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Índice de acidentes cai 27% no feriado de Independência nas estradas paulistas

Secretaria estadual dos Transportes calcula uma queda de 28 % no índice de vítimas fatais no feriado da Independência deste ano.

O índice de acidentes nas estradas paulistas caiu 27% neste feriado de Independência em comparação ao feriado de 2007. O índice de acidentes (IA) do feriado foi de 0,8, contra 1,1 em 2007. O índice de vítimas fatais, nos 22 mil km de estradas estaduais, registrou uma diminuição de 5,1 para 3,7 de uma operação para outra, uma queda de 28%. O índice de vítimas feridas diminuiu de 74,3 para 43,2, uma queda de 42%. Neste feriado, em números absolutos, foram 1067 acidentes, 50 mortos e 589 feridos.

Para esclarecer melhor, o índice de acidentes (IA) não é o número absoluto de acidentes nas estradas. Ele é calculado levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia, que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que determinam se o feriado foi mais ou menos violento. No caso do feriado de Independência deste ano, o índice foi comparado com os dados de 2007, já que no ano passado, o feriado aconteceu durante o final de semana, não caracterizando feriado prolongado.

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Reforço nos recursos operacionais e fiscalização mais rigorosa – Várias medidas para manter as estradas seguras foram realizadas pelo DER, Polícia Rodoviária Estadual, Dersa, ARTESP e concessionárias na chamada Operação Independência. O esforço mútuo do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, Dersa Desenvolvimento Rodoviário, de treze concessionárias de estradas, que envolveu 2.200 profissionais, além de 4 mil homens do policiamento rodoviário, órgão especializado da Polícia Militar do Estado, foi primordial para o sucesso da Operação. Esses tiveram ainda o apoio de outros órgãos da Secretaria estadual da Segurança Pública, incluindo as unidades responsáveis pelo policiamento urbano às margens das rodovias, as unidades do policiamento de choque e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Em relação à fiscalização por parte dos policiais militares rodoviários nas estradas paulistas, houve intensificação no controle rígido de alcoolemia, de velocidade e na fiscalização de motocicletas, além de outros enfoques abrangidos durante a abordagem de veículos e motoristas. Foram lavradas 13.435 autuações por infrações de trânsito diversas em todo o Estado, sendo apreendidos 799 veículos (232 motos), 366 carteiras de habilitação e 2499 documentos de veículos por irregularidades. Quanto às questões de controle de alcoolemia, foram registrados 53 casos de embriaguez. Já no aspecto da prevenção e repressão criminal, foram efetuadas 20 prisões em flagrante delito, capturadas 9 pessoas procuradas pela justiça, recuperados 3 veículos das mãos de criminosos, além da apreensão de 0,5 kg de cocaína, 17,7 kg de maconha e 6,6 kg de crack. Foram também apreendidas 2 armas ilegais nas rodovias estaduais paulistas.

Histórico – Os primeiros estudos para uma metodologia que pudesse efetivamente comparar os resultados de acidentes, baseando-se em quilômetros rodados, veículos em trânsito e acidentes, começaram em 1940 nos Estados Unidos e Europa. Em 1956, os estados americanos de Dakota do Sul, Virgínia e Texas começaram a usar esse tipo de índice. Internacionalmente, o índice é conhecido como -Accident rate method-. Além dos Estados Unidos, outros países como Áustria, Dinamarca, França e Alemanha adotam índices semelhantes. No Brasil, a metodologia começou a ser discutida em 1974. Desde 2005, o Departamento de Estrada e Rodagem vem aprimorando o índice, inclusive com a ampliação e melhoramento dos equipamentos de contagem de veículos, possibilitando a divulgação precisa nos últimos anos.