A Honda XRE 190 é uma moto trail reconhecida pelo equilíbrio, agilidade e economia. Uma aventureira que aposta no belo custo-benefício como uma de suas principais características, desde seu lançamento em 2016. Veja ficha técnica, prós, contras e muito mais nesta avaliação!
Honda XRE 190
A Honda XRE 190 foi lançada no Brasil para se encaixar entre a Bros 160 e a XRE 300, motos trail de baixa e média cilindrada da fabricante. Foi o principal lançamento da marca em 2016, com grande expectativa de vendas.
A proposta da moto, desde sua chegada, ser um modelo versátil, tanto para a cidade, quanto para trechos de estradas de terra. Para isso, a XRE 190 é mais alta que modelos street como a CG, juntando detalhes vistos em motos como a Bros.
Contudo, o destaque da XRE 190 foi o freio ABS como um item de série na roda dianteira. Até o lançamento da trail, apenas a scooter Yamaha NMax vinha com item de série entre as motos com menos de 250 cc.
Além disso, a novidade já estendia a legislação que chegou em 2019, que obrigou a todas as motos novas terem ABS ou CBS de série, dependendo da cilindrada. Mais do que isso, com preço anunciado de R$ 13.300 – em 2016 – o lançamento foi a moto com ABS mais acessível do Brasil.
Visual de XRE grande
A XRE 190 chegou ao mercado como uma das motocicletas mais atraentes de seu segmento. O modelo chama a atenção por soluções estéticas, como a carenagem frontal, que forma uma peça única englobando o farol e pequeno defletor aerodinâmico, o característico “bico” – tradicional das XRE.
Em resumo, assim como lançada a moto permanece até hoje, com design inspirado na antiga XRE 300. Fechando o conjunto, a 190 também conta com o banco de dois níveis, laterais, ponteira de escape elevada e o bagageiro com alças integradas.
Potência e desempenho
Desde a chegada, até hoje, a Honda XRE 190 é movida pelo motor OHC monocilíndrico, derivado daquele que equipa a linha CG. Um propulsor que entrega potência máxima de 16,3 cv a 8.500 rpm (Gasolina) / 16,4 cv a 8.500 rpm (Etanol). Além de torque máximo de 1,65 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina) / 1,66 kgf.m a 6.000 rpm (Etanol).
Esse é um dos pontos favoráveis do modelo, a economia de combustível oferecida pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI, dotado da tecnologia FlexOne. Com o tanque de combustível com 13,5 litros de capacidade, proporciona uma autonomia com médias de 31 km/litro.
Outra qualidade da XRE 190 são as robustas suspensões de longo curso, com 180 mm na frente e 150 mm atrás. Além disso, junto dos pneus mistos e à distância livre em relação ao solo (241 mm), a moto tem perfil ideal para as vias sem pavimentação.
Já entre os pontos negativos estão a defasagem do projeto. Por mais que o modelo siga com suas qualidades, não foi atualizado nunca pela fabricante. Desta forma, a moto ainda não ganhou itens como tomada, iluminação de LED e painel reformulado, ou mesmo novo visual.
Veja também:
- Vale o preço? Compare Tornado com Lander 250
- Humilhou a rival? Quando a Tornado vendia 10x mais que Yamaha
Preço XRE 190
Quando lançada, uma XRE 190 sai por R$14.432 na Tabela FIPE. Na mesma época, a Bros custava R$11.904 e a XRE 300 custava R$16.120. Passado o tempo, atualmente um modelo XRE 190 tem preço cotado na Tabela de R$ 24.031.
Ficha técnica XRE 190
Tipo de motor | OHC, Monocilíndrico, 4 tempos, arrefeito a ar |
Cilindrada | 184,4 cc |
Potência Máxima (Gasolina) | 16,3 cv a 8.500 rpm |
Potência Máxima (Etanol) | 16,4 cv a 8.500 rpm |
Torque Máximo (Gasolina) | 1,65 kgf.ma 6.000 rpm |
Torque Máximo (Etanol) | 1,66 kgf.ma 6.000 rpm |
Transmissão | 5 velocidades |
Sistema de Partida | Elétrico |
Diâmetro x Curso | 61,0 x 63,1 mm |
Relação de Compressão | 9,5:1 |
Sistema Alimentar | Injeção Eletrônica PGM-FI |
Combustivel | Gasolina e/ou Etanol |
Ignição | Eletrônica |
Bateria | 12V – 5Ah |
Farol | 35 / 35 W |
Tanque de combustível | 13,5 litros |
Òleo do motor | 1,2 litros |
Comprimento x Largura x Altura | 2075 x 821 x 1179 mm |
Distância entre eixos | 1358 milímetros |
Distância mínima do solo | 241 mm |
Altura do assento | 836 mm |
Peso Seco | 127kg |
Chassi Tipo | Semi Berço Duplo |
Suspensão Dianteira/Curso | Garfo telescópico / 180 mm |
Suspensão Traseira/Curso | Monochoque / 150 mm |
Freio Dianteiro/Diâmetro | Uma discoteca / 240 mm |
Freio Traseiro/Diâmetro | Uma discoteca / 220 mm |
Pneu Dianteiro | 90/90 – 19 |
Pneu Traseiro | 110/90 – 17 |