A KTM é uma das principais referências em motos de competição. Com seus modelos a combustão, inclusive com motores de 2 tempos, soma cerca de 100 títulos no Mundial de Motocross e 18 troféus (consecutivos!) no rali Dakar, entre tantas outras conquistas. Agora, está de olho no mercado das motos elétricas de rua.
KTM pode lançar novas motos elétricas
A marca austríaca registrou um novo modelo eletrificado no NHTSA (Agência Nacional de Tráfego e Segurança) dos Estados Unidos. Segundo o código adotado no processo, esta nova moto elétrica será homologada para andar nas ruas. E nada de super máquinas de competição. Será voltada a deslocamentos urbanos.
Assim, deve ter potência aproximada de 10 cv. Além disso, a novidade pode vir acompanhada de outros produtos. Isso porque as marcas parceiras Husqvarna e GasGas, todas pertencentes ao grupo Pierer Mobility, também abriram registros modelos elétricos para andar em vias abertas.
Entretanto, os detalhes encerram por aí. Por enquanto, não é possível antecipar mais dados técnicos sobre as novidades com segurança. É provável que eles sejam apresentados já como modelo 2025, mas ainda não há informações oficiais a respeito.
Veja também:
KTM e as elétricas
A novidade aqui é o registro de novas motos elétricas da KTM para vias abertas, afinal, a marca já produz modelos eletrificados há algum tempo – mas todos voltados às competições. Inclusive, ela possui uma longa história com o segmento.
A primeira moto elétrica da KTM surgiu como conceito em 2010, no Tokyo Motorcycle Show. Em 2011, deu origem à Freeride, um modelo leve e de aproximadamente 22 cv de potência. Atualmente, a marca possui uma linha inteira dedicada às eletrificadas, voltadas especialmente a crianças, adolescentes e pilotos iniciantes.
Além disso, diversos conceitos já surgiram desde então. Inclusive, de marcas irmãs. Em 2021, a Husqvarna apresentou o conceito E-Pilen, baseado nas motos a combustão Svartpilen e Vitpilen. Praticamente na mesma época, a KTM mostrou E-Duke, concebida sobre a bem-sucedida 390 Duke a gasolina.