Publicidade

O forte calor deu lugar à chuva fina na manhã do último domingo o que se transformou em cenário perfeito para uma nova vitória do português Luis Miguel (Zanol Honda Team), durante o segundo dia do Campeonato Ibero Americano de Enduro, realizado neste fim de semana (22 e 23), na cidade mineira de Patrocínio (MG).  A prova serviu como teste homologatório para o Mundial de Enduro, que está marcado para 14 e 15 de Abril, no Brasil e a cidade de Patrocínio é a mais cotada para receber a abertura do principal campeonato de enduro do mundo. Os comissários internacionais da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) elogiaram bastante a competição.

A mineira Patrocínio sediou o Ibero Americano de Enduro

A mineira Patrocínio sediou o Ibero Americano de Enduro

O brasileiro Rômulo Bottrel (P3 Racing), que no sábado chegou em terceiro e foi o melhor brasileiro na competição, abandonou a corrida logo na primeira volta, após ter problemas no pneu dianteiro da sua motocicleta. O francês Adrien Metge (Honda Motofield) não largou devido a uma indisposição durante à noite. Sem Bottrel e Metge na pista, o Finlandês Eero Remes (TM Circuit), atual vice-campeão mundial, que no sábado havia conquistado apenas a quarta colocação, chegou em segundo. Fechando as três primeiras colocações no resultado geral, em terceiro chegou o gaúcho Diego Colett, melhor brasileiro na competição deste domingo.

Na somatória dos dois dias o resultado foi o mesmo do domingo, sendo Oliveira, Eero e Collet os três melhores no Ibero Americano de Enduro, que recebeu público superior a 10 mil pessoas. No resultado por categorias, Eero Remes foi o campeão na E1. Luis Oliveira venceu a E2 e Gianino Coscarelli levou a E3.

Publicidade

O organizador da prova, Maurício Brandão, que também é diretor de Enduro da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Presidente da Federação de Motociclismo de Minas Gerais (FMEMG), revelou que apesar do sucesso do evento e da aprovação da cidade para sediar o Mundial em 2015, ainda faltam detalhes importantes para confirmar a prova no Brasil. “Já temos alguns patrocinadores que nos confirmaram o aporte, mas o maior evento de Enduro do mundo custa um valor considerável. Precisamos e contamos com a mobilização de governos e de todo o segmento fora de estrada para a realização do evento no Brasil”, disse o dirigente.

O dia também foi de decisões no Campeonato Brasileiro e Mineiro de Enduro, que tiveram sua etapa final realizada simultaneamente com o Ibero Americano e fecharam suas temporadas com chave de ouro. O português Luis Miguel já havia conquistado o título com uma etapa de antecedência, na categoria E1. O evento deste final de semana definiu os campeões nas categorias E2, E3a, E3b, E4 e E5 (confira abaixo).

Resultado Final – Ibero Americano de Enduro
1º – Luis Miguel de Oliveira – Portugal – 50 pontos
2º – Eero Remes – Finlândia – 40
3º – Michel Cechet – Brasil – 34
4º – Diego Colett – Brasil – 30
5º – Vitor Borges – Brasil – 27

Campeões Brasileiros de Enduro
E1
– Campeão: Luis Miguel – Portugal – 328 pontos – Vice: Rômulo Bottrel – MG – 298
E2 – Campeão: Adrien Metge – França – 328 – Vice: Júlio Cezar – MG 291
E3a Campeão: Oriel Casagrande – ES – 307 – Vice: Cassiano Marques – RS – 299
E3b Campeão: Pierluigi Clini – SP – 217 – Vice: Milton Faria – MG – 143
E4 Campeão: Bruno Martins – SP – 315 – Vice: Bruno Crivilin – ES – 304
E5 Campeão: Vitor Borges – MG – 317 – Vice: Lucas Nunes – MG – 289

Publicidade

Campeões Mineiros de Enduro
E1
– Campeão: Luis Miguel 197 – Vice: Ripi Galileu 178
E2 – Campeão: Rigor Rico 229 – Vice: Vinicius Lopes 216
E3a – Campeão: Célio de Menezes 223 – Vice: Adriano de Avila 186
E3b – Campeão: Cadinho Campolina 209 – Vice: Marcos Reis 207
E4 – Campeão: João Paulo 196 – Vice: Saulo Sorragi 170
E5 – Campeão: Mário Vignate 210 – Vice: Jamir Garcia 161