A CFMoto já confirmou que vai trazer novas motos para o mercado brasileiro, isso sem contar com a Ibex 450 que já deve ser vendida nesse semestre. Com um novo lançamento confirmado para julho, a fabricante chinesa desperta curiosidade sobre quais modelos podem chegar ao país. Porém, nem todas as criações da marca fazem sentido para o nosso mercado. Por exemplo a XO PAPIO, 1250 TR-G e a CX-5E, são motos extremamente nichadas.
Enquanto aguardamos as novidades oficiais, vale a pena conhecer três modelos da CFMoto que, apesar de interessantes, provavelmente nunca pisarão em solo brasileiro. São motos com propostas bem específicas e que não se alinham exatamente com o perfil do motociclista nacional.
- XO PAPIO: mini-scrambler
- 1250 TR-G: touring bagger
- CX-5E: mini trail elétrica para crianças e adolescentes
XO PAPIO: A Mini Scrambler que Desafia Conceitos
A primeira da nossa lista é a XO PAPIO, uma curiosa interpretação do estilo scrambler em formato miniatura. O conceito, à primeira vista, parece contraditório: scramblers tradicionalmente são motos aventureiras, com rodas grandes, guidão largo e postura alta para encarar terrenos variados. A PAPIO vai na contramão dessa filosofia, apresentando-se como uma “mini scrambler” que mantém apenas a estética visual do segmento, mas em dimensões reduzidas.
No Brasil, onde o mercado de scrambler ainda está se consolidando, mas em cilindradas bem maiores como a Triumph Scramber 900. Uma proposta tão específica como a da CFMoto teria dificuldades para encontrar seu público.
1250TR-G: Luxo Touring que Custaria uma Fortuna
O segundo modelo é a 1250TR-G, uma touring bagger que flerta diretamente com o segmento premium ocupado pela BMW K 1600. Com linhas imponentes e proposta de viagem de longa distância, esta CFMoto teria dificuldade para estabelecer competitividade, mesmo que a BMW custe mais de R$ 300 mil. Uma CFMoto com proposta similar, mesmo sendo mais acessível que a alemã, ainda assim seria proibitiva para a grande maioria dos motociclistas brasileiros.
Veja também:
Parceira da Shineray, QJ Motor tem esportiva com mais de 120 cv
Pense nestes 3 pontos antes de trocar sua Factor ou CG numa Bajaj 150
Cidade da Moto: montagem da estrutura do Capital Moto Week 2025
CX-5E: O Ciclomotor Elétrico Off-Road
A terceira e talvez mais curiosa opção é a CX-5E, um ciclomotor elétrico desenvolvido especificamente para uso off-road. Com velocidade máxima de apenas 15 km/h, bateria de 1,5 kW e sistema de 48V 24Ah, trata-se de uma mini trail elétrica para aventuras em ritmo bem contemplativo.
Este modelo representa um nicho ainda mais específico: o dos ciclomotores elétricos para trilha. No Brasil, onde a mobilidade elétrica ainda engatinha e o mercado off-road é dominado por motos de maior porte, a CX-5E seria vista mais como uma curiosidade do que como uma opção viável de transporte ou lazer.
O Mercado Brasileiro e suas Particularidades
Estes três modelos evidenciam como a CFMoto tem explorado nichos muito específicos em seu mercado doméstico e internacional. No entanto, o perfil do motociclista brasileiro ainda é mais conservador, priorizando modelos voltados pro custo-benefício, versatilidade e facilidade de manutenção.
Enquanto aguardamos os próximos lançamentos oficiais da CFMoto no Brasil, estes modelos ficam como exemplos curiosos da diversidade do portfólio da marca – e de como nem tudo que funciona em outros mercados faz sentido por aqui.