Publicidade

A Honda XRE 300 รฉ uma autรชntica moto de uso misto da marca japonesa. Uma histรณria que comeรงou ainda com a chegada da XL 250R, lรก nos aos 1980, passando pelas XLX, NX e XR. Entretanto, agora a fabricante jรก conta com a evoluรงรฃo: a Sahara 300. Porรฉm, serรก que em 2024 a primeira geraรงรฃo da XRE ainda รฉ uma compra que vale a pena? Vamos avaliar seu รบltimo ano/modelo.

Honda XRE 300 2018ย 

A XRE 300 foi lanรงada no mercado nacional em 2009, apresentada junto da CB 300R. Em comum, alรฉm do motor, ambas as motos tinham a responsabilidade de substituir produtos fortes no mercado.

XRE 300 2018

XRE 300 2018 segue sendo um modelo com grande demanda no mercado de usadas

Enquanto a street ocupava o lugar da CBX 250 Twister, a XRE 300 substituiu a XR 250 Tornado e tambรฉm a NX4 Falcon 400, tudo de uma vez sรณ! A CB 300R era uma evoluรงรฃo da antiga Twister, enquanto a XRE rompia com o conceito visual visto nas antecessoras. E apostava no enorme bico, que logo se tornaria marca registrada.

Publicidade

Assim, seu grande destaque era o seu visual, com o farol e o para-lama superior fixados no chassi. O motor tambรฉm era novo, um monocilรญndrico refrigerado a ar, alimentado por injeรงรฃo eletrรดnica e com 291 cmยณ.

XRE 300 2018

Suspensรฃo de longo curso, grande capacidade na cidade e interior sรฃo pontos positivos – preรงo alto no mercado de usadas pesa contra o modelo, que tambรฉm acende seu alerta para furtos nas grandes cidades

 

Atualizaรงรตes da primeira geraรงรฃo

A XRE 300 liderou as vendas desde que chegou ร s lojas, deixando para trรกs concorrentes como a Lander 250. Em 2013, Honda ganhou suas primeiras grandes mudanรงas, com tanque de 13,4 litros e motor flex. Desde entรฃo passou a entregar atรฉ 25,6 cavalos de potรชncia a 7.500 rpm e 2,8 kgfm de torque a 6.000 rpm – junto do cรขmbio de 5 velocidades.

Publicidade

Pouco tempo depois, mais atualizaรงรตes. Em 2016, a moto recebeu novo painel de instrumentos. Jรก em 2018, o modelo passou a contar com a versรฃo โ€œAdventureโ€, com visual exclusivo. A segunda geraรงรฃo da XRE viria em 2019, com design totalmente revisto e adoรงรฃo de novos recursos de tecnologia, como iluminaรงรฃo full-LED.

 

Prรณs e contras da XRE 300 2018

Um ponto polรชmico da Honda XRE 300 รฉ que ela nasceu compartilhando o motor com a CB 300R. Segundo a marca, era um novo motor baseado no das antigas Tornado e Twister 250. Porรฉm, redimensionado, partindo dos 249 cc para os 291 cc, o conjunto apresentou problemas, como trincas nos cabeรงotes.

XRE 300 2018

De acordo com a Honda, modelo 2018 jรก conta com o motor atualizado, livre das quebras da XRE dos primeiros anos de produรงรฃo

Publicidade

Contudo, segundo a Honda, em 2016 o problema foi sanado. A lista de melhorias da fabricante incluiu uma sรฉrie de pequenos ajustes, incluindo a adoรงรฃo de componentes redimensionados e o desenvolvimento de um novo cabeรงote.

Desta forma, a XRE 2018 tende a nรฃo apresentar os famosos problemas da CB 300R, que saiu de linha ainda em 2016. Outro ponto positivo do modelo sรฃo suas suspensรตes, com mais de 200 mm de curso e freios a disco nas duas rodas – jรก o ABS ainda era um item opcional na รฉpoca. Para fechar, o รณtimo nรญvel de conforto e agilidade.

Preรงo da XRE 300 2018

A Honda XRE 300 2018 chegou no mercado, na versรฃo de entrada, com preรงo anunciado de R$ 16.650. Enquanto isso, a versรฃo ABS era anunciada por R$ 17.990. Atualmente, em 2024 o modelo parte na Tabela Fipe, no mercado de usadas, custando na faixa dos R$ 20 mil. Para comparaรงรฃo, uma Sahara 300 0km tem preรงo mรฉdio sugerido de R$ 27.500, mas acaba custando aproximadamente R$ 32 mil nas lojas.

XRE 300 2018

Em 2018 versรฃo Adventure deixou de ser ediรงรฃo especial para ser modelo de sรฉrie

Veja tambรฉm:

Vale a pena?

A Honda XRE 300 รฉ uma moto versรกtil e mesmo a versรฃo de primeira geraรงรฃo ainda encara com competรชncia os buracos da cidade. Alรฉm disso, roda com agilidade nas ruas, oferecendo conforto na estrada e claro, pode encarar desafios da terra – inclusive em trechos um pouco mais severos.

avaliaรงรฃo xre 300 2018

A XRE 300 2018, ainda na primeira geraรงรฃo, pode ser uma boa opรงรฃo para quem busca uma trail da Honda, versรกtil, confortรกvel e nรฃo quer pagar o valor de uma 0km

Sua principal concorrente รฉ a XTZ 250 Lander, conhecida dos brasileiros desde 2006 e renovada em 2018, quando ganhou novo visual, ABS e mais upgrades. Contudo, o modelo da Honda chega com mais potรชncia que a rival Yamaha, o que pode fazer a diferenรงa em uma viagem. Alรฉm disso, tem uma relaรงรฃo de custo e benefรญcio interessante para quem busca uma trail da Honda, mas nรฃo quer gastar cerca de R$ 30 mil numa Sahara ou Tornado 0km.

Ficha tรฉcnica Honda XRE 300 2018

Tipo de motor: 4 tempos, monocilindro, vertical, 4V, DOHC
Cilindrada: 291,6 cc
Potรชncia: 25,6 cv a 7.500
Torque: 2,8 kgfm a 6.000 rpm
Alimentaรงรฃo: Injeรงรฃo eletrรดnica
Taxa de compressรฃo: 9,1:1
Arrefecimento: A ar, com radiador de รณleo
Partida: Elรฉtrica
Cรขmbio: 5 marchas
Embreagem: Multidisco, banhada em รณleo
Transmissรฃo final: Por corrente
Suspensรฃo dianteira: Garfo telescรณpico, curso de 245 mm
Suspensรฃo traseira: Monochoque, curso de 225 mm, ajuste de prรฉ-carga da mola
Chassis: Tubular de berรงo semi-duplo, em aรงo
Peso em ordem de marcha: 151 kg
Peso bruto mรกximo: 299 kg
Comprimento: 2.171 mm
Largura: 830 mm
Altura: 1.181 mm
Entre eixos: 1.417 mm
Altura do banco: 860 mm
Roda dianteira: Aro em aรงo, raiada, 21 pol
Pneu dianteiro: 90/90 21 54S
Roda traseira: Aro em aรงo, raiada, 18 pol
Pneu traseiro: 120/80 18 62S, sem cรขmara
Freio dianteiro: Disco ventilado, 256 mm, ABS opcional
Freio Traseiro: Disco ventilado, 220 mm, ABS opcional
Bateria: 12V 6Ah, selada
Farรณis: 55/60W H4 x1
Tanque: 13,4 litros

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. รvido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]