A Honda XRE 300 รฉ uma autรชntica moto de uso misto da marca japonesa. Uma histรณria que comeรงou ainda com a chegada da XL 250R, lรก nos aos 1980, passando pelas XLX, NX e XR. Entretanto, agora a fabricante jรก conta com a evoluรงรฃo: a Sahara 300. Porรฉm, serรก que em 2024 a primeira geraรงรฃo da XRE ainda รฉ uma compra que vale a pena? Vamos avaliar seu รบltimo ano/modelo.
Honda XRE 300 2018ย
A XRE 300 foi lanรงada no mercado nacional em 2009, apresentada junto da CB 300R. Em comum, alรฉm do motor, ambas as motos tinham a responsabilidade de substituir produtos fortes no mercado.
Enquanto a street ocupava o lugar da CBX 250 Twister, a XRE 300 substituiu a XR 250 Tornado e tambรฉm a NX4 Falcon 400, tudo de uma vez sรณ! A CB 300R era uma evoluรงรฃo da antiga Twister, enquanto a XRE rompia com o conceito visual visto nas antecessoras. E apostava no enorme bico, que logo se tornaria marca registrada.
Assim, seu grande destaque era o seu visual, com o farol e o para-lama superior fixados no chassi. O motor tambรฉm era novo, um monocilรญndrico refrigerado a ar, alimentado por injeรงรฃo eletrรดnica e com 291 cmยณ.
Atualizaรงรตes da primeira geraรงรฃo
A XRE 300 liderou as vendas desde que chegou ร s lojas, deixando para trรกs concorrentes como a Lander 250. Em 2013, Honda ganhou suas primeiras grandes mudanรงas, com tanque de 13,4 litros e motor flex. Desde entรฃo passou a entregar atรฉ 25,6 cavalos de potรชncia a 7.500 rpm e 2,8 kgfm de torque a 6.000 rpm – junto do cรขmbio de 5 velocidades.
Pouco tempo depois, mais atualizaรงรตes. Em 2016, a moto recebeu novo painel de instrumentos. Jรก em 2018, o modelo passou a contar com a versรฃo โAdventureโ, com visual exclusivo. A segunda geraรงรฃo da XRE viria em 2019, com design totalmente revisto e adoรงรฃo de novos recursos de tecnologia, como iluminaรงรฃo full-LED.
Prรณs e contras da XRE 300 2018
Um ponto polรชmico da Honda XRE 300 รฉ que ela nasceu compartilhando o motor com a CB 300R. Segundo a marca, era um novo motor baseado no das antigas Tornado e Twister 250. Porรฉm, redimensionado, partindo dos 249 cc para os 291 cc, o conjunto apresentou problemas, como trincas nos cabeรงotes.
Contudo, segundo a Honda, em 2016 o problema foi sanado. A lista de melhorias da fabricante incluiu uma sรฉrie de pequenos ajustes, incluindo a adoรงรฃo de componentes redimensionados e o desenvolvimento de um novo cabeรงote.
Desta forma, a XRE 2018 tende a nรฃo apresentar os famosos problemas da CB 300R, que saiu de linha ainda em 2016. Outro ponto positivo do modelo sรฃo suas suspensรตes, com mais de 200 mm de curso e freios a disco nas duas rodas – jรก o ABS ainda era um item opcional na รฉpoca. Para fechar, o รณtimo nรญvel de conforto e agilidade.
Preรงo da XRE 300 2018
A Honda XRE 300 2018 chegou no mercado, na versรฃo de entrada, com preรงo anunciado de R$ 16.650. Enquanto isso, a versรฃo ABS era anunciada por R$ 17.990. Atualmente, em 2024 o modelo parte na Tabela Fipe, no mercado de usadas, custando na faixa dos R$ 20 mil. Para comparaรงรฃo, uma Sahara 300 0km tem preรงo mรฉdio sugerido de R$ 27.500, mas acaba custando aproximadamente R$ 32 mil nas lojas.
Veja tambรฉm:
- Honda XRE 300: histรณria de sucesso โ e algumas polรชmicas
- Comparativo: XRE ou Lander, qual a melhor no teste?
- Sym NH 300: Dafra poderia rivalizar com Honda XRE
Vale a pena?
A Honda XRE 300 รฉ uma moto versรกtil e mesmo a versรฃo de primeira geraรงรฃo ainda encara com competรชncia os buracos da cidade. Alรฉm disso, roda com agilidade nas ruas, oferecendo conforto na estrada e claro, pode encarar desafios da terra – inclusive em trechos um pouco mais severos.
Sua principal concorrente รฉ a XTZ 250 Lander, conhecida dos brasileiros desde 2006 e renovada em 2018, quando ganhou novo visual, ABS e mais upgrades. Contudo, o modelo da Honda chega com mais potรชncia que a rival Yamaha, o que pode fazer a diferenรงa em uma viagem. Alรฉm disso, tem uma relaรงรฃo de custo e benefรญcio interessante para quem busca uma trail da Honda, mas nรฃo quer gastar cerca de R$ 30 mil numa Sahara ou Tornado 0km.
Ficha tรฉcnica Honda XRE 300 2018
Tipo de motor: | 4 tempos, monocilindro, vertical, 4V, DOHC |
Cilindrada: | 291,6 cc |
Potรชncia: | 25,6 cv a 7.500 |
Torque: | 2,8 kgfm a 6.000 rpm |
Alimentaรงรฃo: | Injeรงรฃo eletrรดnica |
Taxa de compressรฃo: | 9,1:1 |
Arrefecimento: | A ar, com radiador de รณleo |
Partida: | Elรฉtrica |
Cรขmbio: | 5 marchas |
Embreagem: | Multidisco, banhada em รณleo |
Transmissรฃo final: | Por corrente |
Suspensรฃo dianteira: | Garfo telescรณpico, curso de 245 mm |
Suspensรฃo traseira: | Monochoque, curso de 225 mm, ajuste de prรฉ-carga da mola |
Chassis: | Tubular de berรงo semi-duplo, em aรงo |
Peso em ordem de marcha: | 151 kg |
Peso bruto mรกximo: | 299 kg |
Comprimento: | 2.171 mm |
Largura: | 830 mm |
Altura: | 1.181 mm |
Entre eixos: | 1.417 mm |
Altura do banco: | 860 mm |
Roda dianteira: | Aro em aรงo, raiada, 21 pol |
Pneu dianteiro: | 90/90 21 54S |
Roda traseira: | Aro em aรงo, raiada, 18 pol |
Pneu traseiro: | 120/80 18 62S, sem cรขmara |
Freio dianteiro: | Disco ventilado, 256 mm, ABS opcional |
Freio Traseiro: | Disco ventilado, 220 mm, ABS opcional |
Bateria: | 12V 6Ah, selada |
Farรณis: | 55/60W H4 x1 |
Tanque: | 13,4 litros |