Publicidade

A Husqvarna finalmente lançou a Norden 901, a sua motocicleta com pegada aventureira e voltada ao uso misto. O modelo de produção chega quase indistinguível da versão conceito, que foi apresentada no Salão de Milão – EICMA há dois anos, mostrada ao mundo em 2019.

Veja também:

Husqvarna Norden 901

Husqvarna Norden 901 compartilha componentes com a KTM 890 Adventure

.

Publicidade

Husqvarna Norden 901

A Norden 901 é a primeira investida da Husqvarna no universo das motos de dois cilindros desde a Nuda 900, quando a marca ainda era de propriedade da BMW. O modelo disponível entre 2012 e 2013 era nada mais que uma versão retrabalhada e grande da BMW F800, mesmo chassi e motor, mas envolto em carroceria Husq.

Agora, essa receita é muito parecida com a usada na Norden 901, desta vez usando a base da nova proprietária KTM. Com isso, o lançamento usa motor, chassi e a suspensão da 890 Adventure. Desde que a marca austríaca comprou a Husqvarna em 2013, as semelhanças entre os modelos das fabricantes não é uma surpresa.

E isso significa que a Norden é equipada com o motor LC8c, o bicilíndrico paralelo de 889,5 cc. A usina rende 120 cv de potência máxima a 9.250 rpm e 10 kgfm de torque a 7.750 rpm. Os números são idênticos aos da KTM, com agora o equipamento montado em uma estrutura de aço cromo-molibdênio.

Publicidade

No entanto, apesar do compartilhamento de peças, as motocicletas da Husqvarna conseguiram até o momento atingir características de condução próprias. São resultados distintos em comparação aos modelos base da KTM, e o mesmo é esperado ao conjunto da Norden 901.

Husqvarna Norden 901

Norden 901 compartilha peças com a KTM, mas obtém resultado diferente

Husqvarna Norden 901 vs KTM 890 Adventure

A Norden parece se situar em termos de proposta a um modelo entre a KTM 890 Adventure e o 890 Adventure R. A Husqvarna é equipada com o kit de suspensão Apex da WP, assim como na 890 Adventure. Mas com curso mais longo, com 220 mm na frente e 215 mm na traseira.

Como na Adventure, as rodas são raiadas de 21 polegadas na dianteira e de 17 polegadas na traseira. Elas são calçadas pelos pneus radiais Pirelli Scorpion STR. Segurando tudo isso estão os freios da marca espanhola J.Juan, de propriedade de Brembo, que também fornece as unidades para a KTM.

Publicidade
890 Adventure

890 Adventure é a motocicleta KTM que compartilha os itens utilizados na Norden

Assim como na 890 Adventure, o tanque de combustível da Norden é uma unidade de plástico, pendurada em cada lado da estrutura. A proposta é distribuir melhor o peso da gasolina, mantendo o tanque de combustível no local convencional. Mas essa peça é nova e com capacidade de 19 litros, um a menos que a KTM.

A tecnologia se faz presente no quickshifter e nos três modos de condução – Street, Off-Road e Rain (além do opcional quarto modo ‘Explorer‘). Outro kit eletrônico inclui ABS, com um modo off-road dedicado e, controle de tração nas curvas com nove níveis de ajuste no modo Explorer. Tudo isso monitorado no painel TFT de 5 polegadas com conectividade Bluetooth.

Husqvarna Norden 901

Husqvarna conta com painel TFT com conectividade Bluetooth

.

Husqvarna Norden 901 design retrô?

A Norden 901 tem um design curioso, que remove o volume do tanque entre as pernas do piloto, uma característica comum nas trail. O que permite que o assento seja montado mais baixo e mais à frente, mais uma herança da 890 Adventure.

Husqvarna Norden 901

Norden 901 tem linhas clássicas que lembram modelos da década de 80

Mas enquanto a KTM tem como assinatura a sua carroceria angular e alta, a Norden em contraste tem proporções mais convencionais. Aos mais empolgados é possível mesmo ver inspiração em modelos do Paris-Dakar dos anos 1980.

Husqvarna Norden 901

Mesmo com traços com a pegada retrô, o modelo tem a ergonomia de modernas KTM

Apesar da marca não cravar o rótulo “retrô” a novidade, o farol circular e proporções convencionais dão o tom do design. É um terreno semelhante onde os modelos Svartpilen e Vitpilen habitam. As monocilíndricas da Husqvarna também compartilham conjuntos com a KTM, mas têm identidades próprias.

 

Husqvarna Norden 901 vem ao Brasil? 

A chegada desta nova trail da Husqvarna ao Brasil é pouco provável. No país a marca atua de forma tímida no segmento off road, com apenas motos de competição. Além disso, nem mesmo a chefe KTM oferece a motocicleta “base”, 890 Adventure.

Ducati DesertX

Ducati chega em breve com a concorrente DesertX!

No mercado estrangeiro a Norden 901 chega com o seu preço na faixa dos 13,999 dólares, cerca de R$ 78 mil. Lá o modelo entra no segmento de trails de médio porte. Com isso ela enfrenta de frente rivais como a BMW F850GS Adventure.

Mas a concorrência não para por aí. Em breve os italianos da Ducati devem apresentar a DesertX, trata-se de um modelo de 937 cc com previsão de chegada já em dezembro. Será mais uma trail com o visual bebendo da fonte do Dakar e que também gostaríamos de ver por aqui.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]