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A Honda XRE 190 é uma moto trail reconhecida pelo equilíbrio, agilidade e economia. Uma aventureira que aposta no belo custo-benefício como uma de suas principais características, desde seu lançamento em 2016. Veja ficha técnica, prós, contras e muito mais nesta avaliação!

Honda XRE 190

A Honda XRE 190 foi lançada no Brasil para se encaixar entre a Bros 160 e a XRE 300, motos trail de baixa e média cilindrada da fabricante. Foi o principal lançamento da marca em 2016, com grande expectativa de vendas.

A proposta da moto, desde sua chegada, ser um modelo versátil, tanto para a cidade, quanto para trechos de estradas de terra. Para isso, a XRE 190 é mais alta que modelos street como a CG, juntando detalhes vistos em motos como a Bros.

XRE 190

Visualmente e no conjunto a XRE 190 nunca mudou no mercado nacional, segue como vista em 2016 – com alterações quase imperceptíveis nas cores e grafismos

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Contudo, o destaque da XRE 190 foi o freio ABS como um item de série na roda dianteira. Até o lançamento da trail, apenas a scooter Yamaha NMax vinha com item de série entre as motos com menos de 250 cc.

Além disso, a novidade já estendia a legislação que chegou em 2019, que obrigou a todas as motos novas terem ABS ou CBS de série, dependendo da cilindrada. Mais do que isso, com preço anunciado de R$ 13.300 – em 2016 – o lançamento foi a moto com ABS mais acessível do Brasil.

Visual de XRE grande

A XRE 190 chegou ao mercado como uma das motocicletas mais atraentes de seu segmento. O modelo chama a atenção por soluções estéticas, como a carenagem frontal, que forma uma peça única englobando o farol e pequeno defletor aerodinâmico, o característico “bico” – tradicional das XRE.

Em resumo, assim como lançada a moto permanece até hoje, com design inspirado na antiga XRE 300. Fechando o conjunto, a 190 também conta com o banco de dois níveis, laterais, ponteira de escape elevada e o bagageiro com alças integradas.

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XRE 190

Mesmo com a saída da XRE 300 e chegada a evolução Sahara, a 190 manteve seu visual

Potência e desempenho 

Desde a chegada, até hoje, a Honda XRE 190 é movida pelo motor OHC monocilíndrico, derivado daquele que equipa a linha CG. Um propulsor que entrega potência máxima de 16,3 cv a 8.500 rpm (Gasolina) / 16,4 cv a 8.500 rpm (Etanol). Além de torque máximo de 1,65 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina) / 1,66 kgf.m a 6.000 rpm (Etanol).

Esse é um dos pontos favoráveis do modelo, a economia de combustível oferecida pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI, dotado da tecnologia FlexOne. Com o tanque de combustível com 13,5 litros de capacidade, proporciona uma autonomia com médias de 31 km/litro.

XRE 190

Detalhes como motor flex e ABS dianteiro fazem da trail uma boa escolha custo/benefício

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Outra qualidade da XRE 190 são as robustas suspensões de longo curso, com 180 mm na frente e 150 mm atrás. Além disso, junto dos pneus mistos e à distância livre em relação ao solo (241 mm), a moto tem perfil ideal para as vias sem pavimentação.

Já entre os pontos negativos estão a defasagem do projeto. Por mais que o modelo siga com suas qualidades, não foi atualizado nunca pela fabricante. Desta forma, a moto ainda não ganhou itens como tomada, iluminação de LED e painel reformulado, ou mesmo novo visual.

Bros 160, edição especial: inspiração na família CRF

A Bros 160 serviu de base para a XRE 190, emprestando inúmeros componentes como chassi, suspensão e base do motor. Porém, a XRE é melhor equipada e mais potente

Veja também:

Preço XRE 190

Quando lançada, uma XRE 190 sai por R$14.432 na Tabela FIPE. Na mesma época, a Bros custava R$11.904 e a XRE 300 custava R$16.120. Passado o tempo, atualmente um modelo XRE 190 tem preço cotado na Tabela de R$ 24.031.

Ficha técnica XRE 190

Tipo de motor OHC, Monocilíndrico, 4 tempos, arrefeito a ar
Cilindrada 184,4 cc
Potência Máxima (Gasolina) 16,3 cv a 8.500 rpm
Potência Máxima (Etanol) 16,4 cv a 8.500 rpm
Torque Máximo (Gasolina) 1,65 kgf.ma 6.000 rpm
Torque Máximo (Etanol) 1,66 kgf.ma 6.000 rpm
Transmissão 5 velocidades
Sistema de Partida Elétrico
Diâmetro x Curso 61,0 x 63,1 mm
Relação de Compressão 9,5:1
Sistema Alimentar Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustivel Gasolina e/ou Etanol
Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 5Ah
Farol 35 / 35 W
Tanque de combustível 13,5 litros
Òleo do motor 1,2 litros
Comprimento x Largura x Altura 2075 x 821 x 1179 mm
Distância entre eixos 1358 milímetros
Distância mínima do solo 241 mm
Altura do assento 836 mm
Peso Seco 127kg
Chassi Tipo Semi Berço Duplo
Suspensão Dianteira/Curso Garfo telescópico / 180 mm
Suspensão Traseira/Curso Monochoque / 150 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro Uma discoteca / 240 mm
Freio Traseiro/Diâmetro Uma discoteca / 220 mm
Pneu Dianteiro 90/90 – 19
Pneu Traseiro 110/90 – 17

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]