Publicidade
Foto: Hornet 2008 vem a¡

Foto: Hornet 2008 vem a¡

Tite! Estou escrevendo, pois estou preocupado com os boatos sobre a Hornet. comprei a minha tÆo esperada H6 em setembro deste ano, mas agora v rias pessoas estÆo comentando sobre o modelo 2008 e a possibilidade de essa gera‡Æo sair  de linha e a Hornet europ‚ia ser  importada para o Brasil. O que vocˆ acha? Isso ‚ poss¡vel ou ‚ especula‡Æo total? Caso ocorra as motos at‚ o ano 2007 serÆo muito desvalorizadas?
Amaral – Bras¡lia, DF

R: Bom, j  foi anunciada a nova Hornet para abril desse ano. Quanto a desvaloriza‡Æo dos modelos anteriores isso ‚ uma inc¢gnita porque em se tratando de mercado brasileiro tudo ‚ poss¡vel. Elas podem at‚ valorizar!

F‚rias
Isso ai Tite, liga pras esses bestas nÆo, vc tem todo o direito de tirar f‚rias, onde j  se viu uma coisa dessas, acham que vc ‚ escravo? Bem, agora que vc j  tirou 15 dias, s¢ daqui a 10 anos certo? rs
¶ngelo – Florian¢polis/SC

Publicidade

R: Hahahaahhaha, que nada, gostei de tirar f‚rias, ainda mais agora que descolei um endere‡o gratuito em Florian¢polis, me aguarde! rs!

Livro
Tite, o livro que est  … venda nas livrarias Cultura e Laselva ‚ a primeira ou ‚ a segunda edi‡Æo? Posso comprar o volume dois aqui pelo site, assim como fiz com o volume 1?
Br ulio – Bras¡lia (DF)

R: Aten‡Æo! A segunda edi‡Æo de O Mundo  Uma Roda ‚ uma reedi‡Æo e nÆo um novo livro. Mudou apenas o papel, mas o conte£do ‚ o mesmo. Pode ficar sossegado que j  estou trabalhando (argh!) na produ‡Æo do Volume 2.

Axial
Parabens pelo trabalho Tite. Estava lendo o teste da 636 e vi que vc comentou sobre os freios: “Os freios radiais tamb‚m ‚ padrÆo nas motos atuais, bem como os cabos tipo aeroquip e manete de acionamento axial.” Minha d£vida: o que ‚ manete de acionamento axial?
Ricardo – SÆo Paulo SP

Publicidade

R: Vixe, ‚ dif¡cil explicar por escrito, mas vou tentar. A manete tradicional atua diretamente na mangueira do cilindro mestre, presa apenas por um parafuso, comos e fosse uma alavanca. No sistema axial a manete tem uma esp‚cie de balancim que reduz a for‡a aplicada e muda o vetor da for‡a. Em termos pr ticos a manete fica mais “leve” de acionar e mais r pida!

Desentendido
Tite, nÆo consigo entender como uma moto de 2T como a aprilia rs 125 modelo 2007 consegue ter 28,5 cv, desenvolver quase 190 km/h. Enquanto que motos com o dobro da capacidade, como as 250 cc do mercado nacional que tem em m‚dia 21 cv e mal chegam a 140 km/h. (Obs: nÆo considerei a Comet 250 por ter 2 cilindros.) EntÆo! como se explica esse diferen‡a toda?
Luis – Rio Grande – RS

R: Conhece aquela frase “uma coisa ‚ uma coisa e outra coisa ‚ outra coisa”? EntÆo, nÆo se pode comparar motores de ciclos diferentes. Dois tempos ‚ uma coisa e 4T ‚ outra coisa. Se vc se assustou com isso, pense que a minha velha Honda 125 2T do mundial tinha mais de 50 CV e chegava a 212 km/h.

R dio
tite! ouvi uma entrevista tua na radio jeca,e foi legal pra caraba,h  algum projeto de fazer algum progama na radio,seria bem legal.
um forte abra‡o
luiz – sarapu¡ sp

Publicidade

R: Oba, em Sarapu¡ tem uma bela pista de cross-country! Conhece? Luiz, estamos estudando esse programa h  alguns meses, s¢ falta o tal do patroc¡nio!

Remold
gostaria de saber se voces poderiam me passar nomes de fabricas de pneus novos e remold para motos desde ja agrade‡o a aten‡Æo
francisco – pato branco pr

R: Infelizmente nÆo podemos, porque a produ‡Æo de pneus remold de moto ‚ proibida por questäes de seguran‡a.

Ne¢fito
Tite, Como ainda sou ne¢fito na vida de motociclista gostaria de saber que cuidados basicos devo ter com minha moto ap¢s ela tomar aquele banho de chuva e areia do asfalto?
Gustavo – Ituiutaba / MG

R: Obrigado por lembrar dessa palavra que adoro: ne¢fito! Gus, vc encontra essas informa‡äes no manual da sua moto, mas basicamente basta lavar e lubrificar a corrente.

àleo
Gostaria de saber mais detalhes que expliquem porque a moto consome ¢leo do motor, al‚m das folgas que vÆo aumentando com a KM, se ‚ que tem outros motivos. E tenho outra d£vida, tenho uma Twister e sempre que tento verificar o ¢leo, fico na d£vida se baixou pois ela s¢ tem o cavalete lateral o que me obriga a levantar a moto depois de soltar a tampa e encaixar sem rosquear p/ ver o n¡vel. O procedimento est  certo? Tem alguma “manha” pra facilitar minha vida?
Rafael C – SÆo Paulo – SP
Tite, parab‚ns pela qualidade de informa‡Æo do site. Sempre que posso leio a se‡Æo “Cartas dos Leitores”, ‚ muito boa, e notei que numa de suas respostas vocˆ disse “O sujeito lˆ que deve trocar o ¢leo a cada 3.000 km, mas nesse per¡odo NUNCA verifica o n¡vel, achando que o ¢leo nÆo evapora!”, o que me surpreendeu porque, desculpe minha ignorƒncia, nunca soube que ¢leo de motor evaporasse. Vocˆ quis dizer que o ¢leo passa para o estado de vapor mesmo, como vapor de  gua?
Renato – SÆo Paulo (SP).

R: Sim meninos, o ¢leo ‚ um meio l¡quido e como tal quando entra no ponto de fusÆo evapora. Por isso os motores tˆm um respiro que envia o vapor de ¢leo para o filtro de ar e nÆo poluir a atmosfera. Em alguns motores esse consumo de ¢leo pode chegar a um litro por km rodado.

Palestra
Tite: j  pensou em fazer palestras sobre motos englobando trƒnsito, motociclismo, etc.Estamos pensando em trazˆ-lo at‚ aqu¡. Pense nisso.
antonio – Trˆs Lagoas – ms

R: Sim, nÆo s¢ pensei como j  fiz algumas, mas tamb‚m esbarra na questÆo do patroc¡nio porque o ideal ‚ fazer entrada franca e atingir o maior n£mero de pessoas. Mas nÆo ‚ justo eu fazer uma palestra e nÆo receber nada. Portanto fica a sugestÆo: se algum motoclube, prefeitura, empresa p£blica ou privada quiser organizar uma palestra com o tema “Seguran‡a do Motociclista” pode entrar em contato que faremos um belo plano.

Careca?
Tite, por que vocˆ sempre aparece de bon‚ nas filmagens e fotos, vocˆ ‚ careca?
Fernando – Araraquara -SP

R: Careca! Quer dizer, Caraca! Que falta de assunto! Na verdade eu uso bon‚ porque minha testa ‚ muito alta. Come‡a logo acima das sobrancelhas e s¢ termina na nuca!

Manual
Preciso da ficha t‚cnica da Suzuki Intruder 250 cc. Comprei uma, ano 2001, e nÆo tenho o manual, mas gostaria da ficha se possivel.
Leda – Santo Andr‚, SP

R: Leda, o Manual pode ser comprado em qualquer concession ria Suzuki. Ou vc pode entrar em nosso f¢rum Motonline onde tem um t¢pico sobre manuais e pedir uma c¢pia aos leitores.

Iron
Evento homenageou pilotos de Iron Butt h  uma verdade mentirosa no texto que deve ser arrumada a categoria 2500 km equivale a 1500 milhas em menos de 24 h ou seja sÆo as mesmas assim o sr jansen tem todo o m‚rito de a ter feito mas afirmar que s¢ existem 05 no mundo e um brasileiro ‚ uma ofensa a outros que como eu j  fizemos dessa brincadeira, o bun bunner gold sem desmerecer a homenagem espero que o texto tenha sua corre‡Æo
luiz – sÆo carlos sp

R: A pergunta enviada ao Jansen foi respondia da seguinte forma: “Gente, dos Associados da IBA – USA meu nome est  aparecendo no site de hoje conforme abaixo com certeza tem gente nÆo associada que deve ter feito o mesmo. Abra‡os a todos,Jansen. Certified IBA Rides.