Gold Wing com o in‚dito sistema airbag e a superesportiva CBR 600RR, totalmente modificada em compara‡Æo com sua versÆo anterior. Recentemente o mercado nacional tamb‚m conheceu a naked CB 1300 Super Four, que resgatou com muita esportividade a tradi‡Æo da fam¡lia “CB”.