A Honda XRE 300 é uma autêntica moto de uso misto da marca japonesa. Uma história que começou ainda com a chegada da XL 250R, lá nos aos 1980, passando pelas XLX, NX e XR. Entretanto, agora a fabricante já conta com a evolução: a Sahara 300. Porém, será que em 2024 a primeira geração da XRE ainda é uma compra que vale a pena? Vamos avaliar seu último ano/modelo.

Honda XRE 300 2018 

A XRE 300 foi lançada no mercado nacional em 2009, apresentada junto da CB 300R. Em comum, além do motor, ambas as motos tinham a responsabilidade de substituir produtos fortes no mercado.

XRE 300 2018
XRE 300 2018 segue sendo um modelo com grande demanda no mercado de usadas

Enquanto a street ocupava o lugar da CBX 250 Twister, a XRE 300 substituiu a XR 250 Tornado e também a NX4 Falcon 400, tudo de uma vez só! A CB 300R era uma evolução da antiga Twister, enquanto a XRE rompia com o conceito visual visto nas antecessoras. E apostava no enorme bico, que logo se tornaria marca registrada.

Assim, seu grande destaque era o seu visual, com o farol e o para-lama superior fixados no chassi. O motor também era novo, um monocilíndrico refrigerado a ar, alimentado por injeção eletrônica e com 291 cm³.

XRE 300 2018
Suspensão de longo curso, grande capacidade na cidade e interior são pontos positivos – preço alto no mercado de usadas pesa contra o modelo, que também acende seu alerta para furtos nas grandes cidades

 

Atualizações da primeira geração

A XRE 300 liderou as vendas desde que chegou às lojas, deixando para trás concorrentes como a Lander 250. Em 2013, Honda ganhou suas primeiras grandes mudanças, com tanque de 13,4 litros e motor flex. Desde então passou a entregar até 25,6 cavalos de potência a 7.500 rpm e 2,8 kgfm de torque a 6.000 rpm – junto do câmbio de 5 velocidades.

Pouco tempo depois, mais atualizações. Em 2016, a moto recebeu novo painel de instrumentos. Já em 2018, o modelo passou a contar com a versão “Adventure”, com visual exclusivo. A segunda geração da XRE viria em 2019, com design totalmente revisto e adoção de novos recursos de tecnologia, como iluminação full-LED.

 

Prós e contras da XRE 300 2018

Um ponto polêmico da Honda XRE 300 é que ela nasceu compartilhando o motor com a CB 300R. Segundo a marca, era um novo motor baseado no das antigas Tornado e Twister 250. Porém, redimensionado, partindo dos 249 cc para os 291 cc, o conjunto apresentou problemas, como trincas nos cabeçotes.

XRE 300 2018
De acordo com a Honda, modelo 2018 já conta com o motor atualizado, livre das quebras da XRE dos primeiros anos de produção

Contudo, segundo a Honda, em 2016 o problema foi sanado. A lista de melhorias da fabricante incluiu uma série de pequenos ajustes, incluindo a adoção de componentes redimensionados e o desenvolvimento de um novo cabeçote.

Desta forma, a XRE 2018 tende a não apresentar os famosos problemas da CB 300R, que saiu de linha ainda em 2016. Outro ponto positivo do modelo são suas suspensões, com mais de 200 mm de curso e freios a disco nas duas rodas – já o ABS ainda era um item opcional na época. Para fechar, o ótimo nível de conforto e agilidade.

Preço da XRE 300 2018

A Honda XRE 300 2018 chegou no mercado, na versão de entrada, com preço anunciado de R$ 16.650. Enquanto isso, a versão ABS era anunciada por R$ 17.990. Atualmente, em 2024 o modelo parte na Tabela Fipe, no mercado de usadas, custando na faixa dos R$ 20 mil. Para comparação, uma Sahara 300 0km tem preço médio sugerido de R$ 27.500, mas acaba custando aproximadamente R$ 32 mil nas lojas.

XRE 300 2018
Em 2018 versão Adventure deixou de ser edição especial para ser modelo de série

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Vale a pena?

A Honda XRE 300 é uma moto versátil e mesmo a versão de primeira geração ainda encara com competência os buracos da cidade. Além disso, roda com agilidade nas ruas, oferecendo conforto na estrada e claro, pode encarar desafios da terra – inclusive em trechos um pouco mais severos.

avaliação xre 300 2018
A XRE 300 2018, ainda na primeira geração, pode ser uma boa opção para quem busca uma trail da Honda, versátil, confortável e não quer pagar o valor de uma 0km

Sua principal concorrente é a XTZ 250 Lander, conhecida dos brasileiros desde 2006 e renovada em 2018, quando ganhou novo visual, ABS e mais upgrades. Contudo, o modelo da Honda chega com mais potência que a rival Yamaha, o que pode fazer a diferença em uma viagem. Além disso, tem uma relação de custo e benefício interessante para quem busca uma trail da Honda, mas não quer gastar cerca de R$ 30 mil numa Sahara ou Tornado 0km.

Ficha técnica Honda XRE 300 2018

Tipo de motor: 4 tempos, monocilindro, vertical, 4V, DOHC
Cilindrada: 291,6 cc
Potência: 25,6 cv a 7.500
Torque: 2,8 kgfm a 6.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Taxa de compressão: 9,1:1
Arrefecimento: A ar, com radiador de óleo
Partida: Elétrica
Câmbio: 5 marchas
Embreagem: Multidisco, banhada em óleo
Transmissão final: Por corrente
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, curso de 245 mm
Suspensão traseira: Monochoque, curso de 225 mm, ajuste de pré-carga da mola
Chassis: Tubular de berço semi-duplo, em aço
Peso em ordem de marcha: 151 kg
Peso bruto máximo: 299 kg
Comprimento: 2.171 mm
Largura: 830 mm
Altura: 1.181 mm
Entre eixos: 1.417 mm
Altura do banco: 860 mm
Roda dianteira: Aro em aço, raiada, 21 pol
Pneu dianteiro: 90/90 21 54S
Roda traseira: Aro em aço, raiada, 18 pol
Pneu traseiro: 120/80 18 62S, sem câmara
Freio dianteiro: Disco ventilado, 256 mm, ABS opcional
Freio Traseiro: Disco ventilado, 220 mm, ABS opcional
Bateria: 12V 6Ah, selada
Faróis: 55/60W H4 x1
Tanque: 13,4 litros

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Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
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