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A Honda XR 250 Tornado é uma motocicleta de uso misto lançada em 2001 e produzida até 2008, quando deu lugar à XRE 300. Sucesso de vendas, permaneceu na maior parte do tempo sem concorrente à altura no mercado, dominando as vendas no segmento de motos on-off road, e se tornou um símbolo de agilidade e resistência.

Sucesso de vendas, modelo era equipado pelo mesmo motor monocilíndrico de 249 cm³ da CBX 250 Twister

Apenas em 2007 que ela foi ameaçada, com a chegada da XTZ 250 Lander. Equipada com um motor monocilíndrico de 249 cm³, o modelo compartilhava o mesmo propulsor da CBX 250 Twister.

Material publicitário da Tornado na Argentina, onde ela ainda segue à venda. Por lá a legislação sobre poluentes e ruídos é muito mais branda que a brasileira

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Honda XR 250 Tornado: review no Guia de Motos

Embora equipadas com o mesmo motor, Twister e Tornado apresentavam propostas e dinâmicas diferentes. Qual entregava mais na pista? Surpresa, era a XR 250! Em teste realizado pelo Motonline, foi possível extrair o máximo de 138 km/h (no velocímetro) da CBX. Enquanto isso, a trail passou dos 160 km/h com o vento a favor.

Resistente, esguia e com bom desempenho, a XR 250 topa qualquer desafio…

A disparidade de entrega final se deve a transmissão, mais “curta” na Tornado ela casou melhor com o motor. Além disso, as rodas e pneus da XR 250 são mais finos e leves do que no conjunto da Twister. Fatores como este fizeram a aventureira levar uma leve vantagem sobre a street com visual esportivo.

… o que acabou levando milhares de unidades para trilhas, enduros e outras atividades em off road severo. O resultado é a dificuldade de encontrar uma usada em bom estado para uso nas ruas

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Na Tornado, pela primeira vez, foi feito um trabalho voltado aos motociclistas com menos de 1,70 m. No momento de adquirir o modelo, o cliente podia escolher pela versão alta ou baixa. As suspensões dianteira e traseira eram então rebaixadas e era realizada a troca do cavalete lateral.

Consumo da Tornado

De volta a batalha Lander vs Tornado, destacamos que o modelo da Yamaha registrou média de 29,2 km/litro no Teste do Motonline, enquanto a Tornado fez 30,2 km/litro. A vantagem da injeção eletrônica da Yamaha foi anulada pela sexta marcha da Honda.

Tornado e Lander lado a lado no nosso saudoso teste de 2006, quando a Yamaha foi apresentada. Depois de muito rodar foi difícil bater o martelo de ‘qual era melhor’

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Apesar de carburada, o câmbio de seis marchas da Tornado oferece uma espécie de “over drive” nas estradas planas. Isso permite que o motor funcione em rotação mais baixa. Entretanto, se o câmbio de cinco marchas da Lander perde em consumo, leva vantagem nas retomadas.

A Lander se mostrou na época um escândalo de econômica, com média de 35,3 km/litro, rodando sempre abaixo de 90 km/h e trocando as marchas com até 5.000 rpm. Mas a Tornado não ficava muito atrás, com média de 29,2 km/litro nestas condições. Mas atenção. Se abrir o gás da XR 250 em uma tocada mais esportiva este número pode cair para menos de 14 km/litro!

 

Pontos positivos

A Tornado se mostra uma motocicleta de boa condução, mais agradável graças às suspensões de longo curso. Somente na dianteira são 245 mm e 242 mm (ou 224 mm) na traseira. Comparada com a sua irmã CBX 250, que compartilha o mesmo motor, a street tem 130 mm de curso na frente e 100 mm atrás.

Além do ótimo trabalho das suspensões, a XR 250 Tornado se destaca pelo bom desempenho do motor de 23,3 cv

Além de esguia para os obstáculos, a Tornado salva o condutor de várias pancadas na coluna durante as passagens por trechos precários. Junto a isso, a posição de pilotagem na moto permite ficar com o corpo ereto e as pernas mais esticadas. A postura também exige menos esforço dos punhos e antebraços. Já o garupa pode se posicionar com as pernas mais esticadas. Outro ponto positivo é o desempenho do motor de 23,3 cv.

Pontos negativos

Como de costume observar nas avaliações das motocicletas de uso misto, conforto não é regra quando se fala em banco. Estreito e duro, o item pode fazer você repensar sua compra na hora de enfrentar uma longa viagem. Outro ponto negativo é o painel. Apesar de bonito e moderno para a época ele não conta com marcador de combustível ou conta-giros.

Como em toda ‘trail raiz’, o banco é estreito, duro e em nível único. Se por um lado ajuda nos movimentos na terra, por outro torna viagens no asfalto desconfortáveis

Mas se o assunto é pegar a estrada com a Tornado, não podemos esquecer de mencionar o ruído excessivo produzido pelos pneus de uso misto. Devemos considerar que pode ser exagero querer que o pneu se comporte bem em todas as situações e seja silencioso.

Honda XR 250 Tornado vale a pena?

A Honda XR 250 Tornado sem dúvida desperta o desejo de entusiastas e pode sim ser uma boa alternativa para o trânsito das cidades e seus obstáculos, seja no dia a dia ou para o lazer. Além disso, não tem medo de pedra, poeira ou lama, devorando qualquer terreno com suas longas suspensões e rodas de 21″ e 18″ em alumínio.

Porém, desde que o modelo saiu de linha lá se foram bons 12 anos. Desta forma, atualmente está cada vez mais difícil achar uma unidade em bom estado de conservação. Ou elas passaram por donos que já a utilizaram durante muito tempo, ou já foram surradas nas trilhas. Por isso, um modelo bem conservado pode estar com seu preço elevado.

Segundo a FIPE, o modelo 2001 tem preço médio de R$ 4.653,00. Já no ano de 2008 o valor é cotado em R$ 7.768,00. Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda XR 250 Tornado, acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica Honda XR 250 Tornado

Motor
Tipo 4 tempos, DOHC, 1 cilindro
Cilindrada 249
Arrefecimento Ar
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 23.30 cv a 7500 rpm
Torque Máximo: 2.42 kgf.m a 6000 rpm
Alimentação: Carburador
Partida: Elétrica
Transmissão: 6 marchas
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, 245 mm de curso
Suspensão traseira: Monocross, a gás, 242 mm de curso
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 90/90-21 M/C 54S
Pneu Traseiro: 120/80-18 M/C 62S
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 134 kg
Comprimento: 2147 mm
Largura: 845 mm
Altura do Banco: 880 mm
Distância entre Eixos: 1427 mm
Capacidade do tanque: 11,5 litros
Preço (FIPE, dezembro de 2020)
2001: R$ 4.653,00
2008: R$ 7.768,00

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza